A Iveco Bus deu mais um passo no processo de consolidação de sua unidade de negócio ônibus. A fabricante acaba de apresentar o GranClass 150S21, modelo para 15 toneladas, os chamados micrões, destinado às aplicações rurais e especialmente projetado para atender ao Programa Caminho da Escola, do governo federal. Derivado do chassi urbano 170S28, o novo micro-ônibus é oferecido encarroçado, por meio de uma parceria com a Mascarello, de Cascavel, PR.
Segundo Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco para a América Latina, a novidade reforça a linha da empresa no transporte escolar. É da própria Iveco o micro-ônibus mais vendido para o programa governamental, o CityClass, com mais de 6 mil unidades negociadas e, curiosamente, também criado em parceira, mas com a Neobus.
“A oferta do veículo completo ou simplesmente apenas o chassi são dois modelos de negócios que proporcionam diversas oportunidades”, obervou Spinetti, durante lançamento do GranClass, na noite de quinta-feira,10. “Como também foi projetado para terrenos de difícil acesso, o chassi também permite outras adaptações.”
Para o diretor da Iveco ainda, apesar da crise política-econômica, que fez minguar os investimentos do governo, o Caminho da Escola ainda é um dos maiores responsáveis pelas encomendas de ônibus escolares. “Há uma licitação em processo para esse modelo, na qual já vencemos uma das fases pelo preço. Uma hora a crise passa e já estaremos preparados.”
De acordo com a fabricante, embora derivado, o chassi 150S21 é praticamente um novo projeto, com redução dos balanços dianteiro e traseiro, maiores ângulos de entrada, 20°, e saída, 18°, aplicação de longarinas reforçadas, suspensão elevada e um trem de força mais potente, com motor FPT 4.5 de 206 cv e torque de 720 Nm acoplado a uma caixa de câmbio Eaton manual de seis marchas. O modelo ainda possui um dispositivo de bloqueio automático do diferencial, também da Eaton, para facilitar a transposição de atoleiros.
“Foi uma união de esforços em um projeto inteiramente nacional com o objetivo de entregar conforto, segurança e acessibilidade”, contou Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus. “Em seu desenvolvimento foram mais de 234 mil quilômetros rodados e 342 componentes validados.”
O GranClass é ofertado a partir de duas opões de entre-eixos – 5,1 metros ou 5,9 m –, com carrocerias de até 11 m de comprimentos com capacidade para 60 passageiros. Especialmente na versão escolar, o modelo pode ser configurado para 42 ou 48 alunos.
De fábrica o micro-ônibus já sai com elevador, porta mais larga e uma cadeira de rodas incluída. Também traz porta-mochilas, cinto de segurança em todos os assentos e rede no encosto do banco para acondicionar material escolar.
Mercado – Em pouco mais de um ano depois da criação a Iveco Bus como unidade de negócios, a empresa só tem a comemorar os resultados.
Em um ano de dificuldades econômicas, com queda de 38,9% no mercado brasileiro de ônibus, de 27,4 mil para 16,7 mil unidades, a Iveco cresceu 62,4%, para 1 mil 187 unidades negociadas em 2015, encerrando o período como a quarta fabricante do ranking de vendas.