A Hyundai foi uma das poucas montadoras a ter o que comemorar ao fim do primeiro trimestre. Além de consolidar o HB20 como segundo modelo mais vendido do mercado nacional, a marca subiu mais um degrau no ranking e assumiu o quarto posto, que há anos confortavelmente era ocupado pela Ford. Mais: fechou o período com 9,9% de participação, bem próximo dos 10% tão almejados pelas newcomers.
Antever as necessidades do consumidor brasileiro – ou até mesmo, quem sabe?, criá-las – certamente foi um dos fatores que ajudam a explicar a rápida ascensão da Hyundai, que em 2013, primeiro ano da família HB20, tinha apenas 6% das vendas e brigava pela quinta posição com a Renault. Para produzir os modelos a companhia mergulhou em pesquisas e descobriu que, além de um design atraente, precisava oferecer itens opcionais a preços acessíveis, o tão apregoado mais por menos que hoje é mandatório para as montadoras.
Pois também foram as pesquisas de mercado que ajudaram a Hyundai a descobrir que havia um espaço ainda não ocupado em seu portfólio, bem explorado pela concorrência. O HB20 e o HB20S, hatch e sedã, eram oferecidos com apenas duas motorizações: Kappa 1.0 Flex e Gamma 1.6 Flex.
De um motor para o outro, 48 cavalos de distância, bem acima da média do segmento, que gira em torno de 25 cavalos do motor menor para o maior. Também em preço: R$ 6,5 mil, ante R$ 3,8 mil da média da concorrência.
“Para ocupar esse espaço tínhamos duas opções: passar a oferecer um motor 1,4 litro ou trazer o Kappa 1.0 turbo”, explicou Rodolfo Stopa, gerente de planejamento de produto da Hyundai. “Escolhemos a segunda opção”.
Com os HB20 e HB20S 1.0 turbo – o sedã o primeiro 1 litro turbinado do segmento no Brasil – esse hiato reduziu para 25 cavalos: com o Kappa 1.0 turbo o modelo alcança até 105 cavalos quando abastecido com etanol. No preço, a diferença caiu para R$ 3,8 mil, em todas as versões.
Tanto no hatch quanto no sedã o novo motor está disponível apenas nas versões intermediárias Comfort Plus e Comfort Style, que trazem os mesmos pacotes de itens oferecidos nos catálogos do 1.0 aspirado e do 1.6. O HB20 Turbo Comfort Plus sai por R$ 47,5 mil e o Comfort Style por R$ 51,6 mil. Já o HB20S Turbo, R$ 51,5 mil e R$ 55,2 mil, respectivamente.
Adequar o motor ao carro exigiu alterações de alguns itens. No bloco de alumínio são novas as bombas de óleo de dois estágios, coletor de escapamento integrado, galerias, coletor de admissão e bomba de vácuo mecânica. No cabeçote, filtro de ar, bomba de combustível, bicos injetores e velas foram modificados. Esses itens e a transmissão de seis marchas, no lugar da de cinco, com diferencial 10% mais longo, são as únicas diferenças para o modelo com motor aspirado.
Segundo Stopa, a versão turbo deverá representar em torno de 7% das vendas do HB20 e do HB20S, hoje divididas praticamente pela metade entre os 1.0 e 1.6.