David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, assumirá também o comando das operações da companhia para América do Sul, América Central e Caribe. De acordo com comunicado da empresa, a decisão faz parte de estratégia de regionalização da fabricante e, assim, está criando uma nova estrutura regional na América do Sul.
Com a nova organização corporativa, Thomas Owsianki será vice-presidente de vendas e marketing para a região América do Sul, como também membro do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil.
David Powels é sul-africano, formando pelo British Institute of Cost and Management Accountants. Começou carreira na Volkswagen em seu país natal em 1989 como responsável pela contabilidade de impostos na divisão de finanças. Após passagem pela Audi, na Alemanha, em 1998 retornou para a África do Sul para assumir a diretoria de finanças da companhia. De 2002 a 2007 atuou no Brasil como vice-presidente de finanças e estratégia corporativa e, daí, partiu mais uma vez para a África do Sul nomeado como diretor geral da Volkswagen daquele país. Em 2015 foi escalado novamente para o Brasil para ocupar a presidência da companhia.
Como vice-presidente de vendas e marketing para a região América do Sul, Thomas Owsianski responderá a Powels. Funcionalmente, Owsianski torna-se um membro da equipe de liderança de vendas e marketing global do Board Member da Volkswagen, Jürgen Stackmann. Owsianski, atualmente diretor executivo de vendas da Skoda e negócios de marketing na SVW na China, possui extensa experiência internacional em funções sênior de vendas e marketing na indústria automotiva e ocupará o novo cargo até 1º de outubro.
Jorge Portugal, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, manterá todas as suas funções, dentre elas a responsabilidade pelo relacionamento com a rede de concessionárias do País e o desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento da marca no Brasil.