A Volkswagen lançou na terça-feira, 28, nova ferramenta digital que colabora na pesquisa do consumidor e, por consequência, na decisão de compra. O que a empresa chamou de VirtualExperience são vídeos com tecnologia que permite visão de 360º dos automóveis interna e externamente em um showroom virtual com acesso pelo computador, tablet ou smartphone.
“É uma iniciativa no mundo digital que faz parte de uma estratégia mais consistente de distribuição de conteúdo”, define Leandro Ramiro, gerente executivo de marketing comunicação da Volkswagen do Brasil. “A experiência traz mais informações para o consumidor, contribuindo na decisão de compra.”
A nova ferramenta de venda da Volkswagen é baseada no universo cada vez maior de pessoas conectadas. De acordo com dados do Ibope Nielsen, atualmente no Brasil são 120 milhões de pessoas conectadas à internet, como também boa parte delas, 74,2 milhões, recorre o acesso à web dispositivos móveis. “A tecnologia muda o mundo e todo o mundo quer estar conectado”, exalta Fábio Rabelo, gerente de marketing digital da fabricante. “A Volkswagen quer acompanhar as mudanças e fazer parte do pioneirismo digital.”
A empresa justifica sua iniciativa pelo tanto de oportunidades que podem surgir. No ano passado a fabricante contabilizou 50 milhões de acesso aos sites que possui. Depois descobriu que especialmente na área de automóveis, o usuário da internet gastou em 2014, em média, 20 minutos por mês navegando em informações automotivas. Um depois, a média de tempo saltou para 26 minutos. “O volume de vendas de carro caiu, mas a procura por informações continua em crescimento, o que indica interesse pelas próximas compras”, julga Rabelo.
Outra boa justificativa para reforçar a atenção no mundo digital vem do Google que, segundo pesquisa encabeçada pelo gigante da tecnologia, 81% das pessoas interessadas em adquirir um automóvel começam o processo sem saber exatamente o que vão comprar e, até a concretização do negócio, a internet serve de apoio às pesquisas. “Navegação para obter informação de carros também cresce no formato de vídeo”, garante o gerente de marketing digital. “67% das pessoas assistem a um vídeo de automóvel, 44% delas no canal de montadoras.”
Inicialmente a fabricante dispôs em vídeo cinco modelos: up! TSI, novo Gol, Fox, Golf GTI e Jetta. Expostos em um showroom virtual, um narrador informa as características de cada carro. As imagens levem o usuário ao redor do modelo e por dentro dele. O internauta, por sua vez, pode interagir com a tecnologia escolhendo pontos de vista do carro para observar.
Os planos da montadora, no entanto, são de levar a iniciativa para outros modelos, como também produzir material com focos específicos. “Vamos monitorar consumidor para depois realizar vídeos dirigidos, de acordo com as informações desejadas por eles”, adianta Fábio Souza, supervisor de propaganda da Volkswagen. “O material precisa ser útil.”
O VirtualExperience começa a ser divulgado por campanha no youtube e no facebook. O vídeo de lançamento e a tecnologia empregada poder ser visto pelo https://www.youtube.com/watch?v=rv1klcdTQ7Y&feature=youtu.be