No ranking das dez marcas mais vendidas no País em junho a única alteração aconteceu na parte de baixo da tabela, com a Nissan invertendo a posição com a Jeep e subindo da décima para a nona colocação. A General Motors manteve a liderança no mês com a venda de 28,1 mil automóveis e comerciais leves, consolidando o posto também no acumulado do semestre, com um total de 157,5 mil emplacamentos. Sua participação atingiu 16,9% em junho e está em 16,5% no ano.
A Fiat, que por quatorze anos consecutivos esteve no topo do ranking, aparece em segundo lugar tanto no mês, com 25,5 mil unidades comercializadas, como no acumulado do ano – 143,7 mil veículos e market share de 15,1%. A Volkswagen, no terceiro lugar, vendeu 20,9 mil veículos no mês passado e 126,7 mil no ano, uma participação de 13,3% de acordo com dados divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 4.
Assim como a Fiat perdeu a primeira posição também a Ford caminha este ano para sair da lista das quatro mais vendidas no mercado brasileiro, posição mantida desde os anos 90, quando as newcomers chegaram ao País, até 2015. A Hyundai, com fatia de 10% do mercado nacional de automóveis e comerciais leves, consolidou sua posição de quarta colocada, emplacando 16,7 mil unidades em junho e 95,9 mil no ano.
Também a Toyota ficou à frente da Ford em junho e no semestre, com vendas de, respectivamente, 15,5 mil e 85,4 mil unidades, com participação no acumulado de quase 9%. Na sexta posição, a Ford vendeu 14 mil unidades no mês e 80,7 mil no ano, penetração na faixa de 8,5%. Em seguida aparecem Renault e Honda, com participações de, respectivamente, 8,2% e 6%.
Na nova posição em junho aparece a Nissan, com 2,5% do mercado de automóveis e comerciais leves, e fechando o ranking das dez maiores do mês a Jeep, com fatia de 2,45%. No acumulado do ano a Jeep aparece em nono e a Nissan em décimo, com participações bem próximas, de 2,7% e 2,6%, respectivamente.
Vaivém – Das três primeiras colocadas do ranking apenas a General Motors, que havia encerrado 2015 com 15,6% do mercado, registra aumento de participação este ano, de 0.9 ponto porcentual. A Fiat perdeu 2,6 pontos e a Volkswagen 1,2 ponto. Também a Ford teve market share reduzido, de 10,4% para 8,4%, enquanto Hyundai e Toyota ganharam, respectivamente, 1,7 ponto porcentual e 2,2 pontos. A Renault está mantendo sua participação em 7,3% e a Honda teve pequeno acréscimo de market share, saltando de 6,1% para 6,6%.
O mercado total de automóveis e comerciais leves encerrou o semestre com queda de 25% em relação ao mesmo período de 2015, num total de 951,2 mi emplacamentos este ano. Em junho com relação a maio as vendas cresceram 2,6%, atingindo 166,4 mil unidades no mês.
A Fenabrave admite que o melhor desempenho do mês passado sinaliza um processo de retomada do mercado neste segundo semestre, mas nada a ponto de recuperar o desempenho negativo até junho. A entidade mantém previsão para o ano de queda de 20% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves.