A disputa no topo do ranking das marcas mais vendidas no País continua intensa. Em julho foi a vez da Toyota ocupar a quarta colocação na lista das que mais vendem automóveis e comerciais leves no Brasil, atrás da General Motors, Fiat e Volkswagen. A Ford ficou em quinto no mês mas está em sexto no acumulado do ano, atrás justamente da Hyndai e Toyota.
A GM vem se consolidando na liderança, posição ocupada tanto no mês passado como no período de janeiro a julho, com venda de, respectivamente, 29,5 mil e 187 mil unidades. Sua participação no acumulado do ano é de 16,9%, seguida de perto pela Fiat, que tem fatia de 16,4% do mercado brasileiro. A marca italiana emplacou 29,5 mil veículos em julho e 172,4 mil nos sete meses.
A Volkwagen vem se mantendo na terceira colocação, com participação de 13,1% no ano e um total de 148,3 mil unidades comercializadas, das quais 21,5 mil no mês passado. A dança das cadeiras este ano tem se dado principalmente entre a quarta e a décima posição.
A Toyota conquistou o quarto posto em julho com a venda de 16,8 mil automóveis e comerciais leves, uma participação de 9,64%. A Ford ficou em quinto em julho com fatia de 9,58% e venda de 16,7 mil veículos, e a Hyundai em sexto com 16,1 mil emplacamentos e participação de 9,21%. Ou seja, uma diferença bem apertada entre essas três marcas no mês, o que também acontece no acumulado do ano.
De janeiro a julho a Hyundai vendeu 112 mil unidades, com 9,95% de participação, enquanto a Toyota emplacou 102 mil veículos (9,09%) e a Ford 97,4 mil (8,65%). Na sequência do acumulado do ano aparecem a Renault, com respectivamente 83,2 mil unidades e 7,39%, a Honda (71,3 mil e 6,33%), Jeep (31 mil e 2,76%) e Nissan (30 mil e 2,67%). No mês passado em particular a Nissan ficou à frente da Jeep, superando 3% de participação.
Comparativo – Dentre as dez marcas mais vendidas no País a única que registra aumento em volume de emplacamentos é a Jeep, que de janeiro a julho do ano passado vendeu apenas 12,1 mil unidades e este ano atingiu 31 mil. A Toyota, por sua vez, foi a que mais ganhou participação dentre as cinco primeiras do ranking este ano.
Suas vendas praticamente se mantiveram estáveis – 102,3 mil este ano ante 103,2 mil nos primeiros sete meses de 2015 –, o que fez sua penetração saltar de 6,93% para 9,09% no mesmo comparativo visto que na média o mercado caiu 25%.
Das três primeiras colocadas a que mais perdeu foi a Fiat, que no ano passado era líder no acumulado até julho com 18,45% de participação. Já a GM, que trocou de posição com a marca italiana, ampliou sua fatia no mercado nacional de 15,77% para 16,62%.