Depois trazer a tecnologia Eco em seus motores 1.0 e 1.4, presentes no hatch Onix e sedã Prisma, a Chevrolet incorporou a novidade para o bloco 1.8 flex e, assim, a principal mudança da linha 2017 do Cobalt e Spin. Os novos modelos foram apresentados na sexta-feira, 12, e seus preços partem de R$ 62,190 para o sedã médio e de R$ 57,990 para o monovolume.
A fabricante também associou a geração de motores uma caixa de transmissão de seis marchas reajustada ou a opção do câmbio automático que, segundo a empresa, oferece um funcionamento mais suave e linear. A um só tempo, de acordo com General Motors, o conjunto tornou os veículos mais econômicos e potentes, cujo desenvolvimento teve como norte melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões.
Os diversos ajustes realizados no motor trouxeram mais potência e torque, além se tornar mais econômico. Agora, o 1.8 flex da Chevrolet gera 111 cv a 5 200 rpm contra 108 cv a 5 400 rpm da geração anterior e 17,7 kgfm de torque a 2 600 rpm ante 17,1 kgfm a 3 200 rpm de antes. Segundo a marca, os modelos agora entregam uma aceleração mais eficiente, principalmente nas retomadas de velocidade, pois atingem 100% do torque em rotação mais baixa.
Com as melhorias, o Cobalt também perdeu 36 kg e promete, assim, ser 21% mais econômico do que o modelo disponível antes. O sedã também ganhou alterações na suspensão e passou a adotar direção com assistência elétrica progressiva. Como nos lançamentos recentes na linha Onix e Prisma, tanto o Colbat quanto o Spin também incorpora novas funções no sistema de conectividade OnStar, com navegação por setas projetada na tela multimídia MyLink, integração com smartphones e dispositivo de diagnóstico, como o indicativo da pressão do pneus e mais de 20 serviços do chamado de emergência aos de reserva.
No Cobalt, o OnStar é oferecido agora em todas as versões do modelo, ofertadas nos acabamento LTZ e Elite. Câmera de ré com guias auxiliares, sensor de estacionamento, sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis, volante com controle das funções do rádio e telefone são alguns dos itens disponíveis para o carro.
Além do novo motor 1.8 flex, uma das boas inovações presentes na linha 2017 do monovolume Spin e a sua nova grade ativa do radiador. O sistema abre e fecha automaticamente a grade dianteira de acordo com as condições de velocidade e necessidade de refrigeração do motor. Quando fechada, reduz a resistência ao ar, proporcionando então melhor aerodinâmica.
Na nova gama também, soma-se às versões LT, LTZ e Activ, a configuração LS, de entrada, e a intermediária Advantage, oferecida somente com a transmissão automática.
De acordo com a GM, os novos modelos começam a chegar às concessionárias na semana que vem. A expectativa é de negociar em torno de 1,6 mil unidades/mês do Colbalt, dos quais 70% com câmbio automático, e 1,9 mil unidades/mês do Spin.