São Paulo – Em novembro as vendas de veículos híbridos e elétricos alcançou volume recorde, somando 10,6 mil unidades, como divulgou a Anfavea na quinta-feira, 7. A participação dos veículos com tecnologia elétrica também foi a maior da história, superando pela primeira vez os 5% – 5,3%.
A expectativa é a de que este recorde seja quebrado já em dezembro. Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, disse existir movimento de antecipação de compras pelo consumidor, que enxerga no horizonte correção no preço dos eletrificados por causa da elevação da alíquota do imposto de importação para híbridos e elétricos, anunciada pelo governo para janeiro.
As marcas também fazem promoção para aproveitar o momento: a Peugeot reduziu o preço do e-2008 em R$ 40 mil, para R$ 159 mil 990, até o fim de dezembro. A Volvo Car divulgou nova tabela de preço para sua linha a partir de janeiro, absorvendo parte do aumento da alíquota – quem comprar em dezembro ainda terá o preço sem imposto.
Com a venda de 77,6 mil veículos eletrificados no período janeiro-novembro, aumento de 78% sobre igual período de 2022, a aposta da Anfavea é de fechar o ano com 88,8 mil. A ABVE é mais otimista: o total poderá chegar perto das 90 mil unidades.
O ritmo continuará em 2024: a Anfavea projeta vender 142 mil unidades eletrificadas, avanço de 61% sobre o resultado estimado para 2023. A fatia no mercado saltaria dos atuais 4% no acumulado para 5,8% de um mercado de 1 milhão 420 unidades.
Segundo o presidente Márcio de Lima Leite o ano será marcado pelo aumento da produção nacional de veículos híbridos e elétricos. A GWM prevê para maio o início da produção em Itirapina, BA, e a BYD prometeu para o último trimestre começar a produzir em Camaçari, BA. A Stellantis também já anunciou que em 2024 produzirá seus primeiros híbridos flex em Goiana, PE, e a Toyota introduzirá em dezembro do ano que vem um novo modelo com tecnologia híbrida movida a gasolina ou etanol em Sorocaba, SP.
Por tecnologia
Os híbridos ainda são maioria: em novembro foram 7,4 mil emplacados, mas com uma mudança de comportamento, pois a maior parte foi híbrido plug-in, 4 mil, e 3,4 mil híbridos puros, disse Ricardo Bastos: ‘“O movimento de transição de veículos híbridos não plug-in para os elétricos plug-in sinaliza um amadurecimento do segmento de eletrificados e uma migração de tecnologia por parte dos consumidores”.
No acumulado do ano foram 64,4 mil híbridos comercializados. A Anfavea projeta, para 2024, vender 117,9 mil modelos PHEV e HEV.
Os elétricos somaram 3,2 mil licenciamentos em novembro, crescimento de 340% sobre o mesmo mês de 2022 e de 34% sobre outubro. Mais da metade, 1,7 mil unidades, foi do BYD Dolphin.
De janeiro a novembro foram vendidos 13,3 mil BEV. Segundo as estimativas da Anfavea o ano deverá terminar com 15,2 mil 100% elétricos vendidos que em 2024 somarão 24,1 mil unidades.