Apesar do lançamento oficial na rede Honda ser apenas na quinta-feira, 25, já foram vendidas 2 mil unidades do Civic Geração 10, que chega com a missão de recolocar o modelo na disputa pela liderança do segmento e sedãs médios no País. A pré-venda foi aberta dia 30 de julho e para efetuar a compra o consumidor teve de deixar um sinal de 10% do valor do carro, garantindo assim prioridade na retirada do produto a partir da sua chegada nas concessionárias da marca.
Os números da pré-venda foram divulgados pelo vice-presidente da Honda América do Sul, Roberto Akiyama, em evento com a imprensa para teste-drive do produto na segunda-feira, 22: “Os interessados no modelo puderam fazer uso de tecnologia que permitiu teste virtual, em 360º, para conhecer a nova geração do Civic”.
Também presente no evento, Issao Mizoguchi, presidente da Honda América do Sul, comentou sobre o momento atual, definindo 2016 como um ano desafiador para o Brasil e para a Honda. Destacou, no entanto, que a empresa sempre pensa a longo prazo e que, apesar da instabilidade atual, mantém a expectativa de crescimento no longo prazo. “E estaremos preparados quando a retomada vier”.
Sobre a fábrica de Itirapina, SP, que embora pronta teve inauguração postergada, Mizoguchi disse que ainda não há data revista para o seu início operacional.
Com capacidade para 120 mil veículos/ano, sua inauguração já se justificaria, segundo o executivo, se a demanda atual por produtos da marca indicasse acréscimo de 60 mil unidades: “Não tenho bola de cristal, é difícil saber quando isso ocorrerá. Precisamos ter estabilidade política e econômica para o mercado retomar”. Adiantou, de qualquer forma, que para iniciar produção em Itirapina serão necessários pelo menos seis meses para contratação e treinamento de mão de obra.
Mudança radical – Esteticamente o novo Civic não guarda qualquer semelhança com a nona geração. Sua mudança, segundo a própria fabricante, foi radial: “É agora mais baixo e largo, de perfil bem mais esportivo”. Também mudou a estrutura de versões do modelo, passando a oferecer opções de acordo com o perfil do consumidor e não mais pelo tipo de acabamento e preço.
Segundo o vice-presidente da Honda, o novo Civic é completo desde a versão de entrada, a EX, que custa R$ 98,4 mil. Tem ainda a EXL, a Sport e a Touring, a mais sofisticada, que sai por R$ 124,9 mil.
Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função brake-hold, piloto automático e câmera de ré. A EXL e a Touring têm ainda nova tela sensível ao toque que agrega as funções multimídia, navegação, dentre outras, compatível com as interfaces Apple CarPlay e Android.
As versões EX, EXL e Sport têm motor 2.0 FlexOne, de 155 cv quando abastecido com etanol, e a Touring é equipada com motor 1.5 turbo gasolina, de 173 cv.