Há exatos 60 anos, no dia 28 de setembro de 1956, a Mercedes-Benz do Brasil iniciava a produção do caminhão médio L 312, o conhecido torpedo, em São Bernardo do Campo, SP. O modelo, além do pioneirismo de ser o primeiro caminhão a diesel brasileiro, também representa o marco de aniversário da empresa no País. Naquela sexta-feira, na presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek, a fábrica da companhia era inaugurada.
De lá para cá, a companhia não só protagonizou a evolução do transporte de carga e passageiros, como também contribuiu com o desenvolvimento do País. A fábrica do ABC foi o ponto de partida da atuação da empresa no País. Hoje é a maior unidade do Grupo Daimler fora da Alemanha para produtos Mercedes-Benz, como também a única em um mesmo local a produzir caminhões, chassis para ônibus, cabines, motores, câmbios e eixo. Saíram de seus portões ícones do mercado de pesados, como o cara-chata L321, o O 321 H, o primeiro ônibus monobloco nacional e, ainda na década de 70, o L 1113, o modelo de caminhão mais vendido no País até hoje, acumulando mais de 200 mil unidades negociadas.
O poder de fogo da unidade paulista no Grupo Daimler se revela também como referência mundial. Em São Bernardo do Campo também está o Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Inaugurado em agosto de 1991 o local se tornou centro de excelência mundial da companhia para o desenvolvimento de ônibus, além do suporte indispensável para os projetos de caminhões. A companhia ainda, até o fim do ano que vem, terá um campo de provas que reforça sua engenharia local. Para isso investe R$ 70 milhões na construção de uma pista especialmente para o desenvolvimento de caminhões em Iracemápolis, SP, onde recentemente inaugurou sua fábrica de automóveis.
No País a Mercedes-Benz é reconhecida por seu pioneirismo na introdução de novas tecnologias e produtos inovadores para o mercado de transporte de carga e de passageiros. Ainda na década de 60 o lançamento do primeiro caminhão com tração total , o LAP 321. Depois é da montadora a introdução do primeiro caminhão leve movido a diesel do Brasil, o L 608 D, famoso como Mercedinho, também a oferta de freio a disco nas quatro rodas em caminhões e o desenvolvimento e a produção de motor com gerenciamento eletrônico no País.
Em 60 anos a Mercedes-Benz, juntamente com a fábrica de São Bernardo do Campo, responde por um universo de números invejáveis que oferecem a dimensão da companhia no País e para o Brasil. Basta dizer que de cada dez caminhões da frota circulante nacional, quatro são da fabricante, enquanto de cada dez ônibus, seis são Mercedes-Benz (veja quadro).