O mercado de picapes no Brasil está longe de apresentar a ebulição presente atualmente na categoria de utilitários esportivos. Mas a se ver pelos lançamentos dos últimos meses e o que vem pela frente, uma briga interessante se aproxima. Pelo desempenho do mercado no segmento no acumulado do ano, o consumidor aceitou bem o que lhe foi oferecido, principalmente com a introdução da picape Fiat Toro.
O modelo, lançado em fevereiro passado, acumula até setembro 27,6 mil unidades vendidas. Volume que lhe proporciona a liderança no ranking de vendas da Fenabrave na categoria de picapes grandes, com 24,8% de participação. É bem verdade que a veículo da Fiat não pode ser comparado em tamanho nem preço com as demais opções de picapes disponíveis no mercado. Mas a Renault Oroch, também inserida nesse balaio e à altura em tamanho e preço com a Toro, acumula somente 10,4 mil unidades negociadas e, diferentemente do modelo da Fiat, com vendas contabilizadas desde janeiro.
Não é difícil imaginar que a Toro, embora não participe dos mesmos argumentos de venda presentes em modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, apenas para ficar dentre os veículos que separam a Toro da Oroch no ranking, não tenha tirado negócios de todos os outros concorrentes da categoria.
Ainda que a Oroch tenha a vantagem no preço – parte em torno de R$ 68 mil, enquanto o modelo da Fiat acima dos R$ 80 mil -, a opção da Renault carrega menos. Ambas as picapes chegaram ao mercado inaugurando segmento intermediário, entre utilitários pequenos e médios, com o argumento de aliar conforto de SUV com capacidade de carga.
No mercado geral de picape, a Toro perde em vendas somente para as pequenas Fiat Strada, com 45,2 mil unidades vendidas até setembro, e Volkswagen Saveiro (29,3 mil).
Na ocasião de lançamento da Toro, o primeiro modelo Fiat a ser produzido fora de Betim, MG, no Complexo Industrial da FCA, em Goiana, PE, os executivos da marca tinham como alvo clientes de picapes de médias e estimativa de vender 50 mil unidades em seu primeiro ano cheio, em 2017 portanto. De acordo com o seu desempenho até setembro, os objetivos foram alcançados, afinal, a picape vem emplacando por volta de 4 mil unidade/mês.
O segmento, no entanto, deve ficar mais concorrido nos próximos anos com o planejamento das montadoras. Pelos menos dois lançamentos já são confirmado para 2018, caso da Renault Alaskan e da Mercedes-Benz X-Class.