A cena ainda é de muita movimentação de pessoas, muita carga sendo entregue e muito prego sendo batido para dar forma aos estandes das 27 marcas que estarão presentes no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016, agora em casa nova. Depois de ocupar o Pavilhão do Parque de Exposições do Anhembi durante 46 anos, o evento desembarca em endereço novo, no São Paulo Expo, de 10 a 20 novembro.
A mudança, de acordo com Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora do evento, não se trata de nenhum demérito ao antigo endereço, por mais que o Anhembi faça parte da história de sucesso que conta o salão. “Mas as diferenças são gritantes entre um projeto elaborado no fim da década de 60 para um que foi concebido há 3, 4 anos. Em virtude da conveniência, da comodidade e da melhoria da infraestrutura em geral, a decisão pela mudança foi unânime dentre os envolvidos.”
A hashtag #nadaseracomoantes criada como norte de promoção do evento pelo marketing da empresa organizadora resume parte da nova realidade que montadora e visitantes terão com o novo endereço do Salão. Uma das boas e agradáveis novidades do Salão do Automóvel no São Paulo Expo é o conforto térmico. Diferentemente do Anhembi, o novo local possui sistema de climatização com ar-condicionado central. Segundo o vice-presidente da Reed Exhibition, foi o maior projeto de climatização em área de evento já feito no Brasil.
A localização não diz muito, afinal, o evento recebe gente de todos os pontos da cidade, como também do País. Mas o São Paulo Expo está à beira da rodovia dos Imigrantes, o que em parte facilita o acesso de carro, além de estar fora da zona do rodízio municipal. Segundo Almeida, a GL, empresa proprietária do centro de exposição, também investiu R$ 410 milhões em alças de acesso exclusivas para facilitar a chegada e a saída do local.
Na comparação com o Anhembi, o visitante também terá mais conforto na hora de parar o carro. Além de um edifício garagem com 4,5 mil vagas cobertas, há outras 1 mil descobertas e, especialmente para o evento, um estacionamento alternativo próximo ao pavilhão com 10 mil vagas e traslada gratuito até o evento. Também da estação de Metro Jabaquara, a 850 metros do local do evento, o visitante terá à disposição traslado gratuito. “Esse ano em vez de ônibus de turismo para fazer os serviço, teremos ônibus intermunicipais, de três portas para tornar mais ágil o embarque e desembarque.”
Outra comodidade oferecida pelo novo local é a maior facilidade na hora de comer. Além de um restaurante permanente do pavilhão com capacidade para seiscentas pessoas, o evento trará trinta outras marcas, conhecidas por serem habituais de praças de alimentação de centros de compras e food trucks. “Não será nada parecido com o antigo pavilhão. Sem dúvida a alimentação é um atrativo, afinal, os visitantes passam mais de 4 horas dentro do salão.”
As áreas destinadas ao salão também fazem justiça ao que é considerado o maior evento privado da América Latina. Ao todo são 110 mil m² de ocupação dos quais 90 mil m² de área coberta e 20 mil m² descoberta, que será boa parte dela utilizada para os test drive programados por algumas marcas durante o período de evento. “Começamos com essa experiência em 2012 e achamos que esse tipo de ação tende a crescer a cada ano com o novo endereço. Nas outras edições essa era uma área pouco vista pelos visitantes, muitos deles nem sabiam que existia. Agora, a dinâmica é distinta e as pessoas começarão a ver os testes, terá mais visibilidade.”
Segundo Almeida, o Salão do Automóvel de São Paulo é um dos cinco principais eventos automotivos do mundo e proporciona impacto econômico vigoroso. A edição do evento passada, realizada em 2014, movimentou R$ 280 milhões, de acordo com cálculo da SPTuris, a empresa de turismo da munícipio de São Paulo, sem levar em conta os investimentos aplicados pela cadeia envolvida. Este ano, a expectativa é de alcançar R$ 380 milhões.
O que não deve mudar com relação ao Anhembi, de acordo com Almeida, é o número de visitantes esperado. Como na edição de 2014, devem passar pelo São Paulo Expo entre 700 a 750 mil pessoas nos onze dias de evento, dos quais 30% vindos de fora de São Paulo.