Se o último Salão de Paris, realizado em outubro, mostrou o automóvel do futuro cada vez mais próximo da realidade, a 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro, comprova que o Brasil, que já chegou a figurar como o quinto maior mercado mundial e segue com enorme potencial, precisa remar um tanto a mais para chegar ao mesmo patamar, ainda que produtos aqui fabricados tenham avançado muito nos últimos anos, sobretudo em eficiência energética.
Enquanto a mostra francesa primou por exibir veículos com elevado grau de conectividade, motores elétricos de grande autonomia e sistemas de condução autônoma que já estão ou estarão em breve nas ruas, o evento paulistano tem os pés fincados na realidade crítica do mercado interno atual, carente de produtos que impulsionem as vendas já em 2017.
A lista de novidades é grande, mas talvez a principal, que ficará registrada na história do evento, é bem mais palpável ao público. Trata-se do novo endereço do maior salão latino-americano, cuja primeira edição aconteceu em 1960 no Parque do Ibirapuera e desde 1970 tinha como palco o Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi.
Mais do que os próprios veículos expostos no São Paulo Expo, complexo na Zona Sul da cidade, é o espaço que está mais próximo do primeiro mundo automotivo. Há anos expositores e visitantes reclamavam da estrutura deficiente do Anhembi. Ainda assim, a última edição foi visitada por mais de 750 mil pessoas, o que a fez a quinta maior do mundo em público, atrás somente das mostras de Paris, Frankfurt, Detroit e Tóquio.
Agora são 90 mil m² de pavilhões climatizados, 20 mil m² externos para test drive e 4,5 mil vagas cobertas de estacionamento, outras 1 mil descobertas, além de um estacionamento alternativo para 10 mil carros. O São Paulo Expo – antigo Centro de Exposições Imigrantes – consumiu R$ 300 milhões na reforma do pavilhão existente de 40 mil m² e construção de mais 50 mil m² de área de exposição e 10 mil m² de centro de convenções, além do próprio edifício garagem. O obsoleto Pavilhão do Anhembi tem 76 mil m2 para exposições.
De qualquer maneira, vale para o visitante, claro, mais os atores do que o teatro. E aí o cardápio é farto, com vários protagonistas. Com exceção da Volvo Cars e JAC Motors, todas as montadoras que atuam no País estarão presente na mostra. Além dos chamados-carros show ou os superesportivos, que não cumprem outra função a não ser povoar o imaginário dos mais aficionados, prevalecerão os SUVs como campeões de audiência e quantidade neste ano.
O segmento é o que mais cresce em produtos no Brasil nos últimos dois anos e, apostam os fabricantes, tem muito ainda a evoluir – se aqui eles têm respondido por cerca de 12% das vendas, na Europa somam 25% e no México, mercado mais próximo do nosso, 14%.
Porém, mais do que os SUVs, a edição 2016 do evento deve também ser conhecida com a da geração Inovar–Auto, como definiu Antonio Megale, presidente da Anfavea. Isso porque ao longo dos últimos anos, desde que o novo Regime Automotivo entrou em vigor, em 2012, novas exigências obrigaram o desenvolvimento de tecnologias e modelos cujo objetivo foi entregar maior eficiência energética.
A empresa organizadora do evento, a Reed Exhibiton Alcantara Machado estima pelo menos cem lançamentos. A seguir os maiores destaques de cada montadora.
Audi
RS 6 e RS 7 Performance são as principais atrações. A fabricante aprimorou seu V8 biturbo, que agora render mais de 600 cv. Os esportivos aceleraram de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A empresa também mostrará a segunda geração do R8 que chega em breve ao País. Seu motor V10 de 5,2 litros desenvolve 610 cv.
Chevrolet
No estande da fabricante de São Caetano do Sul, SP, o visitante poderá conferir de perto o Tracker reestilizado. De cara nova, deve desembarcar por aqui ate o fim do ano com o motor 1.4 turbo já presente no sedã Cruze. Confirmada pela montadora também a nova geração do Cruze Sport6 e, como curiosidade, a presença de seu modelo 100% elétrico Bolt. Por dentro das novidades deve surgir o sistema multimídia de segunda geração MyLink, como também o assistente OnStar.
FCA
Das boas novidades da companhia, a Fiat apresentará o Mobi com motor 1.0 de 3 cilindros, lançado recentemente no Uno, ea opção mais potente da picape Toro, com motor flex 2.4 de 186 cv da família TigerShark. A nova versãp se posicionará entre a 1.8 flex e a 2.0 diesel. Pelo lado da Jeep, o centro das atenções certamente será o Compass, lançado mundialmente no fim de setembro no Brasil.
Ford
Além das versões V8 premium, de 435 cv, e a Shelby GT 350R, de 533 cv, do Mustang, e do superesportivo GT, de 600 cv, a Ford mostrará a Ranger Wildtrack, versão com apelo aventureiro já vendida em mercados europeus e asiáticos que pode chegar ao País. Traz motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, assim como a Ranger já comercializada por aqui.
Honda
A fabricante apresentará o SUV compacto WR-V. Menor do que o HR-V, utiliza a mesma plataforma do Fit, de quem heradará o conjunto mecânico. O modelo, diz a empresa, foi desenvolvido no Brasil e se baseou nas demandas dos consumidores regionais.
Hyundai
A montadora virá com uma turma de SUV. Um dos maiores destaques, no entanto, é a confirmação do Creta, programado para entrar em produção na sua fábrica de Piracicaba, SP, no ano que vem. Será oferecido com motor 1.6 de 128 cv, o mesmo presente no HB20, porém, sua plataforma vem do sedã Elentra. Além dele, o visitante poderá conferir também a nova geração do Tucson e do SUV compacto ix25.
Jaguar Land Rover
A tradicional marca inglesa mostrará o novo Discovery, lançado em setembro no Salão de Paris. O modelo abandonou as linhas quadradas e traz série de novas tecnologias, como ajuste dos bancos por controle no celular ou tablet. Também estará no estande o inédito Evoque conversível e também prometido para ser oferecido no mercado brasileiro. Já do lado da Jaguar, a maior atração será a versão mais potente do F-Type, a SVR, com motor V8 5.0 de 575 cv, e outro SUV, o F-Pace.
Kia
Além do novo sedã Cerato, que começará a ser trazido no México – vinha antes da Coreia -, a empresa confirmou o SUV Niro, modelo híbrido com motor 1.6 de 103 cv e um elétrico de 43 cv.
Mercedes-Benz
Para o Salão estão confirmadas as presenças das versões cupê do Classe C preparado pela AMG com motor V6 biturbo de 367 cv e câmbio automático de 9 marchas, o C 43 Coupé, e da Cabriolet, além da nova geração do Classe E. A grande surpresa deverá ser a picape Classe X, recentemente mostrada na Suécia e desenvolvida em colaboração com a Aliança Renault-Nissan, prevista para o mercado nacional no fim de 2018.
Nissan
A nova picape Frontier, a mesma que divide plataforma com a picape Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X, deverá dividir as atenções com o esportivo GT-R. O utilitário deve trazer motor 2.3 de 190 cv a diesel.
Renault
A marca traz outra avalanche de SUVs: o compacto Kwid e o médio Captur, ambos com produção local confirmada, e o importado Koleos. A missão do primeiro é substituir o Clio, enquanto o Captur, que divide plataforma com o Duster, deve chegar em nível superior, para brigar com Jeep Renegade e Honda HR-V. Já o Koleos será o terceiro e maior SUV que a Renault pretende introduzir no País e deve ocupar a mesma faixa de Hyundai ix35, Jeep Compass e Kia Sportage. Será vendido com motor 2.5 de 170 cv a gasolina, aliado a uma transmissão do tipo CVT. Também o visitante poderá ver de perto a picape Alaskan.