Mais duzentos convidados estiveram presentes na cerimônia de entrega do troféu aos vencedores do Prêmio AutoData 2016 – Os melhores do Setor Automotivo na noite de quinta-feira, 24, no Burlesque Paris 6, em São Paulo.
A Toyota consagrou-se a maior vencedora do que foi a 17ª edição consecutiva do Prêmio AutoData, um dos mais cobiçados reconhecimentos do setor Automotivo. Além de levar o título de Empresa do Ano, nomeada dentre todas as vencedoras das doze categorias por um conselho de notáveis formado por Alencar Burti, André Beer, Luiz Carlos Mello e Francisco Bueno, também venceu como Montadora de Automóveis e Comerciais Leves e seu presidente, Steve St.Angelo, foi escolhido como Personalidade do Ano.
Neste ano disputaram o Prêmio AutoData 45 empresas, escolhidas anteriormente pelos jornalistas da AutoData Editora, em doze categorias, além de quatro específicas de veículos e a Personalidade do Ano. O objetivo da premiação é motivar as empresas e seus comandos a buscar continuamente inovação e eficiência ao setor automotivo em seus processos e produtos.
Os vencedores do Prêmio AutoData foram escolhidos pelo voto direto dos leitores da revista AutoData e da Agência AutoData de Notícias e dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2017, realizados em 17 e 18 de outubro, em São Paulo.
Os vencedores do Prêmio AutoData 2016
Montadora de Automóveis e Comerciais Leves – Toyota
A Toyota continua rodando ao largo da crise. Manteve-se estável ao longo de 2015 e chegou, inclusive, a obter aumento de participação no mercado, mesmo com a queda de 20% do mercado em geral. Graças a isto, confirmou e inaugurou sua fábrica de motores em Porto Feliz, SP, projeto que consumiu investimentos da ordem de R$ 580 milhões, e concluiu as obras de ampliação da planta de Sorocaba, também no Interior paulista, onde produz o Etios, podendo expandir a oferta do modelo em 50%, de 84 mil para 108 mil unidades/ano.
Montadora de Veículos Comerciais – Mercedes-Benz
A montadora alemã está comemorando 60 anos de atividades no País. A marca é uma das lideres históricas do mercado brasileiro em praticamente todos os segmentos em que atua e, neste ano, inclusive, confirmou seu retorno produtivo também ao segmento de automóveis. A empresa comemorou seu aniversário confirmando sua crença no futuro do mercado brasileiro e seus planos para o futuro.
Montadora de Máquinas Agrícolas e de Construção – John Deere
A John Deere anunciou investimentos de R$ 80 milhões no Brasil para nacionalizar tratores de esteira e máquinas de construção que já vende no mercado brasileiro como produtos importados. Serão fabricados aqui os modelos 700J, 750J e 850J. O início da produção está previsto para 2018 na fábrica de Indaiatuba, SP, unidade que será ampliada em cerca de 3 mil m² para receber os novos modelos.
Sistemista – ZF
Desde outubro de 2015 a ZF opera um programa que tem por objetivo promover melhorias na sua base de fornecedores estratégicos que, no ponto de vista da companhia, podem conseguir evoluir em gestão, produtividade e competitividade. O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores ZF abrange 25 parceiras das categorias tear 2 e 3 e foi dividido, a princípio, em dois módulos: financeiro e de produção. O primeiro é realizado por profissionais do IEL e o segundo por profissionais da própria ZF.
Fornecedores de Peças, Partes e Componentes – Maxion Wheels
A Maxion Wheels inaugurou nova fábrica de rodas de alumínio em Limeira, SP. A nova unidade, que consumiu investimentos da ordem de R$ 120 milhões, está localizada no mesmo terreno que já abrigava sua fábrica de rodas de aço para veículos leves. Em sua primeira fase a fábrica terá capacidade para produzir 800 mil rodas/ano e até 2018 poderá chegar a 2 milhões, dobrando, na prática, a sua atual capacidade de produção do produto.
Produtor de Motores – MWM Motores
A MWM Motores continua firme em sua estratégia de expandir os negócios externos para driblar, ao menos em parte, a retração das vendas internas. Neste ano, em um de seus maiores negócios, fechou acordo com a empresa sul-coreana Doosan Infracore, fabricante de motores, por meio do qual a companhia asiática passará a oferecer em sua rede de distribuição os motores Acteon 4.8L, voltados para a geração de energia. O acordo de cinco anos prevê a venda de 2,5 mil motores anuais para o mercado da Coréia do Sul. A MWM está se consolidando como uma das grandes exportadoras do setor automotivo brasileiro. Em 2015 suas exportações já haviam crescido 30% e, neste ano, a previsão até dezembro é de nova alta, desta vez entre 10% e 15%. Parta alcançar esta meta, a empresa aposta em mercados pouco tradicionais como o da Coreia do Sul, além da Indonésia, Turquia e o Egito.
Encarroçador de Ônibus – Marcopolo
Por meio de uma megafusão que foi anunciada no final de 2015, a Marcopolo incorporou as atividades de sua concorrente Neobus, formando uma única companhia que hoje responde por mais de 50% da produção de carroçarias de ônibus do Brasil. A incorporação foi a fase final de um negócio iniciado em 2007, quando 39% das ações da San Marino Ônibus, dona da marca Neobus, tinham sido adquiridas pela Marcopolo. Em sua nova fase, a gestão das empresas continuou separada tanto em termos comerciais como industriais e as marcas e seus produtos foram preservados no mercado como independentes. Os antigos controladores da Neobus assumiram a posição de acionistas da Marcopolo e permaneceram à frente da gestão das operações da marca.
Produtor de Implementos Rodoviários – Randon
A Randon Implementos colocou em prática no início de 2016 uma nova etapa de sua reorganização produtiva e empresarial, por meio da qual quer aproximar suas linhas de produto dos principais mercados consumidores. Dentro desta estratégia um dos alvos foi o segmento de veículos leves. A empresa decidiu concentrar toda a produção dos modelos desse segmento em sua unidade produtiva de Guarulhos, SP, a fim de obter escala competitiva e estar perto do seu principal polo consumidor.
Qualidade e Parceria – Bosch
A Bosch é uma das sistemistas que mais investe e aposta em controle de produção e qualidade. Dessa forma, tem presença constante nos prêmios da maioria das montadoras instaladas no Brasil. Com constantes aportes em processos e tecnologia, a empresa também tem sido citada com constância nas últimas edições do Prêmio AutoData. Este já é o terceiro ano que a Bosch surge entre os quatro primeiros colocados do Ranking AutoData de Qualidade e Parceira sendo que, neste ano, ocupou a terceira colocação.
Gestão – Audi e Ford Caminhões
Ao retomar suas atividades produtivas no Brasil, a Audi inaugurou também uma nova fase administrativa com nova sede em São Paulo que priorizou mais interação dos profissionais que lá trabalham com o objetivo de traduzir uma nova mentalidade de trabalho no País. O novo escritório paulista abriga 150 colaboradores – mais que o dobro do que tinha dois anos atrás – e funciona de forma totalmente integrada, com várias inovações, a maioria definida no próprio espaço da sede. O objetivo é deixar claro que a Audi é uma empresa moderna, de mente aberta, com todos trabalhando interligados e satisfeitos com o que fazem.
A Ford Caminhões lançou um inédito serviço na área de pós-venda: o contrato de manutenção para caminhões usados. O programa oferece aos frotistas uma opção que, até então, estava disponível somente para os veículos zero-quilômetro. A exemplo do que já acontece com os veículos novos, no caso dos usados o programa pode ser contratado com ou sem a inclusão de peças de desgaste natural e com valores mensais predeterminados e atendimento em todo território nacional.
Inovação Tecnológica – Volvo
A Volvo passou a oferecer aos transportadores o Dynafleet, recurso embarcado nos veículos da marca que permite o gerenciamento da frota por meio de pilares como posicionamento de consumo e desempenho. Os dados obtidos são transformados em relatórios e, a partir deles, é possível encontrar-se soluções para as deficiências recorrentes nas rotas. O acesso às informações pode ser feito por computadores, tablets ou smartphones.
Exportador – Scania
A Scania está se consolidando como a maior exportadora de caminhões e ônibus do País. Suas exportações deverão crescer 30% em relação ao ano passado e atingir US$ 1 bilhão no ano. Com esta nova política internacional, a empresa passou a vender seus produtos fabricados no Brasil em 22 países. Esse crescimento reflete política mundial da montadora de integração de mercados, por meio da qual as filiais que atravessam momentos delicados como este enfrentado pelo Brasil são recrutadas para atender novos países no Exterior. Para atender à nova demanda, inclusive, a empresa produzirá no Brasil caminhões como motor Euro 6 que ainda não são obrigatórios por aqui.
Veículo Automóvel – Volkswagen Golf Geração 7
Veículo Comercial Leve – Fiat Toro
Veículo Caminhão – Volkswagen Constellation 19.330 Titan
Veículos Ônibus – Volvo B310R
Personalidade do Ano – Steve St. Angelo