Depois de um ano difícil para o mercado de crédito o Banco Mercedes-Benz espera que o desempenho de financiamento de veículos, este ano, tenha leve melhora. A expectativa é a de que os sinais tímidos de retomada econômica beneficiem principalmente a linha Finame, que é o carro-chefe da instituição, com representatividade de 80% do volume total de financiamentos.
“Não há milagres econômicos”, conta Bernd Barth, presidente do Banco Mercedes-Benz. “Porém existe um ambiente mais favorável para financiar.”
As novas regras da Finame TJLP, a redução da taxa Selic e o anúncio da safra recorde de grãos, 215 milhões de toneladas, são pilares para sustentar esta esperança para o setor de caminhões.
No segmento de ônibus o que se espera é repetir os resultados do ano anterior. Em 2016 os negócios envolvendo ônibus somaram R$ 461 milhões 150 mil, volume 62,2% superior ao registrado em 2015, com total de R$ 284,8 milhões.
“A expertise que temos neste segmento, além de um trabalho personalizado com clientes, ajudaram muito neste resultado.”
Os ônibus urbanos constituem a maior parte dos financiamentos da instituição.
O banco também se destacou, no mundo das instituições financeiras, no ranking do BNDES de liberação de repasses da Finame. Enquanto houve a redução no repasse geral de 58%, o Banco Mercedes-Benz teve aumento tímido de 2,6%, sendo R$ 1 bilhão 560 milhões em 2016 para financiar a compra de 11 mil 473 veículos pesados e R$ 1 bilhão 520 milhões em 2015.
Embora ainda não tenha os números consolidados referentes a novos negócios no acumulado janeiro-dezembro 2016, a instituição também obteve acréscimo no volume registrado no último mês do ano, quando atingiu R$ 174 milhões em novos negócios e registrou aumento de 19% em comparação ao obtido em dezembro de 2015, com R$ 146,3 milhões. De acordo com informações do banco os números do acumulado janeiro-dezembro ainda não estão consolidados.
Em 2016 a instituição manteve rating AAA concedido pela Fitch, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito no mundo. Ela avalia periodicamente a situação financeira dos bancos, empresas e países. A classificação AAA reflete a menor expectativa de risco de crédito, o que significa capacidade elevada de pagamento dos compromissos financeiros.
Serviços – O presidente do Banco Mercede-Benz acredita que o leque de serviços oferecidos pela instituição e o trabalho de aproximação com seus clientes continuam sendo ações essenciais para manter a fidelidade e gerar novos negócios:
“A crise econômica tem seus lados positivos. Um deles é a possibilidade de repensar como fazer o negócio. E há a oportunidade de inovar.”
Com este objetivo o banco investiu em 2016 em serviços digitais: “Criamos um simulador de financiamento online que possibilita o vendedor enviar propostas de crédito diretamente ao Banco Mercedes-Benz. Isto torna ágil o processo”.
Outra ferramenta que está sendo utilizada desde o primeiro semestre de 2016 e que ajudará a fidelização de clientes em médio prazo é o canal aberto para renegociação de contratos em atraso. Este serviço também está sendo importante para diminuir o impacto do volume de inadimplência.
Tatiana Silva, diretora de operações, reconhece que esta nova ferramenta ainda não “gerou resultados significativos, mas o volume de crédito para renegociação está aumentando”.
Contratada recentemente uma das suas missões é justamente controlar a inadimplência e manter a qualidade de atendimento aos clientes: “Nosso objetivo é nos aproximarmos cada vez mais para ajudá-los a superar os obstáculos impostos pelo cenário econômico atual”.
De acordo com ela demonstrar parceria com os clientes em momentos de crise significa estreitar laços e garantir fidelidade: “Isto significa a possibilidade de novos contratos no futuro, em um cenário econômico mais favorável”.
Time novo – Além de Tatiana Silva na direção de operações o Banco Mercedes-Benz inicia o ano com novos diretores na área comercial e de crédito. Diego Marin, antigo diretor da área de crédito, passa a ser o diretor comercial. Ele tem como missão manter o banco na liderança dos negócios de financiamento para veículos da marca. Com isto Marcelo Festucia passa a ser diretor de crédito. Na diretoria financeira assume Diego Novellino, que pretende incrementar os negócios por meio de parcerias dea companhia com a rede de concessionárias.