As maiores locadoras do País seguem registrando receitas expressivas com venda de veículos seminovos. De janeiro a setembro de 2016, Localiza, Unidas e Movida, juntas, viram entrar em seus cofres R$ 2,8 bilhões com a venda de veículos, segundo dados divulgados em seus balanços. O valor supera o faturamento de R$ 2 bilhões 240 milhões oriunda do serviço de locação, tido como principal atividade destas companhias. A Localiza, sozinha, fechou o ano com uma receita de R$ 1,9 bilhão com a venda de carros.
Nos últimos dois anos, os ganhos com este tipo de negócio foram de R$ 5,4 bilhões e ultrapassaram os obtidos com o aluguel de veículos, denotando um acirramento da concorrência com concessionárias. Embora não assumam, as locadoras hoje têm a revenda como foco. Um dos fatores apontados como responsável pelo crescimento da participação das vendas de veículos no faturamento das locadoras é a constante renovação de frota realizada pelas empresas nos últimos dois anos.
“Os bons resultados compõem um cenário sazonal motivado pela queda do mercado e a necessidade de se renovar a frota. Todas as locadoras compraram grandes volumes nos últimos meses e, de certa forma, aqueceram as vendas das montadoras, em crise. Na esteira do processo de renovação, as locadoras se valeram de uma circunstância do mercado para obterem receitas importantes com a venda de veículos seminovos”, explica Antonio Jorge Martins, especialista em cadeia automotiva e concessionárias da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
Martins destaca que as locadoras possuem vantagens competitivas sobre as concessionárias nas negociações de compra com as montadoras o que torna os seus seminovos mais baratos no mercado. E isso pode canibalizar a rede no futuro. Segundo ele as montadoras estudam maneiras de restringir as vendas de forma a garantir o equilíbrio do mercado.
“A Hyundai passou a gerenciar as vendas diretas para locadoras com o objetivo de não prejudicar os negócios de sua rede de concessionárias. Outras montadoras também analisam formas de gestão no sentido de não causar desequilíbrio no futuro e elevar os estoques de seminovos nas revendas.”
Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, instituição que representa revendedores de veículos seminovos, acredita que essa venda de carros usados pelas locadoras pode beneficiar o pequeno concessionário. “Hoje o setor trabalha com margens muito apertadas e os veículos das locadoras serão absorvidos pelos revendedores justamente por conta da possibilidade de se negociar um preço melhor”.
Consultada pela reportagem da Agência AutoData, a Unidas informou que não comenta o assunto. A Localiza não se pronunciou até o fechamento desta edição. E a Movida está em período de silêncio, respeitando as regras da Comissão de Valores Mobiliários para companhias de capital aberto.