Página virada

Quando a Ford anunciou reestruturação das operações no Brasil, em 2021, muitos duvidaram do acerto dessa estratégia. O cenário hoje é totalmente diferente. Com número recorde de lançamentos de produtos, todos bem recebidos pelo mercado, e crescimento de 40% nas vendas, em contraste com os 9% registrados pela indústria no mesmo período, 2023 foi o ano em que a empresa consolidou o seu novo modelo de negócio na região.

Como se diz, a página foi virada. E poucas vezes se viu, em espaço tão curto de tempo, um case de tanto sucesso de recuperação de imagem corporativa. As conversas do público a respeito da empresa agora giram em torno da linha renovada de veículos, não raro com elogios empolgados. “O consumidor hoje entende o que é a nova Ford. Uma marca de produtos diferenciados, com tíquete médio alto e um conteúdo de qualidade e inovação que entrega o ‘value for money’ esperado”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. “Entramos agora numa nova fase, em que a palavra chave é a diferenciação da marca.”

Mustang Mach-E

Em 2023, a Ford somou nove lançamentos nos segmentos de picapes, SUVs, ícones de performance e veículos comerciais, que formam os pilares do seu negócio. Em 2024, a proposta é ampliar o portfólio com novos produtos e continuar a crescer na casa de dois dígitos.

No segmento de picapes a F-150 foi um dos lançamentos mais esperados, com as 500 unidades da pré-venda esgotadas em questão de minutos. A Maverick Hybrid tornou-se a primeira picape híbrida do Brasil. E a nova geração da Ranger redefiniu o segmento de picapes médias, elevando em 38% o volume de vendas da linha no ano em apenas alguns meses. Outra novidade foi a Ranger Raptor, que inaugurou o segmento de picapes esportivas de alto desempenho no Brasil.

No segmento de SUVs, o Territory totalmente novo surpreendeu com uma grande evolução em todos os quesitos e foco no custo-benefício para se destacar da concorrência. O Mustang Mach-E, primeiro veículo elétrico da marca no país, foi outro marco que contribuiu para transformar a imagem da Ford aos olhos do consumidor, com conteúdo inédito de tecnologia. No setor de veículos comerciais, a Ford Pro introduziu três novos produtos: a Transit Automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e as versões de trabalho da Ranger, além de desenvolver um programa de teste da elétrica E-Transit com grandes frotistas.

A área de engenharia continuou a ter uma atuação forte na empresa, com mais de 1.500 especialistas trabalhando no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford, com unidades em Camaçari e Salvador, na Bahia, e Tatuí, em São Paulo. Esse time hoje dedica 85% do seu tempo a projetos globais e é responsável por cerca de 35% das tecnologias presentes nos carros da Ford no mundo.

A marca aposta também na conectividade para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, incluindo agendamento de serviços online e várias formas de interação com o veículo por meio do aplicativo FordPass. Entre outros indicadores, em 2023 a ativação do modem dos seus veículos conectados cresceu de 70% para 81% e as reservas de serviço online triplicaram, para 16%.

Um marco na história da Volkswagen

Não se poderia supor que, das linhas de montagem da planta Anchieta, de onde saíram os primeiros Fusca e Kombi no final dos anos 50, a história reservasse feitos tão grandiosos para a Volkswagen do Brasil pelas sete décadas seguintes, com mais de 25 milhões de veículos produzidos. Se bem que a ofensiva de produtos lançados no ano de 2023 ajuda a compreender o porquê de a marca continuar sendo tão grande: foram nove lançamentos – Polo GTS, Novo Virtus, Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T-Cross The Town, Saveiro 2024 e Tiguan Allspace R-Line, mais os elétricos SUV ID.4 e o ID.Buzz

Essa profusão de novidades ajuda a explicar porque a Volkswagen é a marca que mais cresce em volume de vendas no País, além de líder entre os carros de passeio e SUVs. Com alta de 29% de janeiro a meados de dezembro, a empresa oferece um line-up completo, que inclui Polo (carro de passeio mais vendido do país), T‑Cross (SUV mais comercializado em 2023), Nivus e Saveiro entre os 20 modelos mais vendidos no ano. A marca também segue como líder do segmento de SUVs com a família T‑Cross, Nivus, Taos e Tiguan, modelos que já somam mais de 130 mil unidades comercializadas no ano.

Com o investimento anunciado de R$ 7 bilhões até 2026 na América Latina, fortalecendo ainda mais sua posição competitiva na região, a montadora estendeu até 2028 os Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos das quatro fábricas – Anchieta (S.B.Campo, SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP). A conclusão da negociação foi fundamental para garantir novos investimentos, veículos e sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil.

Com uma estratégia de Marketing disruptiva, a Volkswagen do Brasil avançou em seu objetivo de ser uma marca mais humana, diversa, próxima das pessoas, vibrante e conectada. A campanha publicitária “Gerações”, por exemplo, obteve feitos históricos. Criada pela agência AlmapBBDO, foi a de maior engajamento da história da publicidade no Brasil, com mais de 2,7 bilhões de views e #1 Trends no Google, YouTube e Twitter. O filme emocionou o País ao promover, por meio de inteligência artificial, um dueto inédito entre Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha. Aumentou em 109% o volume de buscas por #Volkswagen e conquistou o principal reconhecimento do País, o PPA (Prêmio Profissionais do Ano) 2023, na categoria Nacional Filme 30+ (mais de 30 segundos); o Effie Awards América Latina 2023 Ouro e Prata, entre outros reconhecimentos.

“O ano de 2023 ficará na história da Volkswagen do Brasil. Celebramos 70 anos de pioneirismos e inovações tecnológicas no País, promovendo o desenvolvimento da indústria e da economia brasileira, gerando empregos e movimentando negócios. Em 2023, avançamos fortemente com a nossa ofensiva de produtos: foram nove lançamentos, quase um por mês, iniciando nossa ofensiva de eletrificação com o ID.4 e ID.Buzz. Somos a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 25 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. O sucesso da Volkswagen nesses 70 anos reúne uma história sólida e um olhar estratégico para o futuro, nos consolidando como uma ‘Love Brand’, presente nos corações e nas garagens dos brasileiros. É como eu sempre digo: todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

O ano de 2023 também trouxe a comemoração de 20 anos de Total Flex. A marca alemã foi primeira a lançar a tecnologia que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. Hoje esse recurso está presente em toda a linha nacional da Volkswagen, além do SUV argentino Taos. Mais de 8 milhões de veículos flexíveis Volkswagen foram vendidos desde março de 2003.

Porto Alegre será a primeira cidade a operar o Attivi, ônibus elétrico da Marcopolo

São Paulo – Depois de cinco anos de desenvolvimento e muitos testes o Attivi Integral, ônibus elétrico desenvolvido pela Marcopolo, começará a rodar em Porto Alegre, RS, a partir de abril. Oito unidades foram negociadas com duas operadoras locais, a Nortran e a VTC, que adquiriram os veículos por meio de um programa da Prefeitura que tem como objetivo introduzir doze ônibus elétricos na frota da cidade. 

A entrega dos veículos ocorreu no sábado, 16. Porto Alegre será a primeira a contar com o Attivi rodando diariamente para atender à população local. Outras cidades também estão em negociação com a Marcopolo, segundo Ricardo Portolan, seu diretor de operações comerciais e marketing:

“Temos várias negociações em andamento, com muitos operadores e prefeituras interessadas no Attivi. Estamos prontos para atender a novos pedidos e demandas que deverão surgir ao longo de 2024 e nos próximos anos”. 

A expectativa é de uma crescente demanda por este tipo de veículo, especialmente em São Paulo, que pretende colocar à disposição da população 2,6 mil ônibus elétricos até o final do ano que vem e a Marcopolo quer atender parte destes pedidos. A empresa também quer atender demandas por carrocerias para ônibus elétricos, que podem usar chassis de outras marcas como Volvo, Mercedes-Benz e BYD, com capacidade para entregar 2 mil unidades/ano.

Para conquistar mais negócios com o Attivi a Marcopolo aposta no seu projeto único, em que é responsável por todo o veículo, do chassi à carroceria, passando por motores, baterias, módulos. Ainda dependendo de uma parte de conteúdo importado o Attivi possui índice de nacionalização de 55% a 60% e custa cerca de três vezes mais do que um veículo similar com motor a diesel, mas reduz bastante os gastos com combustível e a manutenção é cerca de 40% mais barata, dois fatores que ajudam a pagar o investimento ao longo dos anos. 

O Attivi Integral possui autonomia de até 280 quilômetros com uma carga e tem capacidade para transportar até oitenta passageiros.

WHB: Transformando o Futuro

A WHB Automotive se destaca como uma das principais empresas fornecedoras do setor automotivo. Em constante busca pela excelência, a empresa vem se reinventando para enfrentar os desafios futuros.

No último ano, seguindo a estratégia de fortalecimento e crescimento, a WHB passou por uma importante reestruturação organizacional. Magaly Hubner Busato assumiu a posição de CEO, foi constituído o novo Conselho Administrativo formado Adriano Hubner e Roderjan Busato e o Comitê Executivo que conta com os VPs de Operações, Suply Chain e Administrativo.

A área comercial também passou por um significativo processo de reestruturação visando melhor atender seus clientes e ampliar a sua participação atual e a prospecção de novos mercados.

A WHB tem metas arrojadas alinhadas com as demandas do setor automotivo, investindo em tecnologias e automações. A empresa está preparada para atender as tendências emergentes do mercado como veículos elétricos, híbridos ou com motores a hidrogênio bem como os revolucionários carros voadores.

Com essa nova visão, a empresa se posicionou estrategicamente visando garantir a perenidade do negócio.

Prorrogação dos regimes do Nordeste e Centro-Oeste é aprovada na Câmara

São Paulo – A Câmara dos Deputados aprovou em plenária o destaque que tratava da renovação, até 2032, dos benefícios concedidos às montadoras instaladas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Sem alteração no texto que veio do Senado Federal, com 341 votos a favor, os regimes automotivos especiais seguirão durante a transição da reforma tributária.

O tema gerou muita discussão e debate, com ineditismo de posições escancaradas de empresas que se posicionaram contra a renovação. General Motors, Toyota e Volkswagen lideraram a oposição à renovação dos incentivos que beneficia, especialmente, a Stellantis, embora a Caoa e HPE, instaladas em Goiás, e a BYD, que investe em Camaçari, BA, também sejam contempladas.

Anúncios em páginas de jornais, contratação de influenciadores para discursar nas redes sociais e publicação de conteúdo pago em canais de notícias levaram ao público o debate, por ambos os lados, os contrários à renovação e os favoráveis à manutenção dos benefícios. Governadores também entraram na jogada, com direito a carta aberta dos nordestinos e declarações contrárias de estados do Sul e Sudeste. Em alguns casos, com algumas distorções no texto aprovado pelo Senado.

Estão de fora incentivos, por exemplo, a carros com motores diesel ou a gasolina: pelo texto serão beneficiados apenas híbridos, elétricos e com motores flex.

O texto agora, juntamente com toda a PEC da reforma tributária, seguirá para a sanção presidencial.

BYD investe R$ 6 milhões em laboratório de P&D para módulos fotovoltaicos 

São Paulo – A BYD Energy inaugurou na sexta-feira, 15, laboratório de P&D para módulos fotovoltaicos em Campinas, SP, onde está a produção brasileira. Foram investidos R$ 6 milhões no espaço que será dedicado ao estudo do ciclo de produção das placas geradoras de energia solar desde o beneficiamento do minério de silício, sua principal matéria-prima. Segundo a companhia será o primeiro da América Latina com este enfoque.

Na avaliação de Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy, a iniciativa comprova que o Brasil tem o potencial de ser autossuficiente na produção de módulos fotovoltaicos, pois foi o terceiro maior exportador de silício do mundo em 2022: “O nosso objetivo é estimular e fortalecer a produção em território nacional, com pesquisa e desenvolvimento diretos do Brasil”.

Recentemente o governo determinou que painéis solares montados importados serão reonerados uma vez que há produção similar no Brasil, caso da BYD Energy. Na ocasião foram revogados 324 ex-tarifários deste mesmo produto que tinham redução a zero da tarifa.

Há seis anos instalada no Brasil a BYD Energy tem planos de ampliar a produção e a compra de insumos locais. Em sua fábrica de Campinas estão empregados duzentos profissionais – e, segundo a companhia, há a intenção de ampliar o efetivo.

Na ocasião da inauguração do laboratório a empresa anunciou que trará ao Brasil o Battery Service Center, que servirá como suporte para produtos que utilizam suas baterias no País e na América Latina. E também confirmou que ampliará sua atuação aqui dando início à comercialização de carregadores rápidos para veículos eletrificados.

Bajaj completa um ano de Brasil com 3,8 mil motocicletas vendidas

São Paulo – A Bajaj Motors completou um ano de vendas no Brasil com 3,8 mil motocicletas entregues. Dos três modelos disponíveis a Dominar 400 representou 67% das vendas, a Dominar 200 22% e a Dominar 160 ficou com fatia de 11%.

Em 15 de dezembro de 2022 a Bajaj iniciou sua operação com cinco concessionárias, rede que dobrou de tamanho após um ano, chegando a dez lojas. A Bajaj está presente em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e uma revenda será aberta nos próximos dias em Belo Horizonte, MG. 

Com os bons resultados a Bajaj também confirmou a instalação de uma fábrica em Manaus, AM, que será a sua primeira fora da Índia. A previsão é iniciar a produção local no segundo semestre de 2024, com capacidade para 20 mil unidades/ano.

Dunlop supera a marca de 51 milhões de pneus produzidos no Brasil

São Paulo – Com produção local de pneus no Brasil desde 2013, quando inaugurou sua fábrica em Fazenda Rio Grande, PR, a Dunlop superou a marca de 51 milhões de pneus manufaturados aqui. A a unidade tem capacidade para produzir 19 mil pneus de passeio por dia e 1,5 mil pneus de carga.

Apostando no mercado brasileiro a Dunlop está em um ciclo de investimento de R$ 1 bilhão, que prevê a ampliação da capacidade para 22 mil pneus de passeio/dia e 2,2 mil pneus para pesados/dia, a partir de 2025.

BYD Energy inicia venda de eletropostos rápidos e ultrarrápidos no Brasil

São Paulo – A BYD Energy entra em um novo mercado no Brasil com a venda de carregadores rápidos e ultrarrápidos. A intenção é contribuir para o avanço da eletrificação por meio da oferta de tecnologias para a expansão da mobilidade. 

Um dos principais focos da nova área de negócios é o de hubs de recarga, que deverão ter rápida expansão no País, principalmente em postos de combustíveis, shoppings, aeroportos e estacionamentos.

O portfólio da BYD Energy começa com carregados de 7kWh e vai até 210 kWh.

Retorno do imposto de importação mexeu nos planos da GWM em Iracemápolis

São Paulo – O retorno do imposto de importação de eletrificados a partir de janeiro mexeu nos planos da produção local da GWM, que instala fábrica em Iracemápolis, SP. A data prevista permanece, segundo seu diretor de relações governamentais, Ricardo Bastos: maio, no mais tardar junho.

“O cronograma está mantido. As máquinas estão chegando e as contratações estão acontecendo, conforme o previsto.”

O que deverá mudar, ressaltou, será com relação ao modelo a estrear na fábrica brasileira. A picape híbrida Poer, cuja fabricação estava nos planos iniciais, ficará para depois:

“Talvez troquemos o produto. E em vez da plataforma off-road, que incluía a picape e um SUV, devemos jogá-la para a frente e convocar veículo de plataforma como é o Haval. Porque este é um produto que já testamos, que o consumidor mostrou que gostou e, para nós, neste momento de aumento do imposto, é uma escolha mais segura”.

Para estrear no País são candidatos o Haval H6, um Haval menor, como chamou Bastos, ou outro SUV, com tecnologia híbrida plug-in.