A ZF vai entrar no mercado de gestão de frota. A companhia lançará no Brasil o sistema Openmatics, uma solução de telemetria. João Lopes, diretor de negócios e serviços, disse que o equipamento é „aberto“, ou seja, pode ser utilizado por qualquer tipo de veículo. Hoje, as soluções disponíveis no mercado são, em sua maioria, desenvolvida pelas fabricantes de veículos e sua utilização é exclusiva para os veículos de cada montadora.
Com isso, segundo Lopes, o Openmatics pode ser utilizado na gestão de frotas compostas por veículos de diferentes fabricantes, sem que haja qualquer diferença no seu funcionamento, tanto nas linhas leve como pesada: “Todas essas características mostram que o frotista terá apenas um único portal para gerenciar toda a sua operação de transporte, seja ela mista em termos de montadoras ou tipos de veículos, considerando automóveis, caminhões ou ônibus”.
A solução ainda está em testes no Brasil e deve ser lançada no mercado nacional no final deste ano. Empresas de transporte urbano do Rio de Janeiro e uma de distribuição em São Paulo estão testando o sistema. “Nas operações no mundo, há redução de 5% no consumo de combustível”, disse Lopes.
Segundo ele, empresas da Bélgica, Alemanha, Estados Unidos e China já usam a solução: “O potencial do Brasil é enorme. A logística no País é complicada e é fundamental uma gestão de frota eficiente”.
Lopes afirmou que a ZF aguarda a homologação da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e somente depois do aval o Openmatics será lançado comercialmente no País: „A nossa solução pode ser operada diretamente pelo cliente. Ele saberá, em tempo real, a localização de cada veículo e como ele está operando. No entanto, também poderemos fazer o serviço de gerenciamento de frota“.
A marca Openmatics integra o portfólio da ZF desde 2010. De acordo com Fernando Martins Rodrigues, reposponsável pelo sistema no Brasil: “a instalação, treinamento e assistência são realizados pela própria ZF, que também disponibiliza todo o suporte técnico para o frotista”.