Desde janeiro as fabricantes do País convocaram 1 milhão 70 mil 626 automóveis para recall por meio de 63 campanhas, segundo dados do Procon-SP. O problema mais recorrente foi o defeito no airbag, ocorrência que atingiu 618 mil 391 unidades no período. Sistema de combustível, elétrico, de cinto de segurança e de tração fecham o grupo dos cinco principais motivos para convocação de veículos para os reparos.
Segundo Marcelo Alves, professor do CEA-USP, o Centro de Engenharia Automotiva da Universidade de São Paulo, a situação ainda é fruto da produção defeituosa Takata, empresa que protagonizou o escândalo conhecido como “airbags mortais”, que veio a público em 2013. Como a empresa fornece para diversas marcas, os airbags defeituosos causaram o maior recall da história, com mais de 30 milhões de veículos envolvidos no mundo todo e quase três milhões no Brasil.
Recentemente, a Takata fez um acordo com a Justiça dos Estados Unidos, assumindo a culpa pelo problema e aceitando pagar multa de US$ 1 bilhão. Alves diz que cerca de dois milhões de veículos ainda circulam no País sem ter passado pelos reparos convocados pelas fabricantes, e que a situação, além de perigosa, pode levar a indenizações em casos de acidentes: “Menos da metade dos veículos afetados compareceu ao recall. As fabricantes precisam intensificar as campanhas. Caso contrário, haverá um efeito em cascata de ações à medida que vão surgindo sinistros por causa da avaria”.
No Brasil, a Toyota é a empresa com maior número de veículos com defeito no airbag. Ao todo 562 mil 968 proprietários foram convocados para reparo no sistema. A Honda vem na sequência, com 34 mil 530 unidades. Mitsubishi, com 7 mil 826 unidades, Renault, com 3 mil 820 unidades, e BMW, com 3 mil 594 unidades, fecham o grupo das cinco empresas com maior número de carros convocados por recall de airbag.
A fabricante BMW convocou na terça-feira, 30, o sétimo recall do ano por problemas que refletem no sistema de segurança. Não há ligação com a Takata. Foram verificados defeitos no revestimento do painel dianteiro nos modelos X1 sDrive18i, X1 sDrive20i GP, X1 sDrive20i X Line e X1 xDrive25i Sport, fabricados de 2 de setembro de 2016 a 13 de março de 2017. Por meio de comunicado, a empresa informou que o airbag é acondicionado no painel dianteiro e o revestimento defeituoso pode impedir a completa abertura do dispositivo. O mau funcionamento pode levar a ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Freios – A Ford também convocou na terça-feira os proprietários dos modelos Troller T4 2015 e 2016, produzidos de 26 de maio de 2014 a 27 de maio de 2016, para recall da tubulação do freio dianteiro do lado direito. Por meio de comunicado, a empresa disse que “foi detectado que, na hipótese de falha do alternador, poderá ocorrer o funcionamento irregular do motor e, em casos extremos, o seu desligamento inesperado, comprometendo as condições de dirigibilidade do veículo e aumentando o risco de colisão, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros”.
A empresa informou a possibilidade de interferência na tubulação do freio dianteiro do lado direito e a abraçadeira de fixação da mangueira do intercooler do motor, o que pode resultar no desgaste da tubulação e vazamento de fluido de freio. “Nestas condições, pode haver perda da capacidade de frenagem do veículo, aumentando o risco de acidentes com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros”, informa o comunicado.