As vendas dos veículos dotados de motores 1.0 aumentaram cerca de 40% de abril para maio, segundo dados da Anfavea, Associação Nacional dos Veículos Automotivos, divulgados na quarta-feira, 6. As vendas cresceram de 43 mil 324 unidades, em abril, para 60 mil 513, o que representa alta de 39,7%.
O aumento nas vendas fez crescer a participação dos carros 1.0 no mercado, que passou de 33,9% para 37,1%, avanço de 3,2 pontos porcentuais. O que é bastante expressivo, disse o presidente Antônio Megale:
“Os consumidores estão voltando sua atenção para os carros de menor preço. A queda da taxa de juros deve motivar a procura por linhas de crédito, que sempre foram importantes para o setor automotivo”.
Se, até dois anos atrás, os carros 1.0 abocanhavam até 80% das vendas de veículos novos hoje alcançam perto de 30%. Perderam a liderança para os hatches, que agregam mais itens de tecnologia e conforto com preço um patamar acima.
Percebendo a mudança no gosto do consumidor as montadoras passaram a investir na melhoria do desempenho do motor dos carros 1.0, como também em aparatos tecnológicos, de acordo com Ricardo Bacellar, diretor da área automotiva da KPMG:
“Todo consumidor raciocina em cima da relação custo e benefício. Um bom exemplo é Peugeot 208. A marca deu nova posição ao modelo, incluindo design diferenciado, preço acessível e itens tecnológicos”.
Os veículos 1.0 também perderam boa fatia de mercado para os seminovos. No momento da compra o consumidor optava por um carro usado em vez de um novo, pelo mesmo preço, privilegiando itens como conforto e tecnologia. Em 2016 foram vendidos 2 milhões de automóveis novos e 10 milhões de usados, o que corresponde, em média, a um novo para cinco usados.
Com a queda da taxa da inflação a diferença de preços de novos para usados tende a diminuir, o que poderá inverter esse quadro, segundo o consultor automotivo Valdner Papa: “Está ocorrendo uma readequação nos preços dos carros 1.0, o que motiva o aumento das suas vendas”.