Na busca por formas alternativas de mobilidade, o compartilhamento de carros ou car sharing começa a ganhar espaço no Brasil, a exemplo do que já ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Várias iniciativas estão surgindo por aqui. No ano passado, Fortaleza, CE, ganhou o VAMO, Veículos Alternativos para Mobilidade e a General Motors iniciou o serviço Maven em sua fábrica em São Caetano do Sul, SP. Agora, chegou a vez de São Paulo ter um serviço de compartilhamento de carro.
O Urbano LDSharing será lançado em São Paulo no dia 9 de julho pela locadora de veículos de luxo LDS Group, com investimento de R$ 6 milhões. O projeto é feito em parceria com a empresa de tecnologia Vulog, que atua na França, Espanha, Dinamarca e Canadá.
Ao todo serão 60 veículos, sendo quinze elétricos BMW i3 e 45 Smart Fortwo, da Mercedes-Benz. Para utilizar os veículos, o usuário precisa baixar o aplicativo Urbano, realizar um cadastro e aguardar a aprovação. Também pelo aplicativo é possível localizar, reservar e retirar o veículo da estação. Ao fazer a reserva, o cliente pode ver o estado de carga da bateria, por exemplo.
Os carros estarão espalhados por cerca de quarenta pontos pela cidade, as home zones, que, num primeiro momento, ficarão restritas a bairros nobres de São Paulo como Jardim Europa, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, e depois Moema e a região da avenida Luiz Carlos Berrini, um dos centros econômicos paulistanos.
A taxa inicial é de R$ 29 por utilização de 20 minutos. Após esse período, o minuto custo R$ 1,20 na primeira hora, R$ 1,10 na segunda e assim sucessivamente até chegar a R$ 0,60. Já o pacote mensal sai por R$ 89 com direito a 74 minutos de uso fracionados.
Leonardo Domingos, CEO da LDS Group, disse que a ideia principal do compartilhamento de carros é facilitar a mobilidade urbana, oferecendo a possibilidade de deslocamentos rápidos por trajetos curtos: “A cada carro compartilhado, temos uma diminuição de quinze carros nas ruas. Os elétricos não emitem CO2, o que significa que há redução de emissão de dióxido de carbono”. Segundo ele, a prefeitura de São Paulo está disposta a apoiar o projeto, cedendo vagas de estacionamento exclusivas para veículos compartilhados.
Já em Fortaleza, o programa VAMO já foi concebido em parceria a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O patrocinador do projeto é o Hapvida Saúde e a empresa de tecnologia Serttel é a responsável pela operação e manutenção. A Hapvida, maior operadora de saúde das regiões Norte e Nordeste, investiu mais de R$ 7 milhões no projeto.
O VAMO conta com hoje com vinte carros elétricos distribuídos em doze estações de compartilhamento. São dois modelos da BYD: o Zhidou, que comporta duas pessoas, e o BYD, com espaço para até cinco pessoas. O VAMO conta com 2 mil 532 usuários cadastrados, de acordo com Simone Varella, diretora de comunicação e marketing do Hapvida Saúde. A maioria, cerca de 40%, está na faixa etária dos 21 aos 30 anos:
“Em setembro de 2016, o sistema teve 92 viagens. Hoje, são mais de três mil viagens por mês, o que mostra o aumento do interesse das pessoas por formas de mobilidade alternativa. Esse modelo foi trazido de experiências que já ocorrem em Milão e Paris”. Segundo ela, o sistema está presente em toda a cidade de Fortaleza, tanto no centro como na periferia.
Para utilizar o VAMO, o cliente precisa fazer um cadastro no site do programa, vamofortaleza.com.br. As informações são verificadas pela Serttel, que entra em contato com ele para agendar hora, data e escolha da estação para assinatura do Termo de Responsabilidade, bem como para realizar test drive acompanhado de técnico, que irá explicar o funcionamento do sistema e do veículo.
Após o test drive, o usuário pode reservar qualquer carro elétrico disponível em qualquer uma das estações, por meio do site e do aplicativo para smartphone, tendo até 15 minutos para efetivar a retirada do veículo. As tarifas dependem do tempo de utilização. Para os primeiros 30 minutos, o valor cobrado é de R$ 20. Após esse período, a cobrança varia conforme o tempo de uso.
O usuário que utiliza mensalmente o VAMO paga uma taxa de R$ 40, que é integralmente revertida em crédito para uso dos carros. Se possuir o Bilhete Único, o usuário ganha um desconto de 25% nesta taxa, pagando R$ 30.
GM – A General Motors lançou, no Brasil, o Maven, programa de compartilhamento de carros para seus funcionários em junho do ano passado. Se no início, o programa era disponível apenas para a fábrica de São Caetano do Sul, SP, hoje ele está presente em todas as suas unidades: São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Indaiatuba e Sorocaba, em São Paulo e Gravataí (RS) e Joinville (SC).
A frota também foi expandida e conta com dezessete veículos nos modelos S10, TrailBlazer, Spin, Cruze e Cobalt.
O valor a ser pago é R$ 35,00 por hora ou até R$ 210,00 para uma reserva de 24 horas, já incluído o combustível e o seguro do carro. O pagamento é efetuado através da própria folha de pagamento do empregado.