Para mais se aproximar do cliente a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, reformulou o seu serviço de distribuição de peças para a rede de concessionários. Com a Mopar, o seu braço de pós-venda, investiu R$ 15 milhões em novo centro de distribuição em Hortolândia, SP.
De lá são enviadas 2 milhões de peças/mês para quatrocentas revendas Fiat, Jeep e Chrysler em oito estados, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, com peças vindas dos Estados Unidos, Europa e Betim, MG.
Francesco Abbruzzessi, diretor da Mopar para a América Latina, disse que com o novo centro a empresa consegue atender a mais de 50% da rede em todo o Brasil, que é composta de quase setecentas casas:
“Vivemos um processo de mudança de cultura dentro da FCA. Saímos do foco no cliente para o foco do cliente. E isso faz uma enorme diferença, porque damos ao cliente o que ele realmente quer. E um dos gargalos que identificamos foi a falta de peças na hora em que o cliente precisa. A logística é parte fundamental nessa estratégia”.
Para dar certo a Mopar uniu toda a operação de distribuição de peças das marcas Fiat, Jeep e Chrysler em dois armazéns e dividiu a atuação de cada espaço. Antes, a companhia operava dois centros: Betim cuidava da Fiat e o de Louveira, SP, se dedicava a Jeep e Chrysler:
“Esses centros cuidavam do País inteiro, e com isso o tempo de trânsito da peça era, em média, de 4,3 dias. Unindo a operação das marcas e dividindo a atuação, Hortolândia com oito estados e Betim com o restante, conseguimos reduzir esse indicador em 34%. Hoje, em média, uma peça sai do armazém e em até dois dias está em seu destino”.
O CD de Hortolândia tem 42 mil m² e gerou cerca de trezentos empregos, diretos e indiretos. Em Betim a estrutura é maior, quase o dobro, e movimenta a mesma quantidade de peças do novo armazém, disse Abbruzzessi: “Este é, com toda a certeza, um dos CDs mais eficiente e mais moderno da Mopar no mundo”.
Em Hortolândia a MOPAR tem como parceiro logístico a DHL e inicia as operações com a metodologia do WCL, World Class Logistics. O WCL, composto por vinte pilares, é usado globalmente pela Mopar para aprimorar a qualidade do serviço, reduzindo perdas e desperdícios e garantindo melhor segurança de trabalho. A unidade utiliza, também, o conceito chamado HomeBase, que visa à maior produtividade dentro da operação: rapidez na separação, embalagem e expedição.
Segundo o executivo a ideia é adotar em Betim todas as práticas contidas na gestão do estoque em Hortolândia: “Ainda não temos o estudo concluído, mas devemos melhorar muito a eficiência do armazém antigo e torná-lo moderno. Até o fim do ano que vem esse CD estará reformado”.
O centro de Hortolândia faz parte de uma estrutura de mais de cinquenta unidades semelhantes da Mopar em todo o mundo, que dispõem de mais de 500 mil peças e acessórios para os mais de 70 milhões de veículos atendidos ao redor do mundo.
Gestão de estoque – Abbruzzessi contou também que a Mopar está adotando novo sistema de gestão de estoque em toda a rede de concessionárias das marcas, Fiat, Jeep e Chrysler. Segundo ele o sistema interliga o estoque da revenda com os CDs no Brasil:
“Com isso conseguimos saber exatamente qual peça tem giro mais rápido e em quanto tempo demoramos para abastecer esse ponto de venda. É um ajuste mais fino para atender ao cliente, porque, se o carro quebra, ele não quer esperar muito tempo para o conserto. Ele quer o carro pronto o mais rápido possível”.