Na falta do que mais fazer… mau agouro sobre rodas!

Instituições especializadas na gestão de marcas sugeriram que a FCA mude critérios na escolha de nomes para seus veículos nos Estados Unidos. Reclamam que a fabricante batiza os carros com nomes agressivos para os seguidores da fé cristã, informou o portal Flash de Motor, da Venezuela.

A polêmica ganhou força com o lançamento do novo veículo da linha de alto rendimento Dodge Challenger, o SRT Demon, ou Demônio, na tradução livre. Chamou a atenção, também, a logomarca do veículo: as instituições acreditam que o nome e o símbolo são inadequados para um momento em que se busca a redução da mortalidade no trânsito dos Estados Unidos.

A Chrysler sempre utilizou denominações consideradas polêmicas por alas religiosas. Usou um pentágono, símbolo do satanismo para algumas religiões, como sua marca até integrar o grupo FCA. A sua divisão de picapes, a RAM, tem como símbolo um carneiro, figura também associada a culto satanista.

As pressões exercidas pelos críticos parecem ter surtido efeito. Há duas semanas uma das empresas do grupo registrou no departamento de patentes dos Estados Unidos o nome Angel, ou Anjo. A solicitação da companhia junto ao órgão federal indica que o nome será utilizado para “identificar veículos de turismo”.

Festa política: Congresso Fenabrave apóia reformas.

A aprovação das reformas trabalhista, previdenciária, tributária e política foi o assunto principal na mesa de abertura do 27º Congresso & Expo Fenabrave, na terça-feira, 8, em São Paulo, no Transamérica Expo. Seu tema é Confiança. É Preciso Acreditar para Vencer.

O presidente da República ressaltou as reformas realizadas nos seus catorze meses de governo:

“Conseguimos aprovar a reforma trabalhista com diálogo construtivo dos empresários com os sindicatos. É imperioso fazer a reforma da Previdência, cujo déficit, este ano, é de R$ 134 bilhões. No ano que vem será de R$ 205 bilhões. Caso contrário virá ano em que só teremos dinheiro para pagar funcionários públicos e pensões previdenciárias”.

Ele também destacou a importância da realização das reformas tributárias e política:

“Estamos reformulando o Brasil. Em nosso início de governo propusemos o teto para os gastos públicos, algo que nunca foi feito. Este é um governo reformista que busca colocar o País nos trilhos. É fundamental ter confiança no País. No tocante ao setor automotivo é preciso continuar o trabalho que estamos fazendo, não só por palavras mas com ações otimistas”.

Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, a escolha do tema do congresso coincide com a recuperação de confiança no setor, após a crise provocar o fechamento de mais de 1,8 mil concessionárias de veículos nos últimos anos:

“Nosso setor declara apoio total às reformas necessárias ao País. A Fenabrave já apresentou projetos que podem desenvolver ainda mais o setor, como a Lei de Retomada de Veículos Inadimplentes, o Renave e o Programa de Sustentabilidade Veicular”.

Também presente à mesa de abertura o governador do Estado de São Paulo destacou a recuperação dos indicadores do setor automotivo: “Contem conosco para ajudar na aprovação das reformas para a retomada do crescimento econômico e dos postos de emprego. Nosso Estado já tem o programa Pró-Veículo, cujo objetivo é a utilização de créditos do ICMS para desenvolver a indústria automotiva. E nós deveremos ser o primeiro Estado a assinar o Renave”.

Também presente o presidente da Câmara dos Deputados reforçou o coro pelas reformas: “O setor produtivo sofre de forma absurda a tributação no Brasil, que talvez seja a maior do mundo. Nosso desafio é reduzir o tamanho do Estado para aumentar a produção e gerar emprego para a população. O setor automotivo poderá gerar ainda mais empregos. O coração de todas as reformas é a Previdência: não para tirar os direitos do trabalhador mas, porque, precisamos acabar com os privilégios, tanto no setor público como no privado”.

Além das reformas o programa Rota 2030 trará benefícios ao setor com a renovação da frota, de acordo com Antônio Megale, presidente da Anfavea: “Trabalhamos em contato com vários ministérios para transformar o Brasil num dos cinco maiores mercados automotivos do mundo. O programa trará competitividade, colocando nossos produtos em níveis mundiais para exportação”.

O congresso termina na quarta-feira, 9.

Volvo investe em novo motor

Por enquanto o novo motor, nacionalizado, equipa apenas o chassi B8R, de ônibus urbanos de 15 t, produzido pela Volvo Bus Latin America. Mas provocou a contratação de mais engenheiros e de novos fornecedores e investimento em produto de promete ganhos maiores de eficiência. O equipamento novo foi desenvolvido na Suécia e nacionalizado aqui. O presidente Fabiano Todeschini disse, na terça-feira, 8, que a ideia é dispor de uma família de motores para todos os veículos fabricados no Brasil:

“A nacionalização do motor faz parte do investimento de R$ 1 bilhão para a operação na região. Demoramos cerca de um ano nesse processo, e uma das vantagens é que aumentamos os índices de peças nacionais no motor e atingimos um pouco mais de 60% de nacionalização, índice exigido pelo BNDES para o Finame. Esse motor é muito mais eficiente com relação ao consumo e à manutenção do que o seu antecessor”.

Todeschini observou que fornecedores tornaram-se parceiros da Volvo a partir do novo motor: “Será, também, exportado e, em cidades com altitudes elevadas, o motor será mais potente. Conseguimos reduzir em 3% o consumo de combustível e em 4% o custo de manutenção. Há mais peças disponíveis, o que facilita o pós-venda. Esse modelo faz parte de nossa estratégia de produção de veículos a partir de uma plataforma global”.

O novo motor tem versões de 250 cv e de 330 cv.

Mauro Martins, líder de projetos de manufatura, resgatou a realidade de que o desenvolvimento do motor a partir de parceria global trouxe diversos benefícios:

“Nós nos valemos de sinergias e de boas práticas, locais e globais, que replicamos na nossa planta para aumentar ainda mais os nossos níveis de qualidade”.

Hoje são produzidos em Curitiba os motores de 8, 11 e 13 litros, caixas de câmbio I-Shift e motores industriais de 13 litros.

Chassi global – Todeschini contou que o do chassi foi projeto liderado pela engenharia brasileira e desenvolvido em conjunto com a França e a Índia: “É um chassi que se adapta bem nas cidades brasileiras. A intenção é oferece-lo em cidades que prezam por um veículo com motor traseiro, como São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília e Porto Alegre”.

O B8R é um chassi com vocação de aplicação urbana, pelo menos por enquanto, segundo Todeschini. Ele disse que esse modelo substituirá o B7R no Brasil e na América Latina: “Mesmo com ganhos de eficiência conseguimos manter o preço dos veículos. Não reajustamos os valores com as novas tecnologias. Esperamos, com isso, fazer grandes negócios”.

Com o novo motor de 250 cv de potência, 950 Nm de torque, novas gerações de caixa de cambio Voith e ZF disponíveis e novas relações de diferencial, o veículo garante desempenho superior ao do seu antecessor no transporte de passageiros. Equipado de série com sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica e volante com ajuste de altura e profundidade, oferece segurança e conforto ao motorista e aos passageiros. O modelo possui configuração de eixo 4×2 e está disponível nas versões com pisos alto e baixo.

Mercado – Todeschini observou que o mercado de ônibus, principalmente os pesados, acima de 15 toneladas, não se recuperará nos próximos dois anos. Segundo ele no segmento de urbanos a situação ainda é pior:

“Há perspectivas de novas licitações nos próximos meses, como em São Paulo. Mas esses veículos só devem começar a rodar no ano que vem. Este ano devemos manter o ritmo de queda apresentado até julho, 40% de retração em pesados e 15% no mercado total”.

Um dos entraves, segundo ele, é a falta de caixa das prefeituras no Brasil: “Os prefeitos até querem renovar a frota dos ônibus municipais, mas eles não têm capacidade financeira para comprar o veículo mais equipado. Então optam por ônibus mais simples. Conforto e segurança do passageiro estão sendo deixados de lado por falta de dinheiro…, e essa situação deve perdurar por mais um tempo. Nos próximos anos veremos recuperação, mas ainda tímida”.

O segmento de ônibus rodoviários segue a mesma tendência – falta de capacidade de financiamento das empresas de transporte rodoviário: “Muitas estão com capacidade de crédito tomada e precisam fazer caixa antes de qualquer coisa. O que acontece é que as renovações são postergadas até diminuir o nível de endividamento. O setor de transporte, como um todo, precisa de previsibilidade e estabilidade jurídica para voltar a crescer”.

Itaú Unibanco amplia ferramentas para vendas e financiamentos

O Itaú Unibanco lançou quatro produtos para consumidores e concessionárias no 27º Congresso & Expo Fenabrave, aberto em São Paulo na terça-feira, 8. Para 2017 a expectativa do banco é aumentar em até 5% os financiamentos de veículos novos e em até 15% os financiamentos de veículos usados, de acordo com seu diretor, Rodnei Bernardino. Só no primeiro semestre os financiamentos cresceram 6,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, movimentando coisa de R$ 4,6 bilhões.

“Acreditamos na retomada do setor automotivo e estamos fazendo investimentos em tecnologias, produtos e serviços para nos aproximar das concessionárias e dos consumidores.”

Segundo Bernardino o mercado de financiamento atual se divide em 50% de veículos novos e 50% de usados. No boom da venda de veículos, em 2013, o perfil era outro: 70% contra 30%, na mesma ordem.

Para facilitar o financiamento o sistema digital Credline, para a venda de veículos em lojas e concessionárias, foi reformulado. A plataforma ganhou novas funcionalidades como o acompanhamento em tempo real das propostas e o envio de documentos por um único canal de forma mais simplificada: “A ferramenta necessita apenas da CNH do consumidor. Nossa proposta é tornar ágil o processo para que o lojista não perca a venda. O contrato será assinado em, no máximo, meia hora, inclusive aos sábados”.

Já a pré-contratação digital, serviço desenvolvido pelo Itaú e pela plataforma digital iCarros, também foi tornada mais ágil. O cliente consulta o carro desejado e obtém a análise de crédito, sendo que o preço é fornecido pelo banco de acordo com o perfil. A melhoria na ferramenta, argumenta o diretor, reverte em vendas para a cadeia automotiva: “Hoje o iCarros, que funciona como um site de classificados, reúne oito mil lojistas. Nosso objetivo é dobrar esse número nos próximos três anos”.

Outra novidade é a parceria do iCarros com a Kelley Blue Book, plataforma líder para cotações e informações de/sobre automóveis. A ferramenta, que entrará em operação em outubro, permitirá ao consumidor identificar todas as variações do preço de um carro, tanto na compra quanto na venda.

O banco também aposta no financiamento de acessórios e de serviços em até 10% do valor do carro, custos como peças, despachante, revisão programada, manutenção.

Protestos paralisam turno da GM

A General Motors suspendeu na terça-feira, 8, seu primeiro turno de produção na fábrica de Gravataí, RS, por causa de protestos realizados por caminhoneiros, no Estado, contra o aumento dos combustíveis promovido pelo governo federal. De acordo com Valcir Ascari, presidente do sindicato dos metalúrgicos local, a paralisação comprometeu o fornecimento de componentes à fábrica. A companhia, por comunicado, justificou a suspensão citando preocupações com a segurança dos transportes.

“Devido ao clima de insegurança causado pelas manifestações e paralisações promovidas pelos caminhoneiros a GM se viu obrigada a cancelar sua produção no complexo de Gravataí”, afirmou a nota divulgada. O sindicato informou que, por ora, não há informações sobre novas paralisações ao longo desta semana.

Desde a semana passada caminhoneiros protestam nas rodovias federais gaúchas. Na segunda-feira, 7, foram registrados protestos em ao menos cinco rodovias. Na região Sul do Estado, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ao menos dez veículos foram apedrejados durante os protestos em diferentes pontos das BR-116 e BR-392.

Em Gravataí é produzido o carro mais vendido do País, o Chevrolet Onix, e o sedã Prisma. De janeiro a julho foram emplacadas 98 mil 469 unidades Onix, de acordo com dados da Fenabrave, e o Prisma foi o sexto mais vendido, com 37,5 mil licenciamentos.

Na quinta-feira, 3, a GM anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão para a expansão da fábrica em Gravataí, que produzirá uma nova família de veículos. Com a ampliação a unidade se tornará a mais importante da empresa na América Latina, que possui fábricas, em São Paulo, em São Caetano do Sul e São José dos Campos.

Afora a expansão a empresa passará a ter um número maior de fornecedores de componentes na região. Segundo o governo do Estado seis multinacionais que estariam envolvidas no desenvolvimento desses veículos têm em mãos projetos avançados para se instalar na cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia durante o ano e meio em que a GM articulou novo investimento na região, em parceria com o governo, os novos fornecedores buscavam terrenos próximos ao seu complexo industrial. Há dúvidas sobre a instalação dentro do condomínio industrial ou nos seus arredores.

O condomínio industrial de Gravataí foi inaugurado em 2000 e começou com dezesseis fornecedores instalados ao redor das linhas da GM. Atualmente, ali, estão 21 empresas fornecedoras de componentes.

Governo legaliza isenção fiscal estadual

O presidente da República sancionou na terça-feira, 8, a lei complementar 160, que trata da legalização de benefícios fiscais concedidos por estados a empresas e indústrias naquilo que se habituou considerar guerra dos portos ou guerra fiscal, segundo informações da Agência Brasil. O texto tramitou por mais de três anos no Congresso Nacional e foi aprovado em julho. A lei já foi publicada no Diário Oficial da União.

O texto trata da regularização de incentivos, isenções e benefícios fiscais oferecidos pelos estados e pelo Distrito Federal ao longo dos anos em desacordo com a legislação vigente. As unidades da Federação buscaram, com isso, atrair empresas e indústrias para gerar empregos e crescimento econômico. A competição dos estados por esses investimentos, com o uso dos incentivos como instrumento, é conhecida como guerra fiscal. A prática está em análise pelo STF e foi condenada pelo Confaz, o Conselho Nacional de Política Fazendária.

De acordo com o texto não é mais necessário que um Estado obtenha concordância unânime dos integrantes do Confaz para conceder um incentivo fiscal: a partir de agora será necessária a anuência de dois terços dos estados. Esse total deverá ser distribuído nacionalmente, com pelo menos um terço dos estados de cada região do país concordando com a concessão.

A concessão de novos incentivos fiscais, e a prorrogação dos que já estejam em vigor, só poderá ter vigência por um prazo determinado, a depender do setor de negócios beneficiado. O prazo pode chegar a até quinze anos no caso de setores como agropecuário, indústria e transporte urbano. O ponto mais polêmico é o paragrafo 8º do artigo 3º, segundo o qual os estados poderão aderir a isenções e a incentivos e a benefícios fiscais concedidos por outra unidade federativa da mesma região.

Foram vetados pelo presidente os artigos 9º e 10º do documento após serem ouvidos os ministérios da Fazenda, da Justiça e Segurança Pública e a Advocacia-Geral da União. Na mensagem em que expõe as razões do veto o presidente disse que os dois artigos foram vetados “por não apresentarem o impacto orçamentário e financeiro decorrente da renúncia fiscal”.

Grupo PSA busca sócio…

O Grupo PSA, dono das marcas Peugeot, Citroën e DS – e também Opel e Vauxhall – busca sócio para voltar a operar nos mercados da América do Norte, principalmente nos Estados Unidos, do qual saiu nos anos 90. O responsável pela operação, Larry Dominique, disse que a criação de uma rede de concessionários “custaria bilhões de dólares” e que, por isso, a empresa aposta na “busca por sócios progressistas, inovadores e com mentalidade digital” para crescer dentro do plano elaborado para os próximos dez anos. As informações são do Flash de Motor, da Venezuela.

Ao finalizar a compra de Opel e Vauxhall no início do mês, começou a exercer seu serviço de compartilhamento de veículos, o Free2Move, em parceria com Travelcar, em Los Angeles, Califórnia. Dominique, CEO da operação, disse, em um seminário sobre automação, que o grupo “aproveitou a nova tecnologia mantendo os valores de uma empresa de automóveis”.

Segundo ele, para chegar ao objetivo, a PSA determinará as necessidades do mercado segundo por segundo: “Em seguida operaremos com velocidade, qualidade e baixo custo. Mas de uma forma prática, tradicional, usando a tecnologia. Teremos a oportunidade de fazer isso uma vez, só uma vez”.

Exportações serão sustentáveis no longo prazo?

Em um ano em que o mercado doméstico está em baixa exportações passaram a ser a tábua de salvação da indústria automotiva. Só de janeiro a julho os embarques superaram os sete meses de 2005, o melhor ano das vendas externas no Brasil: foram exportados 439 mil 586 veículos, alta de 55,3% no comparativo com 2016

Na Volvo Bus Latin America, por exemplo, 70% da produção de ônibus são destinadas ao mercado externo. E, segundo o seu presidente, Fabiano Todeschini, a receita com as exportações é que sustentará seus resultados na região este ano:

“Apesar de todas as despesas que chegam com as exportações, como o custo logístico e o de produção, as vendas externas, queira ou não queira, serão rentáveis este ano”.

Em 2011, com o mercado interno demandante, 40% da produção eram exportados. Naquela época a fábrica de Curitiba, PR, produzia dez chassis de ônibus por dia. Hoje o ritmo não ultrapassa cinco veículos/dia.

Os maiores mercados para a Volvo no segmento de ônibus são Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Este ano ela conquistou vendas importantes, para Panamá e Tunísia. Todeschini disse que para o Panamá foram enviadas duzentas unidades e, no ano que vem, mais trezentas. E para a Tunísia foram exportados sessenta ônibus articulados:

“A exportação cresceu muito porque o mercado interno está ruim. A partir do momento em que as vendas internas voltarem, os embarques devem diminuir a sua participação na produção. Essa relação, de 70% do volume produzido serem exportados, não é sustentável no longo prazo”.

Olivier Murguet, presidente da Renault para a America Latina, também acredita que depender muito do mercado externo não é sustentável para o Brasil. Segundo ele o custo Brasil, que inclui as despesas cambiais, logísticas, com a burocracia, deixa o País menos competitivo do que outros países da região, como Colômbia e México:

“Há três anos usamos a unidade da Colômbia como base de exportação de Duster, Logan e Sandero. O Brasil perdeu esse negócio por não ser competitivo. O negócio aqui não pode ser construído no longo prazo com base na exportação, pois isso é muito frágil. Nós, da Renault, apostamos no mercado interno”.

No ano passado 36% do que a Renault produziu no Brasil foram destinados às exportações e, no primeiro semestre, o crescimento foi de 63%: “As empresas estão fazendo o trabalho delas, mas há muito caminho a percorrer do lado de fora da fábrica para deixar o Brasil mais competitivo internacionalmente”.

Transantiago – A Volvo Bus Latin America está de olho na nova licitação para o sistema de transporte de Santiago, Chile. Todeschini disse que pelo projeto serão comprados 2,2 mil ônibus, todos eles dotados de motor Euro 6, noventa veículos elétricos e outros noventa com atributos especiais.

Ele esclareceu que os negócios com empresas do Chile devem ocorrer só no ano que vem: “Essa licitação é para descentralizar o transporte na cidade. Até hoje eram quatro empresas que operavam o sistema em Santiago. A proposta agora é para seis operadores, sendo que pode ser de qualquer lugar do mundo. Não é prerrogativa ser chilena”.

Caso a Volvo forneça para as empresas ganhadoras Todeschini disse que os veículos serão importados da Suécia pois, no Brasil, não há produção de motores Euro 6: “Todo o negócio será fechado pela Volvo Bus America Latina. Não pagaremos o imposto de importação desses chassis porque quando um produto é importado destinado à exportação não se cobra a taxa pois entramos no regime de drawback”.

Mercedes-Benz quer crescer em serviços

A Mercedes-Benz tem planos para crescer no segmento de serviços para caminhões como forma de buscar espaço em outras áreas enquanto as vendas de veículos seguem a passos lentos no País. Um dos caminhos escolhidos foi expandir o modelo de oficina dedicada, aquele no qual a empresa mantém alguma estrutura nos domínios do cliente. Outra alternativa é um plano de modernização do atendimento nas concessionárias.

O diretor de vendas para caminhões, Robert Leoncini, disse que trabalha já há algum tempo na adoção de um processo que traga mais receitas ao segmento de serviços da M-B. Com o declínio das vendas de caminhões, principalmente nos últimos dois anos, o que era um projeto tornou-se demanda urgente: “Afora o plano de investir na diversificação há, também, uma frota circulante importante que precisa de atendimento de alto desempenho. Precisamos atrair o caminhoneiro para um lugar onde a manutenção seja rápida e com preços competitivos”.

Um serviço que possui importante valor agregado, e que traz previsibilidade do ponto de vista de receita para a M-B, são as oficinas dedicadas, uma oferta que não é novidade no mercado mas que tem recebido atenção especial por parte da companhia. Clientes considerados chave, e que atuam em áreas ligadas à infraestrutura, por exemplo, investiram recentemente em formas de trazer para perto as células de manutenção.

Jaqueline Neves, gerente de serviços ao cliente e concessionários, contou que a demanda destes clientes não é apenas ganhar tempo na reposição de componentes, mas ter acesso a profissionais que possam auxiliar na gestão da manutenção: “Clientes envolvidos em grandes operações, como é o caso de construtoras e mineradoras, investiram mais neste tipo de serviço, e nós queremos leva para outros segmentos, como o de logística”.

Já o modelo de oficina, que a empresa trata de levar ao mercado com o nome de oficina de alta performance 2.0, é uma parceria com a rede de concessionários para que os processos de gestão da manutenção dos clientes sejam mais precisos e padronizados do que o modelo atual. O concessionário recebe treinamento da M-B e, então, passa a seguir novos protocolos de atendimento.

Desde a sua adoção, em meados do ano passado, disse a gerente, esse tipo de oficina já é realidade em mais de 50% da rede, e que os atendimentos aumentaram nas lojas: “Até agora foram mais de 370 mil atendimentos, o que significa 120 mil veículos. São clientes que optaram por um atendimento mais profissional”.

A Mercedes-Benz tem 180 pontos de atendimento no País, com 3,1 mil funcionários.

Motor verde-amarelo da M-B equipa caminhão alemão

A Mercedes-Benz do Brasil iniciou a exportação de motores Euro 3 para a Daimler, na Alemanha: essa é a primeira vez que os motores produzidos em São Bernardo do Campo, ABC paulista, o foram para uma fábrica alemã. Os motores equiparão o modelo rodoviário Actros e os fora de estrada Arocs e Zetros, que serão exportados para mercados da África e Oriente Médio.

A companhia não informou quantas subsidiárias participaram da concorrência interna para o fornecimento dos motores. Garantiu, no entanto, que a escolha pela unidade brasileira foi em razão do custo e da similaridade do Brasil com os países que receberão os caminhões. A expectativa é a de que esse contrato tenha vigência pelo menos até 2020.

O primeiro embarque foi realizado na semana passada, com destino à fábrica localizada em Wörth, onde se produz o Actros. A versão escolhida para esse contrato, de acordo com a companhia, é a OM 460 Euro 3. Desde os anos 2000 a M-B exporta motores para o México e para os Estados Unidos, neste caso as versões Euro 5.

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e seu CEO para a América Latina, disse, em nota, que a tradição da unidade brasileira na produção de motores contou a favor na escolha pelo Brasil: “O Grupo Daimler escolheu a Mercedes-Benz do Brasil para atender esses mercados devido à sua tradição na produção de motores robustos, resistentes e adequados para as mais severas condições de transporte de cargas, similares às características da região da África e Oriente Médio”.

Schiemer esclareceu, também, que o trem de força dos caminhões produzidos no Brasil é referência em qualidade e confiabilidade no grupo: “Há o baixo consumo de combustível e o baixo custo de manutenção durante toda a vida útil dos veículos”.

A Mercedes-Benz informou, ainda, que os motores brasileiros foram testados, durante a fase de desenvolvimento, em bancos de provas nas fábricas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo e de Stuttgart, Alemanha. Também passaram por testes de operação no Brasil, Alemanha e Oriente Médio.

Em mais de sessenta anos já saíram da unidade de motores da M-B no Brasil cerca de 3 milhões de unidades.