Turbi anuncia captação de R$ 150 milhões

São Paulo — A Turbi captou R$ 150 milhões em rodada liderada por Arc Capital, Reag Investimentos e Clave Capital, e agora tem como objetivo comprar 1 mil 625 veículos 0 KM. A empresa 100% digital de aluguel e assinatura de carros ampliou em 45% sua frota e agora totaliza 5,2 mil veículos.

Segundo Diego Lira, CEO e cofundador da Turbi, a captação contribui para posicionar a empresa como quinta maior empresa B2C do País para locação e assinatura de carros. Ele afirmou que no ano passado a frota foi dobrada e a taxa de utilização média ficou acima de 70% no último trimestre, sendo que 40% da demanda foi por assinatura.

Os recursos integram a terceira rodada de investimentos da Turbi dos últimos quinze meses.

Cummins Meritor anuncia Kleber Assanti como gerente geral para a América do Sul

São Paulo – Diretor de vendas e marketing da Cummins Meritor América do Sul desde 2017, Kleber Assanti acumulará a função de gerente geral, posição em que será responsável por impulsionar o crescimento e novos negócios na região, incluindo a introdução da eletrificação de eixos em veículos comerciais nas montadoras. O executivo se reportará de forma direta para o ABO, Area Business Organization, da Cummins na América Latina.

Na Meritor desde 2005, quando ocupava a posição de gerente de compras, Assanti passou por diversos cargos de liderança nas áreas de compras, recursos humanos, vendas e marketing. O executivo contribuiu para que a empresa expandisse sua participação de mercado, melhorando margens de lucro, além de manter relacionamentos positivos com os clientes.

Volare realiza primeira exportação para Angola

São Paulo – A Volare exportou pela primeira vez um veículo para Angola. Cinco veículos foram comprados pela Cidrália Transportes, operadora da Capital, Luanda, e serão usados em operações de transporte e fretamento

O lote é composto por cinco Volare Fly 9 com capacidade para transportar 32 passageiros sentados. A operadora Cidrália já era cliente da Marcopolo e possui em sua frota outros modelos da empresa.

Seminário Megatendências discutirá o Mover e a reforma tributária

São Paulo – Em 2024 o Brasil se prepara para crescer reorganizando os fundamentos da sua economia, do meio ambiente e da indústria. Neste processo o setor automotivo, responsável por mais de 20% do PIB industrial, tem papel essencial na reindustrialização e no estímulo aos negócios no País.

Nos últimos dias de 2023 o aguardado programa Mover foi finalmente anunciado pelo governo, que estipulou as regras e a previsibilidade para a transição aos veículos mais sustentáveis e tecnologicamente avançados. Essa mudança certamente trará impactos profundos na produção e nos planos de negócios de todas as empresas da cadeia automotiva.

O Mover não representa apenas uma alteração nas regulamentações. Simboliza um compromisso renovado com a sustentabilidade e a inovação na indústria automotiva brasileira, localizando o País como participante ativo do movimento global em direção à mobilidade sustentável. Por isto é crucial compreendê-lo em todos os pormenores.

Estes temas fundamentais serão discutidos e explorados no Seminário Megatendências 2024, os Desafios do Novo Brasil. Em 19 e 20 de março AutoData reunirá líderes das principais entidades industriais do País, presidentes de montadoras e de empresas sistemistas, consultores e especialistas renomados para compartilhar suas visões sobre o futuro de médio e longo prazo na região.

Este será o primeiro evento presencial organizado por AutoData em 2024. Serão dois dias intensos de trabalhos no Centro de Convenções da Universidade Senac, localizado em São Paulo, na avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823. Para aqueles que fizerem sua inscrição até 19 de janeiro oferecemos um desconto de 15%. Basta clicar o link ou acessar nossa área de Seminários.

Fábrica da BMW em Munique produzirá só elétricos a partir de 2027

São Paulo – O Grupo BMW anunciou que em 2026 produzirá o sedã Neue Klasse e que, a partir do fim de 2027, sairão apenas veículos 100% elétricos de sua unidade de Munique, Alemanha, considerada a fábrica-mãe. Será o primeiro local de produção da empresa a manufaturar apenas modelos a bateria.

A transformação na unidade, que tem mais de um século de história e que já passou por diversas mudanças, como a conversão da produção de motores de aeronaves para automóveis, decorre de investimento de € 650 milhões e inclui quatro edifícios, uma nova linha de montagem com áreas logísticas e uma nova oficina.

Everton Kurdejak é o novo vice-presidente comercial da Carbon

São Paulo – Everton Kurdejak, que até o ano passado era vice-presidente comercial para Jeep e Ram, é o novo vice-presidente comercial da Carbon, empresa de blindagem de veículos. O principal desafio do executivo é conduzir o crescimento da companhia e expandir sua fatia de mercado dos atuais 20% para 30%.

Segundo a Carbon Kurdejak também será o responsável por levar inovações em termos de políticas comerciais, unindo seu perfil focado no cliente com a expertise da empresa no mercado de segurança automotiva.

Graduado em engenharia, com formação no Brasil e na Europa, acumulou passagens por companhias como Renault-Nissan e Fiat antes de assumir seu antigo cargo na Jeep e na Ram. Possui mais de duas décadas de experiência no setor automotivo.

HPE Automotores anuncia Márcia Neri como diretora de marketing

São Paulo – Especialista em planos de marketing, comunicação e negócios, com mais de 27 anos de experiência na área, Márcia Neri é a nova diretora de marketing da HPE Automotores, que representa a Mitsubishi Motors e a Suzuki Veículos.

Graduada em comunicação social, marketing e propaganda pela ESPM, desde o início do mês passou a responder pelas áreas de marketing, comunicação e eventos da HPE.

Nos últimos dez anos a executiva trabalhou como consultora estratégica para a Mitsubishi Motors e a Suzuki Veículos nas agências África, Ampfy e Tech and Soul. E também executou projetos de branding com sua consultoria própria e em projetos de estratégia com a Nideias, nos últimos três anos.

Em 2017 Neri foi indicada ao Prêmio Caboré na categoria Profissional de Planejamento, e por dois anos foi jurada no Effie Awards Brasil. Um dos destaques de sua carreira foi que desde o lançamento do Submarino, em 1999, até seu IPO, em 2005, respondeu pela área de marketing e liderou o desenvolvimento do modelo de negociação de mídia por desempenho, considerado benchmark no mercado de e-commerce.

Volkswagen abre inscrições para seu programa de estágio

São Paulo – Estudantes universitários com graduação prevista de dezembro de 2024 a julho de 2026 podem se inscrever no programa de estágio 2024 da Volkswagen, que sob o tema Inovação que Conecta, Diversidade que Impulsiona, tem como objetivo fomentar a inclusão de públicos diversos, como pessoas negras, do gênero feminino, LGBTQIA+, PcD e gerações sêniores.

A empresa oferece mais de oitenta vagas para trabalho nas fábricas de veículos Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, Taubaté, SP e São José dos Pinhais, PR, da unidade de motores em São Carlos, SP, e no Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo, SP.

Os cursos elegíveis são administração, administração com ênfase em comércio exterior, análise de sistemas, secretariado, ciências contábeis, ciências da computação, ciências econômicas, comunicação social, marketing, propaganda e marketing, publicidade e propaganda, direito, economia, engenharia ambiental, engenharia automotiva, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia de materiais, engenharia de produção, engenharia elétrica ou eletrônica, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia química, tecnologia da informação, recursos humanos e psicologia. 

Dentre os benefícios estão plano de saúde, desconto para compra de veículos 0 KM, bolsa auxílio, seguro de vida, parcerias com Gympass e Zenklub, almoço parcialmente subsidiado, estacionamento gratuito, transporte fretado gratuito e ambulatório médico na unidade.

As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro neste link. O processo seletivo será composto por teste on-line, dinâmica em grupo e entrevista. A contratação é prevista para abril.

Investimentos virão após a publicação do Mover, garante Anfavea

São Paulo – O efeito de curto prazo esperado após a chegada do Mover, Mobilidade Verde e Inovação, a política industrial que dita as diretrizes da indústria de mobilidade e que foi, enfim, publicada em 30 de dezembro, será a definição e o consequente anúncio de planos de investimentos de companhias que aguardavam apenas a definição das regras para finalizar seus planejamentos. É a expectativa de Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que elogiou o programa do governo e disse esperar até abril para a publicação de boa parte das portarias que restam para regulamentar o Mover.

Embora algumas empresas como Nissan e Renault tenham anunciado no fim do ano ciclos de investimentos, sem esperar a publicação da política industrial, outras admitiam estar trabalhando em planos de aportes mas aguardavam o Mover para finalizar seus projetos. Ao menos quatro delas, General Motors, HPE, Stellantis e Volkswagen, admitiram isto durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024, em novembro.

Segundo Lima Leite a previsibilidade gerada pela publicação das regras destravará estes planos represados: “Outro fator importante foi a definição do cronograma do retorno do imposto de importação para os eletrificados. Estes dois fatores tornaram mais claro o Norte para se investir no Brasil”.

O presidente da Anfavea disse que o Mover foi criado em conjunto pela indústria e governo, a quem parabenizou pelo produto final. Questionado se faltou alguma coisa, ele citou a desoneração das exportações, que acabou ficando de fora. “Mas é algo que será tratado na reforma tributária que foi aprovada no Congresso no fim do ano”.

O fato de o Mover ser criado por meio de MP preocupa de certa forma o executivo, que disse ser preciso convencer Câmara dos Deputados e Senado Federal da importância das medidas para o setor de mobilidade. As MPs têm vigência de 120 dias e precisam ser aprovadas nas duas casas para se tornarem leis.

“Agora vamos estruturar uma agenda com governo, Sindipeças e academia para destrinchar os pormenores do programa e ampliar o diálogo com a sociedade.”

Renault Duster tem alterações no design e mais conforto e segurança

São Paulo – Com pequenas alterações de design e mais itens de conforto, segurança e entretenimento o Renault Duster teve seu portfólio atualizado, com a simplificação para duas novas versões, Intense Plus e Iconic Plus, meses antes da chegada ao mercado do Kardian.

Novos faróis em LED e uma grade frontal renovada são as novidades na dianteira. Atrás são as lanternas em LED inéditas. Por dentro o descansa braço foi substituído por um console elevado, o quadro de instrumentos tem novos grafismos e duas entradas de USB foram incorporadas na parte traseira, somando quatro conexões para dispositivos eletrônicos. Todas as versões passam a oferecer seis airbags de série.

Renault Duster Iconic Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault @rodolfobuhrer.

A nova gama chega em quatro opções:

Renault Duster Intense Plus 1.6 SCe MT – R$ 122 mil 290
Renault Duster Intense Plus 1.6 SCe CVT – R$ 131 mil 190
Renault Duster Iconic Plus 1.6 SCe CVT – R$ 139 mil 890
Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT – R$ 153 mil 890