Agosto foi o melhor mês de vendas no Chile este ano

São Paulo – Ao superar abril agosto foi o melhor mês de vendas de automóveis e comerciais leves no Chile, somando 28,3 mil unidades. O volume superou em 0,1% igual mês do ano passado e em 12,7% o resultado de julho.

Segundo a Anac, entidade que representa o mercado de veículos no Chile, o crescimento no volume de vendas foi puxado por planos comerciais atrativos praticados pelas empresas que operam no país, assim como pelos lançamentos em diversos segmentos.

No acumulado do ano as vendas chegaram a 195,9 mil unidades, recuo de 7% com relação a igual período do ano passado. A expectativa da Anac é que o segundo semestre seja melhor considerando o aumento da atividade de alguns setores como serviços, comércio, manufatura e mineração.

De janeiro a agosto a Toyota lidera o ranking por marca com 14,8 mil vendas, seguida pela Chevrolet com 13,5 mil veículos. Logo atrás, em terceiro lugar, ficou a Hyundai com 13 mil.

Em agosto os caminhões somaram 849 vendas, alta de 1,8% com relação a idêntico período de 2023, e na comparação com julho houve queda de 15,1%. No acumulado do ano o segmento ainda acumula queda de 8,2%, com 7,5 mil unidades.

O segmento de ônibus somou 94 vendas em agosto, expansão de 1,1% sobre agosto de 2023 e recuo de 2,1% com relação a julho. No acumulado do ano a retração foi de 31,5%, com 1,2 mil veículos.

Por enquanto GM ficou sem créditos de ICMS

São Caetano do Sul, SP – Ao contrário de Toyota e Volkswagen, duas companhias que recentemente anunciaram investimentos bilionários no Estado de São Paulo, os R$ 5,5 bilhões aplicados pela General Motors em suas operações paulistas não têm, ainda, reforço de valores de créditos de ICMS retidos pelo Estado.

Para as duas montadoras o governo liberou R$ 1 bilhão, por meio do Programa ProVeículo, que permite utilizar os créditos acumulados em projetos de investimentos para modernização e ampliação de plantas industriais, construção de novas fábricas, desenvolvimento de novos produtos e ampliação dos negócios no Estado. Embora o valor anunciado pela GM tenha exatamente esta destinação, segundo ela informou, nada ainda foi liberado.

De acordo com o seu presidente para a América do Sul, Santiago Chamorro, discussões estão em andamento: “Estamos em discussão com o governo, mas foi positiva a sinalização do governador [Tarcísio de Freitas] de que haverá calendário ativo para a devolução desses valores”.

Assim como na Volkswagen, no fim de agosto, o governador afirmou em seu discurso na cerimônia de anúncio dos investimentos da GM, em São Caetano do Sul, SP, que o governo deverá acelerar a devolução dos créditos e prometeu um calendário para que as empresas possam ter previsibilidade, sem dar mais pormenores.

VW Caminhões e Ônibus economiza R$ 2 milhões com reuso de embalagens

São Paulo – Um ano após adotar processo para a reutilização de embalagens das peças que abastecem sua linha de produção em Resende, RJ, a Volkswagen Caminhões e Ônibus contabilizou economia de cerca de R$ 2 milhões em produção e transporte destes recipientes, sem contar a redução da emissão de CO2.

Antes de serem reutilizadas as embalagens passam por controle de revitalização a fim de prolongar sua vida útil, por meio de métodos preventivos e redutores de resíduos. Tal processo diminui o volume de recipientes alternativos, como papelão e madeira, aumentando, assim o espaço no estoque e no transporte.

De acordo com a montadora isto foi possível graças ao envolvimento de toda a cadeia, uma vez que 90% de seus provedores já estão adaptados à demanda de logística circular.

Integração de armazenagem e logística da Nissan pela DHL reduz em até 25% prazo de entrega

São Paulo – A DHL Supply Chain vem executando, desde abril, a gestão de transportes da área de aftermarket da Nissan no Brasil e, com isso, integrou as operações de armazenagem do centro de distribuição de Itatiaia, RJ, sob sua responsabilidade há cerca de cinco anos, e a entrega de peças de veículos para as duzentas concessionárias Nissan no Brasil.

Ao colocar as duas operações sob o mesmo guarda-chuva foi possível diminuir em até 25% o tempo para que o produto chegue à revenda, afirmou Thiago Vitali, gerente sênior de pós-venda da Nissan, responsável pelo Centro de Distribuição de Peças.

“Há diferentes situações e realidades, mas a integração das atividades nos permitiu ter este ganho, em algumas localidades, com operações multimodais de transportes rodoviário e aéreo”, afirmou, sem dar pormenores acerca da economia gerada em valores absolutos.

É nítida a eficiência nos processos, assegurou Vitali. Não à toa foi o que motivou a integração da cadeia de suprimentos. Ele apontou que, por este motivo, foi possível adotar nova tecnologia da DHL que trouxe melhorias na rastreabilidade das peças, fornecendo informações em tempo real aos clientes.

“Estamos conseguindo focar na otimização das rotas de entrega e, assim, contribuir para a redução de emissões de CO2.”

O vice-presidente de operações da DHL Supply Chain, Daniel Tavares, estimou que, com a sinergia, somente a etapa de transição do provedor logístico do armazém para a transportadora reduziu-se em praticamente um dia. Ou seja, no caso de entregas de curtas distâncias é possível fazê-las em até um dia após o pedido.

“Quando se tem outra empresa a cargo do transporte ela precisa ir ao centro de distribuição, coletar todas as peças, levar para um armazém e separar os produtos por região. Enquanto que, ao cuidar da logística de ponta a ponta, podemos realizar este planejamento desde a origem.”

O executivo reforçou que a unificação das atividades permite que no momento em que a peça saia do centro de distribuição em Itatiaia ela já siga seu percurso de destino:

“Economizamos, portanto, uma etapa da cadeia, o que traz vários benefícios em custo, no tempo total de compra à chegada de uma encomenda ao cliente, e em qualidade, pois evitamos um manuseio adicional dos produtos, o que traz menor risco de eventual avaria ou desvio”.

Tavares contou que não foram necessárias aquisições de veículos para dar conta da nova operação com a Nissan: “Como fomos crescendo ao longo dos anos de certa forma todas as rotas que precisávamos atender para a Nissan já estavam estabelecidas. É como se as peças da montadora pegassem carona em um fluxo logístico que já tínhamos estabelecido”.

O CD da Nissan em Itatiaia, localizado a cerca de 10 quilômetros da fábrica, em Resende, RJ, possui em torno de 19 mil m2. É o único armazém da montadora no País, que possui parceria semelhante com a DHL em locais como México, Bélgica e França.

Volume de carga movimentada no setor avançou 166% nos últimos dois anos

De acordo com o vice-presidente de operações da DHL Supply Chain a área logística da companhia atende a nove clientes corporativos do setor, montadoras, concessionárias e fabricantes de peças. Sendo que dois deles são neste formato integrado de gestão e transporte, um deles empresa de autopeças e, outro, montadora.

“Nos últimos dois anos o volume de carga movimentada neste segmento cresceu 166%”, assinalou Tavares, ao lembrar que, no passado, esse tipo de trabalho era realizado pelas próprias fabricantes de veículos. Depois o bolo passou a ser compartilhado por diversos provedores mas, ao notar a possibilidade de adicionar valor com a gestão comum das atividades, tem havido mudança de cultura.

Globalmente o setor automotivo representa algo em torno de 15% a 18% do negócio total da divisão de supply chain da DHL, uma companhia de capital aberto que não pode fornecer pormenores nem informar este tipo de dado. Mas, garantiu, trata-se de algo crescente.

Volkswagen Financial Services projeta crescimento de 25% em 2024

São Paulo – Com mais de 800 mil clientes ativos, e perto de atingir a marca de 100 mil carros de frota total em sua operação de aluguel de veículos leves e pesados, a Volkswagen Financial Services espera encerrar o ano com cerca de R$ 60 bilhões na carteira de crédito e locações.

De acordo com o CEO da VWFS para o Brasil e a América Latina, Rodrigo Capuruço, trata-se de incremento de 25% em comparação a 2023. O conglomerado reúne Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen, Volkswagen Corretora de Seguros e LM Soluções de Mobilidade e oferece soluções de mobilidade para mais de 4 mil concessionários e lojistas no País.

General Motors confirma desenvolvimento de dois modelos híbridos flex

São Caetano do Sul, SP – Ao confirmar a destinação de fatia de R$ 5,5 bilhões para suas operações no Estado de São Paulo, de seu ciclo de investimento de R$ 7 bilhões aplicado no Brasil até 2028, a General Motors, enfim, oficializou que terá a tecnologia híbrido flex em seu portfólio. Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente dos mercados globais, fez o anúncio na quarta-feira, 4, no Centro Tecnológico de São Caetano do Sul, SP, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.

A operação local da companhia já sinalizava e não negava a mudança dos rumos. Seu planejamento de pular diretamente para os 100% elétricos precisou ser alterado, inclusive, em âmbito global, após o reconhecimento de que a transição talvez demore mais do que o imaginado e que os consumidores, inclusive em sua terra matriz, ainda demandarão motores a combustão por alguns anos.

“Tornaremos a tecnologia acessível para um número maior de clientes Chevrolet”, disse Harvey, que acrescentou ser o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer tecnologia híbrida combinada com etanol. Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, completou que são dois os modelos, já em desenvolvimento, híbridos flex.

Segundo Chamorro os R$ 5,5 bilhões serão aplicados nos novos modelos, em atualização das operações fabris do ABCD, de São José dos Campos e Mogi das Cruzes, no centro de desenvolvimento de São Caetano do Sul e no Campo de Provas de Indaiatuba e no armazém de peças em Sorocaba.

Os modelos serão híbridos leves, mas a GM já está pensando adiante e pesquisando a aplicação de tecnologia híbrida plug-in aliada ao flex.

Em julho a companhia anunciou que R$ 1,2 bilhão do ciclo seria aplicado em Gravataí, RS, incluindo a produção de um modelo completamente novo no portfólio Chevrolet. Restam, portanto, R$ 300 milhões do ciclo, que serão aportados na fábrica de motores que a GM mantém em Joinville, SC.

Foton inicia venda do caminhão Aumark S 315 MT

São Paulo – Depois de apresentar o caminhão Aumark S 315 MT em junho, com previsão de iniciar as vendas em julho, a Foton começa a vender em suas concessionárias o veículo apenas no começo de setembro, com preço de R$ 240 mil. O modelo possui PBT de 3,5 toneladas, pode ser conduzido por motoristas com CNH categoria B e chega de olho no segmento de logística.

Para atrair novos clientes a Foton oferecerá revisões gratuitas durante três anos ou até os primeiros 100 mil quilômetros rodados. A gratuidade inclui mão de obra, troca de óleo, fluidos e filtros em todas as suas concessionárias.

O veículo está equipado com motor Cummins 2.5 de 150 cv de potência e câmbio manual da ZF de cinco marchas. A lista de itens de série inclui quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, faróis de LED, airbags dianteiros, volante multifuncional, ar-condicionado automático e sensor e sinal sonoro de ré.

Carlos Carrinho assume a diretoria de produção da Renault

São Paulo – Carlos Carrinho é o novo diretor de fabricação da Renault do Brasil, assumindo a responsabilidade pelas fábricas Curitiba Veículos de Passeio, que produz Duster, Kardian, Kwid, Logan e Stepway, e Curitiba Veículos Comerciais, fabricante dos utilitários Oroch e Master, dentro do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR. 

Ele sucede a Vagner Mansan, que deixará a empresa após 26 anos.

Carrinho ingressou na Renault em 2018 e nos últimos três anos esteve na fábrica de Pitesti, Romênia. Engenheiro com mestrado em engenharia pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, acumula mais de vinte anos de experiência no setor automotivo com passagem por cargos na China, Oriente Médio e Europa.

Ele se reporta a Mendi Ammad, vice-presidente industrial e de qualidade da Renault América Latina.

Audi Q6 e-tron inaugura nova plataforma elétrica no mercado brasileiro

São Paulo – A Audi abriu a pré-venda de mais um modelo elétrico no Brasil, o Q6 e-tron, o primeiro modelo produzido na nova plataforma elétrica premium, PPE. Será vendido em duas versões, a Performance quattro e a Performance Black quattro, que já podem ser reservadas nas 42 concessionárias Audi com preço inicial de R$ 530 mil.

Segundo o presidente da Audi no Brasil, Daniel Rojas, o Q6 e-tron é o primeiro de uma série de novos modelos que serão lançados por aqui nos próximos anos: “Estamos abrindo uma nova página em nossa história de eletrificação. O inédito Q6 e-tron é o nosso porta-bandeiras de uma fila de modelos que será apresentada nos próximos anos  e que colocam as tecnologias elétricas em outro patamar em termos de construção, desempenho, ergonomia, design e capacidade da bateria”.

Interior

A nova plataforma PPE foi desenvolvida na arquitetura 800 volts, permitindo maior autonomia dos modelos e recarga mais rápida, com picos de até 270 kW em eletropostos de carga rápida. Também é possível produzir diversos tipos de veículos, como SUVs, sportbacks e station wagons.

As duas versões do Q6 e-tron serão vendidas com motor elétrico de 387 cv de potência e suas baterias de íon lítio têm capacidade de 100 kW, com autonomia de 411 quilômetros, de acordo com as medições do Inmetro.

GWM Brasil cria plataforma de financiamento 100% online

São Paulo – A GWM Brasil anunciou a criação de plataforma de financiamento 100% online para veículos 0 KM. Todo o processo, desde a simulação até a aprovação e a contratação, é feito de forma exclusivamente online e em poucos passos. De acordo com a empresa trata-se de projeto inédito, desenvolvido em parceria com o Mercado Livre, que contou com o apoio do Bradesco Financiamentos e do Banco Alfa.

O sistema oferecerá apenas as taxas subsidiadas da campanha vigente, o que garantirá condições especiais durante o período da promoção, conforme a GWM. E a análise de crédito terá resposta quase instantânea, em até 60 segundos. A iniciativa busca ainda aprimorar a experiência para os vendedores nas concessionárias, que utilizarão a mesma ferramenta no atendimento aos clientes.

O processo de reserva do veículo, no valor de R$ 9 mil, permanece inalterado. Para aderir ao financiamento online da GWM, portanto, o cliente deve entrar no site GWM no Mercado Livre Brasil, selecionar o modelo pretendido e gerar o boleto do sinal neste valor. A montadora ressaltou que não é necessário pagá-lo antes da simulação do financiamento.

Propostas de financiamento online eventualmente não aprovadas no período de 1 minuto serão encaminhadas para a concessionária, a fim de que sejam buscadas outras condições. Segundo a GWM dos 30 mil carros vendidos no Mercado Livre este ano 70% foram financiados, o que reforça a importância da solução digital.