O campeão da Volvo está de volta

A Volvo Cars é diferente das outras marcas. Nessa nova fase controlada pela holding chinesa Geely, retomou identidade e postura particular. Vamos chamar de um jeito escandinavo de fazer carros, muito especial em termos de produto e de posicionamento institucional. “Fazemos carros pensando nas pessoas, para as pessoas e com as pessoas”, foi um dos mantras repetidos durante a apresentação da segunda geração do XC60, o SUV de luxo mais vendido na história da marca no Brasil.

 

Ele é o segundo dessa nova era da Volvo a desembarcar no Brasil. Chega com a missão de retomar a liderança entre os SUV de luxo, aqueles que custam mais de R$ 200 mil, como o Land Rover Discovery Sport, o Audi Q5, o Mercedes-Benz GLC e o BMW X3. O presidente da empresa, Luis Rezende, resume a importância dessa nova geração: “Já vendemos 20 mil XC60 no Brasil. Por conta do sucesso, dobramos nossa rede no País e aumentamos nosso faturamento em doze vezes”.

 

A expectativa da Volvo é que a partir de setembro sejam negociadas 250 unidades do novo XC60 por mês. A meta é fechar 2017 com 1 mil unidades vendidas, mas a campanha de pré-venda pode melhorar esses números, de acordo com o diretor comercial João Oliveira: “Foram 200 unidades na pré-venda e já estamos com a produção destinada ao Brasil comprometida até outubro”. Ainda sem projetar o desempenho em 2018 para o XC60, a Volvo conta muito com um ritmo mensal um pouco acima das 250 unidades mensais.

 

Visão 2020 – Antes de apresentar o novo XC60 vamos tratar do posicionamento global da marca, que explica as razões da Volvo trazer tantos recursos interessantes em seus produtos.

 

A Volvo é conhecida pela obsessão por segurança. Essa característica vem lá de 1959, quando a empresa criou o cinto de segurança de três pontos e não patenteou a invenção para que outras pudessem usar em seus projetos. Em 2017, a Volvo coloca no centro da sua estratégia as pessoas. Não importa a tecnologia mais avançada ou o design mais bonito se não for para um bem maior: o das pessoas. Veja os vídeos Moments (http://www.volvoca.rs/01Q4uy) com o novo XC60 e o da campanha Visão 2020 (https://youtu.be/fbQ6ye2Wy2s) para compreender como a Volvo quer ser reconhecida.

 

É um jeito um tanto óbvio de encarar a missão de fazer e vender carros. Mas encanta justamente na simplicidade do conceito “para as pessoas” e, claro, pela qualidade e eficiência dos veículos.

 

O XC60 compartilha o DNA escandinavo do XC90, um SUV grande que trouxe para o Brasil em 2015 as novas soluções e tecnologias, como a plataforma modular SPA, os sistemas semiautônomo e de segurança avançada. Todos os novos produtos da marca sueca passarão por esse banho de estilo e de tecnologia até todo o portfólio global entregar, em 2020, a chance de ninguém se ferir gravemente ou vir a óbito dentro e ao redor de um Volvo.

 

Mas o campeão de vendas dos suecos no Brasil tem personalidade própria. Um design marcante, sobretudo na traseira, a principal diferença em relação ao já conhecido XC90. Na dianteira, o destaque é o conjunto ótico apelidado de martelo de Thor e a enorme grade frontal, nova identidade global da Volvo.

 

Por dentro, a qualidade dos materiais, o acabamento primoroso e o minimalismo do painel frontal contrastam com a central de entretenimento e conectividade Sensus Connect. Acessível pela tela de nove polegadas de LCD antirreflexo e sensível ao toque, é uma peça que se destaca. Por ali é possível configurar praticamente tudo, inclusive conectar o smartphone pelos sistemas Apple Car Play e Android Auto.

 

Ao volante, o motor T5 Drive-E 2.0 litros de 254 cv acoplado em transmissão automática de oito velocidades é coadjuvante. Esse powertrain entrega desempenho, eficiência e baixo nível de emissão de poluentes exigidos nesse segmento de alto padrão. Mas o pacote City Safety de segurança ativa toma as atenções do condutor. São diversos sistemas que monitoram, alertam e atuam em situações como mudança de faixa, colisão frontal e traseira, em cruzamentos, entre outras, evitando colisões contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte.

 

O ponto alto dessa tecnologia é o Pilot Assist, ou assistente de direção semiautônoma, capaz de conduzir sozinho o XC60 na cidade ou na estrada, até a 130 km/l. Mas para isso são necessárias pistas bem sinalizadas, condição essencial para o sistema executar as manobras sem a ajuda do condutor.

 

Com uma receita que teve avaliação positiva da crítica na Europa, o XC60 vai encarar o não menos exigente consumidor de alto luxo no Brasil. Seu posicionamento de preços nesse restrito e concorrido segmento vai mostrar se todos esses atributos farão tanto sucesso por aqui também. Nessa nova fase da Volvo no Brasil e no mundo, o jeito escandinavo de fazer carros vai mostrando como pretende superar as expectativas das pessoas. Simplesmente pensando nelas. Na Suécia eles chamam isso de luxo inteligente.

 

De Dourado, SP / fotos: divulgação Volvo Cars

Autônomos: Ford fecha parceria com Domino’s.

A Ford anunciou parceria com a Domino’s Pizza para a realização de testes de veículos autônomos que, em princípio, serão realizados em Ann Arbor, Michigan, para verificar como os clientes reagirão ao receber sua encomenda por um veículo autônomo. O modelo utilizado será o Ford Fusion Hybrid. A Ford planeja iniciar a produção de veículos autônomos em 2021..

Magneti Marelli amplia oferta para Chevrolet e Citroën

A Magneti Marelli Cofap, por meio de seu braço comercial que atua no mercado de reposição de autopeças no Brasil, anunciou a ampliação de sua linha de radiadores para os modelos 2017 dos Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin. A empresa lançou, também, radiador para o Citroën C3 modelos 2003 a 2010. Esses lançamentos atendem a frota de cerca de 500 mil veículos, informou a Magneti Marelli.

60 anos de VW Kombi

O lançamento da Volkswagen Kombi no Brasil completará 60 anos em 2 de setembro: quando saiu das linhas de montagem, em São Bernardo do Campo, SP, era o primeiro veículo construído com 50% de componentes nacionais. Sua última versão, a Last Edition, foi produzida em 2013 e custou cerca de R$ 85 mil nas concessionárias. O Brasil foi o último país a fabricá-la.

Desemprego atinge 13,5 milhões de pessoas no País

A taxa de desemprego no Brasil, no 2º trimestre de 2017, foi estimada em 13%, o que representa 13,5 milhões de pessoas sem ocupação. Este indicador apresentou queda de 0,7 pp com relação ao trimestre anterior, 13,7%. Quando comparada com o 2º trimestre de 2016,11,3%, a taxa aumentou 1,7 ponto porcentual. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Pnad Contínua, relativa a abril, maio e junho, divulgada pelo IBGE.

 

A subutilização da força de trabalho recuou de 24,1% no primeiro trimestre de 2017 para 23,8% no segundo trimestre. O resultado equivale a dizer que faltava trabalho para 26,3 milhões de pessoas no País no período. No primeiro trimestre, eram 26,5 milhões nessa condição. Embora tenha recuado o total de desocupados, houve aumento no montante de trabalhadores subocupados.

 

Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, “nos estados onde houve aumento da desocupação não foram geradas vagas suficientes para dar conta do crescimento da procura pelo emprego”.

 

De acordo com a pesquisa, houve quedas em todas as grandes regiões. A exceção foi o Nordeste onde, embora tenha havido retração de 16,3% para 15,8%, técnicos consideram que há estabilidade. Na região Norte a taxa de desocupação caiu de 14,2% para 12,5% e Centro-Oeste, com recuo de 12% para 10,6%.

 

Os dados indicam que o desemprego no Sudeste passou de 14,2% para 13,6%, e no Sul, de 9,3% para 8,4%.

 

Já a taxa de rendimento médio real de todos os trabalhos fechou o segundo trimestre em R$ 2 mil 104, enquanto a massa de rendimento médio real ficou estável em R$ 185,1 bilhões.

FCA e BMW juntas em autônomos

O Grupo BMW, a Intel e a Mobileye assinaram, na quarta-feira, 16, memorando de entendimento com a FCA, Fiat Chrysler Automóveis, que se tornará a primeira montadora a se juntar ao grupo para desenvolver plataforma líder de condução autônoma, em nível global.

 

Essa parceria de desenvolvimento pretende alavancar os pontos fortes, capacidades e recursos de cada empresa para melhorar a plataforma de tecnologia, aumentar a eficiência de desenvolvimento e reduzir o tempo de lançamento para o mercado. Engenheiros trabalharão em conjunto, na Alemanha e em outros locais, a fim de facilitar o processo. A FCA contribuirá para a engenharia, recursos técnicos e conhecimentos, alcance geográfico e sua longa experiência na América do Norte.

 

Sergio Marchionne, CEO da FCA, disse que para alcançar avanços na tecnologia de condução autônoma é vital formar parcerias dos fabricantes de automóveis com os que fornecem a tecnologia: “Integrarmos esta cooperação permitirá à FCA se beneficiar diretamente de sinergias e economias de escala que são possíveis quando as empresas se unem com uma visão e um objetivo comum”.

 

Em julho do ano ´passado o Grupo BMW, a Intel e a Mobileye anunciaram que uniriam forças para tornar os veículos autônomos uma realidade, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de condução altamente automatizadas, nível 3, e condução totalmente automatizada, nível 4/5, para produção em 2021. Desde então têm trabalhado na concepção e no desenvolvimento de arquitetura que pode ser usada por vários fabricantes de automóveis em todo o mundo, mantendo as identidades de marca de cada empresa.

 

Essa cooperação continua em ritmo constante, com o objetivo de colocar nas ruas quarenta veículos de teste autônomos até o fim do ano. Também espera se beneficiar dos dados e da aprendizagem obtidos como resultado da frota de cem veículos de teste de nível 4 anunciada recentemente pela Mobileye, uma empresa do grupo Intel, demonstrando o benefício de escala dessa abordagem colaborativa.

 

Harald Krüger, presidente da BMW afirmou que a parceria com a FCA fortalecerá o desenvolvimento da solução mais relevante e avançada de nível 3 a 5 como resultado dessa colaboração global: “Os dois fatores fundamentais para o êxito da cooperação são a excelência sem compromisso no processo de desenvolvimento e no alcance da nossa plataforma de condução autônoma”.

 

Para Brian Krzanich, CEO da Intel, o futuro do transporte depende de que os líderes das indústrias automotiva e da tecnologia trabalhem juntos para desenvolver uma arquitetura que os fabricantes de automóveis em todo o mundo possam adotar e personalizar: “Estamos mais perto de entregar os veículos autônomos mais seguros do mundo”.

MAN expande oferta de caminhões no Chile

A MAN Latin America lançou no Chile quatro modelos VW Constellation: 13.190, 15.190, 17.190 e 17.230. A aplicação dos veículos, segundo a fabricante, são entregas urbanas e rodoviárias. Eles são equipados com o motor D08, que utiliza sistema de pós-tratamento de gases EGR e dispensa o uso de Arla 32.

 

“O mercado chileno demanda o que há de mais moderno em termos de tecnologia no transporte. Por isso trabalhamos junto à rede para oferecer produtos altamente competitivos e excelência no pós-vendas”, destaca Mônique Fontolan, responsável pelo atendimento de vendas para o mercado chileno.

 

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Case lança dois modelos de pás-carregadeiras

A fabricante de máquinas e equipamentos Case, do grupo CNH Industrial, lançou dois modelos de pás-carregadeiras na Expointer, evento do setor que ocorrerá até setembro em Esteio, RS. São a W20F, com motor  mecânico de 152 hp de potência, e a 621E, equipada com motor eletrônico de 137 hp.

 

No agronegócio, as duas máquinas são utilizadas no abastecimento de caminhões, carregamento de grãos, fertilizantes, abastecimento de fornos de carvão, transporte e espalhamento de materiais, entre outros.

 

“O agronegócio é hoje um dos principais mercados para as máquinas de construção, que colaboram para o aumento da produtividade no campo. Assim, as principais feiras agrícolas do país estão no nosso calendário para o lançamento oficial dos nossos produtos”, disse Roque Reis, vice-presidente da Case para a América Latina.

 

Afora os modelos para o agronegócio, outra empresa da CNH, a FPT Industrial, levou ao evento o motor N67, que emite em média 60% menos poluentes. Produzido em Sete Lagoas, MG, o N67 atende à legislação de emissões MAR-I/Tier3, em vigor no Brasil desde janeiro.

 

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