Hyundai consolida quarta posição no ranking

As mudanças promovidas pelas fabricantes de veículos em busca da retomada das vendas alteraram a posição das líderes de mercado. O desempenho do HB20 no varejo, por exemplo, permitiu à Hyundai manter-se na lista das quatro que mais vendem, movimento que levou a tradicional Ford ao quinto lugar. Essa posição, no entanto, deverá ser transitória: em 2018 o desempenho do recém-lançado Kwid, resultado de investimentos em novas linhas no Brasil, fará a Renault ocupar o quinto lugar – a não ser que a estadunidense tenha algo fantástico no bolso do colete para mostrar.

 

Segundo o especialista Roberto Barros, da consultoria IHS, um dos maiores trunfos do HB20 é a boa aceitação no mercado brasileiro:

 

“O principal responsável pela mudança nas posições do ranking de vendas foi o HB20, que tem bom volume de vendas por causa da preferência dos consumidores. Além disso o SUV Creta ajuda na consolidação da marca, pois também tem vendido mais que o Ecosport”.

 

A marca coreana tem 9,55% de participação de mercado, e a Ford mantém 8,84%, sendo que o grande responsável pelo crescimento da Hyundai vendeu 10 mil 377 unidades em agosto contra 7 mil 631 do Ka e 2 mil 40 do Fiesta. No acumulado do ano o HB20 soma 70 mil 836 carros vendidos, contra 59 mil 529 do Ka e 12 mil 615 do Fiesta.

 

Outro ponto positivo do HB20 é a sua posição no mercado, pois com as versões 1.0 [mais baratas] ele consegue competir com o Ford Ka, enquanto as 1.6 [mais caras], brigam em outra fatia do segmento, no qual está o Fiesta, além de competir com as versões 1.5 do Ka.

 

Mais uma grande mudança no ranking por marca poderá ocorrer em 2018 graças a chegada do Renault Kwid, o SUV dos compactos [como é tratado pela marca], que já vendeu mais de 2 mil carros com menos de trinta dias de vendas online e figurou no ranking dos dez carros mais vendidos em agosto.

 

A disposição agressiva da Renault para vender o Kwid no Brasil, com preços baixos com relação à concorrência, boa lista de equipamentos desde a versão de entrada e o visual moderno [puxando para os SUVs], serão alguns fatores responsáveis pelo bom volume de vendas.

 

Segundo o consultor o volume de vendas do Kwid em um ano cheio será capaz de garantir o quinto lugar do ranking para a Renault, algo inédito, ultrapassando Ford e Toyota. A briga da Renault com a Ford no ano que vem promete ser brava, unidade por unidade – com vitória Renault quando o ano terminar, aposta Roberto Barros.

Novo Polo promete terceiro turno em SBC

Após anunciar investimento de R$ 2,6 bilhões para a produção do Novo Polo e do sedã Virtus em São Bernardo do Campo, SP, a Volkswagen confirmou na segunda-feira, 4, que voltará a operar em três turnos até o fim do ano. O retorno da produção para a capacidade total da fábrica será gradual, acompanhando a curva de aceleração de produção do modelo, disse o presidente David Powels. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC está prevista para 18 de setembro a abertura do segundo turno, com o terceiro turno programado para ser exercido na sequência.

 

Com as mudanças o modelo Gol passou a ser produzido na unidade de Taubaté, SP. A produção da picape Saveiro é mantida em São Bernardo. Para Powels a empresa conseguiráa, dessa forma, ter mais produtividade com maiores foco logístico e eficiência. O Novo Polo começou a ser produzido em agosto.

 

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BMW expande pesquisas sobre sistemas de direção

O centro de pesquisa e desenvolvimento da BMW em Santa Catarina intensificou as análises sobre sistemas de assistência de direção. De acordo com a fabricante serão feitos testes no espaço, nos próximos dias, com um BMW 730xDrive, movido à diesel, que foi cedido pela matriz, na Alemanha. Ele será submetido a ensaios de controle de mudança de faixa, assistência em congestionamentos, entre outros.

 

“Com a chegada de uma versão à diesel comercializada em outros mercados, vamos ampliar as pesquisas voltadas a tecnologias de assistência de direção no Brasil”, diz Stefan Fikar, gerente Sênior de Sistemas Eletrônicos do BMW Group Brasil.

Volkswagen convoca recall de 1,8 milhão na China

Mais de 1,8 milhão de carros da Volkswagen estão sendo retirados de circulação na China devido a uma bomba de combustível defeituosa. O órgão de defesa do consumidor do país informou na segunda-feira, 4, que os modelos afetados foram fabricados pela companhia e suas duas joint-ventures chinesas, SAIC e FAW.

 

O defeito pode causar o bloqueio do motor devido a uma falha eletrônica na bomba de combustível. Foram convocados os modelos Magotan fabricados de 2007 a 2014, o CC produzido pela FAW de 2009 a 2014, e o Passat produzido pela SAIC de 2011 a 2015. Cerca de 19 mil modelos importados também foram afetados.

 

A VW tomou conhecimento do defeito no componente após uma investigação promovida pelas as autoridades chinesas que começou em abril de 2016. Na semana passada, a empresa convocou 281 mil veículos nos Estados Unidos devido a problemas similares com a bomba de combustível.

 

Em março, a fabricante anunciou campanha de recall que envolveu cerca de 680 mil carros da marca Audi na China por defeitos em bombas de refrigeração que poderiam levar a incêndios no motor. E em maio, a FAW convocou quase 580 mil VW Golf e Sagitar por causa de um defeito do fusível do farol.

 

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Vendas na Colômbia seguem abaixo de 2016

Visto como um mercado em ascensão na América Latina, sobretudo após anúncio do acordo bilateral com o Brasil que também diz respeito às exportações de veículos, a Colômbia apresenta um perfil de vendas abaixo dos volumes comercializados no ano passado. De janeiro a agosto deste ano foram emplacados no país vizinho 152 mil 651 automóveis, 2,9% menos do que o volume de licenciamentos verificado no mesmo período no ano passado.

 

Segundo a Andemos, a associação das montadoras que atuam no país, a desaceleração do mercado colombiano está sujeita a diferentes fatores, principalmente à queda do PIB nacional, à alta do dólar e consequente falta de confiança do consumidor. Embora o mês passado tenha sido o segundo melhor do ano nas vendas com 20 mil 925 unidades – março fechou com 21 mil 49 unidades – o volume foi 6,8% menor do que as vendas feitas em agosto do ano passado.

 

Para Antônio Jorge Martins, especialista em gestão da cadeia automotiva da Fundação Getúlio Vargas, o momento pelo qual está passando o setor automobilístico da Colômbia é similar ao quadro brasileiro há alguns anos no que diz respeito ao consumo: “Pesa contra a Colômbia, entretanto, o fato de não ter fábricas e, por conta disso, não contar com capacidade de exportação, fator que ajudou as empresas daqui a se manterem produtivas”.

 

Martins acredita que o mercado colombiano deverá superar algumas barreiras para atender às expectativas que muitas empresas, principalmente as brasileiras, depositam no país: “Mesmo com o mercado em baixa, não foram interrompidos os investimentos no mercado vizinho, pelo contrário, é comum observarmos empresas anunciando expansão na Colômbia. O governo local precisa, no entanto, resgatar a confiança do consumidor e aquecer a economia”.

 

A Chevrolet segue como líder de venda na Colômbia com 33 mil 647 automóveis emplacados de janeiro a agosto, um volume 12,5% menor que o verificado nos oito meses do ano passado. A Renault foi a segunda empresa que mais vendeu carros no país, 30 mil 945 unidades, menos 2,1% que de janeiro a agosto de 2016. A Nissan, terceira em vendas com 13 mil 394 carros emplacados, apresentou crescimento no volume de licenciamentos, 23,6% na comparação com o desempenho dos oito meses do ano passado.

 

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Magneti Marelli lança amortecedores para Jeep Compass

A Magneti Marelli, fabricante de componentes para o mercado de reposição, expandiu a oferta de amortecedores da marca Cofap para todas as versões do Jeep Compass, modelo SUV fabricado pela FCA em Goiana, PE. Integram o portfólio um par para o eixo dianteiro, comum a todas as versões, e três pares para o eixo traseiro, conforme as diferentes versões do modelo.

Sobem as vendas de SUVs em plataforma online

As vendas de veículos da categoria SUV cresceram na plataforma de e-commerce OLX. Segundo dados da empresa, de janeiro a julho deste ano foram vendidas 40 mil 633 unidades, 30,5% mais que no mesmo período em 2016. Ford Ecosport, Hyundai Tucson e Renault Duster foram os três modelos mais vendidos, indicou o levantamento feito pela companhia. Ele apontou também que 70% dos veículos vendidos tem ano igual ou superior a 2010, e 37% tem ano igual ou superior a 2013. Os Estados que mais venderam carros SUV na OLX foram Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Meritor mira mercado nordestino com lubrificantes

A Meritor, fabricante de autopeças para veículos comerciais, anunciou o lançamento de uma linha de óleos lubrficantes de eixos diferenciais na região nordeste do País. Os produtos, um sintético especificação 75W90 e um mineral 85W140, chegaram ao mercado de reposição em abril deste ano na feira Automec. Desta vez, a linha será divulgada na Autonor 2017, entre os dias 13 e 16 de setembro. De acordo com Luís Marques, gerente de Marketing e Aftermarket da Meritor, a Autonor representa uma oportunidade para estreitar o relacionamento com o mercado local, além da aproximação com o público varejista: “A região Nordeste tem bastante potencial de crescimento e importância para a Meritor”.

Vendas na Argentina crescem 30% até agosto

Os emplacamentos de automóveis na Argentina, maior parceiro comercial do setor automotivo brasileiro, totalizaram 618 mil 941 unidades de janeiro a agosto, segundo dados da Acara, a associação dos concessionários do país vizinho. O volume representa um crescimento de 30,4% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram emplacados 474 mil 777 veículos.

 

A expectativa tanto do lado argentino, quanto do brasileiro, é que o país quebre o recorde anual até dezembro. As projeções indicam vendas de 800 mil a 900 mil unidades. Na comparação dos meses de agosto de 2016 e 2017, o volume de licenciamentos no mercado argentino cresceu 16,2%: de 72 mil 866 para 84 mil 687.

 

A entidade que agrupa a rede de concessionários da Argentina apontou que os veículos mais vendidos no país são o Volkswagen Gol, o Chevrolet Onix e o Renault Sandero. Por comunicado, a Ancara informou que apesar da alta das vendas há uma preocupação com a baixa rentabilidade do mercado.

 

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Vendas superam 200 mil pela primeira vez no ano

Em agosto foram emplacadas 216 mil 534 veículos no País, melhor volume registrado desde dezembro de 2015, confirmando as expectativas do mercado, antecipadas por AutoData, de retomada das vendas em função da melhora da confiança do consumidor brasileiro. Os emplacamentos no mês representam alta de 17,75% na comparação com o desempenho de agosto do ano passado. De janeiro a agosto, segundo a Fenabrave, foram 1 milhão 420 mil 662 unidades, alta de 5,33%.

 

Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o resultado apurado em agosto é reflexo da percepção, por parte de consumidores e investidores, na melhora da economia: “A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do desemprego, fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse. Isso fez com que as vendas em dias úteis fossem positivas em 4,8% na soma de todos os segmentos”.

 

As vendas de automóveis totalizaram no mês passado 180 mil 888 unidades, 21,43% mais que em agosto de 2016. O modelo mais vendido no período foi o Chevrolet Ônix, da General Motors, com 18 mil 513 unidades emplacadas. O veículo segue na liderança do mercado com 116 mil 982 unidades vendidas até agosto. Hyundai HB20, 70 mil 836, e Ford Ka, 59 mil 529, fecham o grupo dos três mais vendidos no ano.

 

Separando por categorias, o Ford Ka foi o mais vendido na categoria veículos de entrada, em agosto: 7 mil 631 unidades emplacadas, representando 24,3% das vendas no segmento. Ainda que o veículo da Ford seja o destaque, o Renault Kwid merece atenção por ter conseguido figurar nos dez mais vendidos do País em menos de 30 dias disponível para venda pela internet. As concessionárias venderam em agosto 2 mil 610 unidades e, no mês, superou as vendas do Sandero, que teve 2 mil 595 unidades vendidas.

 

No segmento que mais cresce no País em termos de vendas, o de SUVs, o Jeep Renegade foi o modelo mais vendido em agosto, 4 mil 576 unidades. Na sequência o Honda HR-V, 4 mil 419 unidades, Hyundai Creta, 4 mil 379, Jeep Compass, 4 mil 195, e Nissan Kicks, 3 mil 469. Analisando os dados de vendas acumuladas de janeiro a agosto, no entanto, a liderança do mercado é do Honda HR-V, com 31 mil 146 unidades vendidas, participação de 12,20% do segmento que representa 21,63% do mercado de veículos nos oito meses do ano.

 

As vendas de caminhões no acumulado do ano seguem menores que as registradas em 2016. De janeiro a agosto, foram 30,8 mil unidades, 10,7% menos. Na comparação do desempenho de venda mensal, no entanto, o cenário é de crescimento. Em agosto, foram vendidas 4 mil 819 veículos, 9,9% mais que em agosto do ano passado. As vendas de ônibus foram 5,3% menores no acumulado do ano na comparação com o período em 2016: 9 mil 774. Em agosto, foram 1 mil 844 unidades vendidas, 30,41% mais que no mesmo período do ano passado.

 

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