New Holland amplia estrutura de marketing

A New Holland fez mudanças na estrutura de seu departamento de marketing e criou dois novos cargos, para profissionais de marketing de produto e de marketing comercial.

 

O marketing comercial faz a ligação da diretoria comercial e o marketing de produto, provendo estratégias para o mercado e dando apoio para a rede de concessionários, que no Brasil possui mais de duzentos pontos de venda.

 

Para essa área foi nomeado Felipe Schroeder Vieira [na foto, à direita], que está na empresa desde 2012, quando entrou como gerente de grandes contas. Eduardo Kerbauy de Freitas Luís continua à frente da área de marketing de produtos, desempenhando a função desde novembro do ano passado.

 

Fotos: Divulgação

Iveco promove festival de peças

A Iveco promove até o final de setembro campanha comercial de descontos em peças de reposição. Chamada Festival de Peças 2017, o evento terá oferta de componentes com até 50% de desconto. Segundo a empresa, o volume de peças com descontos na edição da campanha deste ano é três vezes maior que a da edição passada do evento.

Osram fornecerá lâmpadas para moto Honda

A Osram anunciou que será fornecedor das lâmpadas para os faróis de seis modelos de motocicletas da linha CG, da Honda. De acordo com Felipe Pegorelli, coordenador de vendas para OEM, são lâmpadas especiais que promovem iluminação em longas distâncias. As lâmpadas serão instaladas nos modelos Cargo, Fan, Start e Titan.

Jamef nomeia novo presidente

A operadora de transporte e logística Jamef anunciou Ricardo Botelho como novo presidente. O executivo, que já presidiu empresas como Remil e Cola-Cola Femsa, substituiu Adriano Depentor, que passou a fazer parte do conselho de administração da companhia.

O futuro visto de Frankfurt

Não são apenas conceitos e novos modelos que fazem sucesso no Salão de Frankurt, Alemanha, aberto de 14 a 24 de setembro. Algumas das apostas de algumas marcas são novas tecnologias, sinalizando mudanças que poderão acontecer no futuro do setor automotivo.

 

A Mercedes-Benz mostrará ao público duas novas fontes alternativas de combustível. A primeira estará no conceito smart Vision EQ, para a mobilidade urbana individual: o conceito autônomo buscará o passageiro no lugar que ele selecionar e o levará até o destino final, dispensando o uso de pedais e volante.

 

Outra novidade é a geração de veículos com célula de combustível que está sendo desenvolvida na plataforma do GLC. O primeiro modelo será o GLC F CELL, que fará sua estreia em Frankfurt, trazendo presumível grande autonomia com, igualmente presumível, baixa emissão de poluentes, combinando a célula de combustível e bateria em um veículo híbrido plug-in. A companhia também terá no salão a nova picape, Classe X, o novo Classe S e o seu primeiro hypercar desenvolvido pela AMG, com 1 mil cv de potência.

 

A Audi, concorrente direta da Mercedes-Benz, também mostrará um conceito que não utiliza pedais nem volante, com design 2+2, considerado pelos seus profissionais um grande salto no futuro da mobilidade. O Aicon terá quatro motores totalmente elétricos com 260 kW, 56,1 kgfm, autonomia de 700 a 800 quilômetros, baterias de corpo sólido, que tem capacidade de carga maior que as de íon de lítio e de unir novidades ligadas à transmissão, suspensão, digitalização e sustentabilidade. O tempo de recarga é outro ponto positivo do Aicon: 80% da carga são obtidos em 30 minutos utilizando o sistema de alta tensão de 800 volts.

 

Outra novidade da Audi é o R8 V10 RWS, série limitada em 999 unidades, que será vendido nas versões cupê e spyder. O motor 5.2 V10 de 540 cv de potência acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, informa a companhia. A tração será traseira, sendo a grande novidade de uma série especial da Audi.

No caso da BMW o principal conceito é o I Visiton Dynamics, que é um gran coupe com motor elétrico que dispõe de 600 quilômetros de autonomia e acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos. O modelo guardará posição do elétrico i3 ao esportivo i8.

 

“Temos mais veículos elétricos rodando nas ruas do que qualquer concorrente e estamos empenhados em expandir nossas atividades no campo da mobilidade elétrica como parte da nossa estratégia Number One>NEXT”, disse o presidente do conselho de administração da BMW, Harald Krüger. “Até 2025 teremos 25 modelos com sistema de propulsão eletrificada, dos quais doze serão puramente elétricos. Com o BMW i Vision Dynamics estamos apresentando a forma como prevemos o futuro da mobilidade elétrica do i3 ao i8: um dinâmico e progressivo gran coupe de quatro portas.”

 

A Volkswagen segue o seu caminho para tornar elétrica a maioria dos seus modelos após do dieselgate, sendo que uma das estrelas em Frankfurt é o I.D Crozz, SUV conceito com anunciados dois motores elétricos, 306 cv de potência ou 225 kW, e autonomia informada de 500 quilômetros. Este conceito é o terceiro da família de modelos elétricos que chegarão ao mercado a partir de 2022.

 

Como disse o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, “a marca Volkswagen está se preparando para investir cerca de 6 milhões de euro na mobilidade eléctrica, nos próximos cinco anos”.

Foto: divulgação

Veículos VW terão versões elétricas. Em 2030.

O Grupo Volkswagen prometeu, durante a realização do Salão de Frankfurt, versões elétricas e híbridas de seus automóveis até 2030. Para alcançar a meta, que envolve veículos Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Porsche o grupo investirá US$ 24 bilhões – m o dobro do anunciado anteriormente pela companhia. Em abril o grupo anunciou investimento de US$ 12 bilhões no desenvolvimento de tecnologias verdes como resposta ao escândalo mundial de emissões, o dieselgate.

 

O plano anunciado na segunda-feira, 11, na Alemanha, envolve o lançamento de oitenta veículos até 2025, sendo cinquenta elétricos e os demais movidos a motores híbridos, de acordo com o site Automotive News.

 

O escândalo de emissões provocou mudança estratégica no Grupo Volkswagen, que ao longo do primeiro semestre acompanhou avanços na produção de baterias, luta global contra a poluição e consequente aumento da pressão sobre os fabricantes de automóveis para acelerar o desenvolvimento de alternativas de emissão zero.

 

Como forma de recuperar o tempo no campo dos veículos limpos a VW iniciou processo de seleção de parceiros na China, Europa e América do Norte para fornecimento de células de bateria e tecnologia.

 

Há, também, a possibilidade de serem criadas duas plataformas para o desenvolvimento desses novos veículos. Os projetos, segundo a empresa, teriam como foco o suporte aos novos sistemas de propulsão e baterias. O programa de veículos elétricos se concentrará na nova plataforma modular MEB, que apoiará todos os veículos elétricos de mercado de massa do grupo.

 

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Segundo semestre terá vendas diárias maiores

O desempenho das vendas de automóveis de janeiro a agosto, com média diária de 9 mil unidades, aumentou as expectativas no setor automotivo acerca de maiores volumes até o fim do ano. Junho e agosto, segundo a Anfavea, registraram médias de vendas acima de 9 mil unidades/dia, e o que a entidade anseia para dezembro, mês com histórico de mais negócios com relação ao demais períodos do ano, é que a média fique próxima às 10 mil unidades/dia.

 

Antônio Megale, presidente da Anfavea, disse que a projeção da média de vendas foi feita com base em critérios técnicos que levaram em consideração a maior presença de feriados do segundo semestre e a instabilidade política: “9 mil é um bom número, e chegamos a ele levando em consideração feriados e certa instabilidade política. Estamos mirando nos 9 mil mas se acertamos para cima ficarei muito feliz. Dezembro é o melhor mês do ano. Podemos até superar isso e chegar próximo às 10 mil”.

 

A projeção de vendas foi revisada pela entidade na quarta-feira, 6. O volume esperado para o ano saltou de 2 milhões 133 unidades para 2,2 milhões, volume que, se alcançado, será 7,3% maior do que o registrado em 2016. O desempenho de junho ficou acima da média, chegando a 9 mil 284 unidades/dia. Em agosto a média evoluiu para  9 mil 415 unidades vendidas diariamente, segundo aferição da Anfavea. Ambas as médias superaram a melhor do ano passado, alcançada em dezembro, 9,2 mil unidades/dia.

 

A entidade justifica a sua expectativa levando em consideração o aumento da média de negócios em todos os estados. De janeiro a agosto a média diária cresceu no País: Até março as médias mais altas foram registradas em três estados: Alagoas, Minas Gerais e Roraima. Em agosto 22 dos 27 estados mostraram elevação da média. Ainda estão abaixo da média nacional as vendas na Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia.

 

O crescimento nos números de vendas em agosto, melhor mês até aqui, se deu em função dos negócios envolvendo veículos leves: foram 210 mil 142 unidades vendidas, 17,9% a mais do que em agosto de 2016. As vendas de automóveis chegaram a 180 mil 903 unidades, 21,5% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Foram vendidos mais automóveis equipados com motores de cilindrada maior do que 1.0, 116 mil 946, crescimento de 4,9% com relação a agosto de 2016. Na gama do motor 1.0 foram vendidas 60 mil 968 unidades, 11,2% a mais.

 

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Implementos em recuperação: quer crescer 5% este ano.

O segmento de caminhões está reduzindo suas perdas ao longo de 2017: no começo do ano a queda nos licenciamentos era de 33,3%, índice que caiu para -11,1% no fim de agosto. Esta recuperação está sendo refletida no desempenho de vendas de implementos rodoviários, que começou o ano com queda de 30,4% no primeiro bimestre e, após seis meses de produção, registrou queda de 14,37%, com boas expectativas para o fim do ano:

 

“O presidente da Anfir, Alcides Braga, disse que “estamos reduzindo as perdas em 2017 e a tendência é a de que o segmento continue mostrando sinais de recuperação. A expectativa para os últimos quatro meses tem dois cenários: -16% de queda ou 5% de crescimento, no cenário mais otimista”. 

 

A confiança do consumidor no mercado e a expectativa positiva para o PIB de 2017 e 2018, ele acredita, ajudarão a aquecer o segundo semestre, que é historicamente melhor e, também, os primeiros dois meses do ano que vem:

 

“Nesse setor o segundo semestre quase sempre é melhor do que o primeiro, e o crescimento da confiança do consumidor no mercado e os indicadores positivos para o PIB deste ano e de 2018 trazem confiança para os empresários, que podem retomar seus investimentos, indicando um começo de 2018 melhor do que o deste ano”.

 

De janeiro a agosto deste ano foram vendidas 36 mil 505 unidades, contra 42 mil 629 no mesmo período do ano passado [-14,37%]. Seis segmentos de mercado do setor de reboques e semirreboques aumentaram o número de emplacamentos neste período: baú carga geral [47,60%], carrega tudo [1,68%], baú frigorífico [14,89%], baú lonado [22,09%], tanque carbono [2,61%] e tanque alumínio [11,11%]. Outros dois segmentos registraram queda menor do que 1%: basculante [-0,71%] e dolly [-0,70%].

 

Com isso a Anfir acredita que em breve o número de segmentos crescentes será de oito, pois essa pequena queda deve ser revertida nos próximos meses.

Desempenho

A área, ou subsegmento, de reboques e semirreboques teve retração de 8,14% de janeiro a agosto, na comparação com período igual em 2016: foram emplacadas 15 mil 290 unidades em 2017, contra 16 mil 645 nos oito primeiros meses do ano passado.

E em carrocerias sobre chassis a queda, no acumulado do ano, foi de 18,35% comparado ao mesmo período do ano passado: foram vendidos 36 mil 505 implementos em 2017 contra 42 mil 629 nos oito primeiros meses de 2016. 

Fenatran

Maior feira de transporte de carga da América Latina a Fenatran “traz mais fôlego ao setor, que espera um estreitamento no relacionamento das empresas e seus principais clientes, podendo até resultar em negócios”, disse, em comunicado, o diretor executivo da Anfir, Mário Rinaldi.

Foto: divulgação

Peugeot lança 208 com caixa automática de seis marchas

A Peugeot anunciou o lançamento de uma série limitada do modelo 208 chamada Urbantech. Assim como os demais veículos da gama de 2018 – 208, 2008 e 3008 – o veículo é equipado com caixa automática de seis velocidades. O preço sugerido pela fabricante é de R$ 74 mil 490.

 

O modelo é baseado na versão Griffe 1.6 EAT6. Mais esportivo, segundo a empresa, tem rodas de 17 polegadas, conjunto ótico em LED, bancos em couro, tecido e tapetes personalizados e o sistema de direção i-Cockpit.

 

O modelo, assim como as demais versões da gama, tem instalada central multimídia compatível com Apple CarPaly e Android Auto. A versão Urbantech está disponível nas cores Dark Carmin e Branco Nacré.

 

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Neobus tem mais trinta ônibus em Nova Friburgo

A Neobus, de Caxias do Sul, RS, vendeu trinta ônibus do modelo Mega Plus para a operadora Friburgo Auto Ônibus, de Nova Friburgo, RJ. O negócio faz parte do programa de renovação da frota da empresa.

 

Segundo Eurico Quintela, gerente de vendas da Neobus, a companhia tem dedicado especial atenção às oportunidades no segmento urbano ampliando a presença em grandes centros: “As empresas estão voltando a renovar suas frotas e estamos preparados para atender a essa demanda”.

 

Os ônibus possuem 12 m 40 de comprimento total com capacidade para transportar 45 passageiros sentados. Eles foram equipados com chassi Mercedes-Benz OF 1721L. O veículo possui sistema de ar-condicionado, entradas USB, elevador e iluminação interna em LED.

 

Foto: André Kloss