Caminhões brancos são 85% das vendas Mercedes-Benz

Na prática os caminhões vendidos pela Mercedes-Benz no Brasil são ou brancos ou vermelhos, sendo que a primeira cor representa 85% das vendas e a outra 7,5% — as mais baratas por serem cores sólidas. Os últimos 7,5% são de cores diversas escolhidas pelos clientes. Mas a preferência pelo branco envolve uma série de questões, como o valor, disse o gerente de produto Marcos Andrade:

 

“O preço final pode ser 1% mais baixo se a escolha do frotista for pelo branco”.

 

Com isso, na hora de uma compra grande, esse 1% pode fazer a diferença.

 

O branco tem um valor melhor de revenda e também é mais fácil de repassar, pois não entrará em conflito com as possíveis cores usadas pela empresa que comprará o caminhão.

 

Maior facilidade na hora dos reparos é outro ponto positivo: se uma parte do para-choque precisar ser pintada o branco é mais fácil de aplicar e deixar no mesmo tom do resto da peça, enquanto outras cores darão mais trabalho e, dependendo do caso, será necessário pintar a peça toda. O custo do reparo também é mais barato.

Renault avança na América Latina

O volume de vendas do Grupo Renault cresceu na América Latina, região onde tem investido na produção de novos modelos e na nacionalização de componentes. No primeiro semestre vendeu 181 mil 438 veículos, 14,5% a mais do que o volume de vendas verificado nos mesmos seis meses do ano passado. Os emplacamentos feitos na região representaram 10% das vendas da globais companhia, segundo balanço divulgado na terça-feira, 19. A fabricante atribuiu o desempenho às vendas dos modelos de entrada Sandero, Logan, produzidos no Brasil, e às da picape Oroch, feita na Argentina.

 

A recuperação que o mercado brasileiro vem demonstrando este ano refletiu nos números da companhia referentes ao primeiro semestre. Houve alta de 5,1% nas vendas da empresa feitas no País, onde a Renault deteve 7,4% de participação de mercado até junho: foram 73 mil 416 veículos, resultado que situa o mercado brasileiro como o seu sétimo maior em volume de vendas no semestre.

 

O mercado argentino, que este ano deverá bater seu recorde de emplacamentos, foi mais promissor em termos de vendas: as entregas aumentaram 45,6% na comparação com o volume do primeiro semestre de 2016 contra crescimento do mercado interno de 34% no mesmo período. e o histórico da marca Renault, uma das primeiras a vender carros aos argentinos, foram os fatores apontados no balanço como favoráveis o desempenho regional.

 

Ainda que a Argentina tenha proporcionado mais oportunidades de negócios à Renault foi no Brasil que se concentraram os maiores investimentos da companhia na América Latina por ser o seu principal hub de exportação na região. O mais recente, anunciado em agosto, foi de R$ 750 milhões que serão aportados em uma nova fábrica de injeção de alumínio e na expansão da unidade de motores em São José dos Pinhais, PR. O último ciclo de investimento, de R$ 500 milhões, que seria aplicado até 2019, foi consumido antes do tempo por causa do desenvolvimento do compacto Kwid, lançado no Brasil em agosto.

 

No mundo todo o Grupo Renault vendeu 1 milhão 879 mil 288 veículos no primeiro semestre, 10,4% a mais do que as vendas do mesmo semestre do ano passado. As vendas geraram receita de € 29 bilhões 537 milhões, alta de 17,3%, incluindo vendas de veículos e serviços financeiros. O hatch Sandero foi o seu modelo mais vendido globalmente, 253 mil 798 unidades, mais 34,9%. O volume das vendas do modelo foi maior fora da Europa, 148 mil 489 unidades, um crescimento de 54,3%, contra 105 mil 309 emplacamentos registrados no continente, no primeiro semestre, alta de 14,5%.

 

O sedã Logan foi o segundo mais vendido, com 158 mil 628 unidades, 8% a mais do que no ano passado. Na Europa foram entregues 22 mil 283 unidades, 6% a mais do que em 2016. Nos demais mercados onde o veículo é vendido foram 136 mil 245 unidades, alta de 8,3% sobre o volume de idêntico semestre do ano passado.

 

O desempenho das vendas globais dos dois modelos no primeiro semestre produziram reflexos distintos no fluxo de produção de cada um. Os resultados referentes ao período denotam que a empresa, de janeiro a junho, projetou uma maior demanda pelo seu modelo mais vendido, ao passo que as projeções para o Logan foram menores. A produção global do Sandero foi de 234 mil 907, mais 40,3% do que a produção do modelo no mesmo período do ano passado. Já no caso do Logan foram 116 mil 838, 3,1% acima do que o volume de 2016.

 

SUV – Se as vendas dos utilitários Duster e Captur, lançado em junho, vão bem no mercado brasileiro no contexto das vendas globais o cenário é de queda dos números na comparação com o desempenho comercial dos modelos registrado no primeiro semestre de 2016. Foram vendidas 154 mil 982 unidades Duster, queda de 6% no volume, e 130 mil 181 unidades Captur, menos 6,3%.

 

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Licitação dos serviços de ônibus no Estado de São Paulo está aberta

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, publicou no Diário Oficial de sábado, 16, decreto que autoriza licitação para a concessão de serviços de transporte coletivo intermunicipal na Região Metropolitana de São Paulo, que são prestados por linhas regulares de ônibus e outros veículos de baixa e média capacidade, incluindo a operação e a manutenção de garagens e terminais.

 

Atualmente as linhas são 562, que ocupam frota de 4 mil 599 ônibus que atendem a mais de 2 milhões de passageiros/dia, informa a secretaria. A licitação prevê melhorias nas linhas, na insfraestrutura de terminais e no sistema de bilhetagem. Parte dos veículos deverá oferecer ar-condicionado, wi-fi, câmbio automático e motor traseiro.

 

O prazo para concessão será de quinze anos e as empresas que poderão participar são individuais, consorciadas e grupos internacionais. Uma sessão publica para recebimento e abertura das propostas será realizada em 21 de novembro — vencerão aquelas que apresentarem a proposta de traifa mais baixa.

Iveco comemora 20 anos de operação no Brasil

A Iveco está comemorando 20 anos de operações no Brasil, com dezessete anos de produção local na fábrica de Sete Lagoas, MG, onde são produzidos veículos comerciais, de transporte de passageiros e de defesa. A empresa apresentou versões comemorativas e novos veículos, como o Tector Auto-Shift, e patrocinou ações de interação com caminhoneiros.

 

No vigésimo ano de operação na América do Sul um dos motivos para a iveco comemorar são as exportações: foram 1,7 mil unidades no primeiro semestre, volume 144% maior do que no mesmo período de 2016. De acordo com o vice-presidente da companhia para a América Latina, Marco Borba, “nossos produtos fazem parte de frotas no Brasil e no Exterior, seja no transporte de cargas ou de passageiros”.

Venda de caminhões, ônibus e vans cresce 20,4% na OLX

A venda de caminhões, ônibus e vans por meio da plataforma de negócios on line OLX cresceu 20,4% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2016. De acordo com comunicado distribuído na terça-feira, 19, nos primeiros seis meses do ano foram vendidas 74 mil 181 unidades pelo site de compra e venda. A procura também tem crescido, disse o diretor de vendas Marcos Leite:

 

“Somente em julho tivemos mais de 2 milhões de pessoas acessando a categoria de caminhões, ônibus e vans no site e no aplicativo da OLX”.

 

O Estado do Paraná foi aquele onde as buscas aumentaram mais no primeiro semestre, 37,3%, sendo o segundo Estado que mais vendeu, com 8 mil 748 vendas operações — atrás de São Paulo, com 16 mil 273, e seguido por Minas Gerais, 6 mil 384, Rio de Janeiro, 5 mil 393, e Rio Grande do Sul, 4 mil 995.

Ford será parceira da Mahindra na Índia

Ford e Mahindra anunciaram na segunda-feira, 18, a formação de aliança para o desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e de programas de mobilidade na Índia: as equipes das empresas atuarão em conjunto ao longo de três anos. A parceria se deu em função do crescimento do mercado de serviços públicos, de eletrificação e de produção de baterias.

 

Para Pawan Goenka, diretor da Mahindra, o setor automotivo passa por mudanças nesses três pilares e a parceria com a Ford acelerará o processo de adoção de novas tecnologias: “Vemos a necessidade de antecipar as novas tendências do mercado, explorar alternativas e buscar maneiras de colaborar. O anúncio de hoje proporcionará oportunidades para ambos os lados”.

 

A Mahindra liderou o segmento de veículos utilitários na Índia durante as últimas sete décadas, e é a única companhia com oferta de veículos elétricos no mercado daquele país. A Ford entrou no mercado indiano em 1995 e sua produção, lá, em quatro fábricas, é fundamentalmente voltada para o mercado externo.

 

A produção da Ford na Índia é a maior em número de empregados fora dos Estados Unidos, com mais de 14 mil funcionários.

 

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Vendas chegam a 91,6 mil na quinzena

As vendas de veículos, na primeira quinzena de setembro, atingiram a marca de 91,6 mil unidades, segundo dados do Renavam apresentados a AutoData por uma fonte do mercado. O volume vendido nos dez dias úteis do período confirma as expectativas da Anfavea de manutenção da média diária em 9 mil unidades por dia no País até o fim do ano.

 

Mantida essa média até o fim do mês, mais o esforço comercial empreendido pelas empresas fabricantes nos últimos dias, no sentido de acelerar as vendas, o volume deverá ser similar àquele registrado em agosto, informou a fonte. Naquele mês foram vendidos 216 mil 534 veículos, o melhor volume registrado desde dezembro de 2015.

 

Os emplacamentos de agosto representaram alta de 17,75% na comparação com o desempenho no mesmo período de agosto do ano passado. De janeiro a agosto, segundo a Fenabrave, foram emplacadas 1 milhão 420 mil 662 unidades, o que representa alta de 5,33% na comparação com os oito mesmos meses do ano passado.

 

O resultado apresentado no período fez com que as fabricantes revisassem as projeções para licenciamentos pela segunda vez no ano. A hipótese mais atual é a de que sejam emplacados no País, até o fim do ano, 2,2 milhões de veículos, um volume 7,3% maior do que o de 2016.

 

No segmento de automóveis e comerciais leves a General Motors segue como líder, com 219 mil 414 unidades licenciadas até agosto, 13% a mais do que o volume emplacado no mesmo período do ano passado. A FCA vendeu 170 mil 238 unidades de veículos Fiat e Jeep, alta de 4,45%. A terceira do mercado, a Volkswagen, fechou os oito primeiros meses com 138 mil 888 veículos vendidos.

 

O segmento de comerciais leves apresentou crescimento de 1,3% no volume de vendas de janeiro a agosto na comparação com o desempenho de 2016: 201 mil 862 veículos contra 199 mil 212 de 2016.

 

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Fábrica da GM no Canadá está em greve

A Fábrica da GM em Ingersoll, no Canadá, entrou em greve no úlitmo domingo, 17, após o último turno de produção, às 22h59. O sindicato local teve uma reunião com os representantes da empresa no domingo de manhã e não houve acordo.

 

Como já tinha sido divulgado, sem a definição do acordo, os 2 mil 750 trabalhadores não voltaram aos trabalhos nesta segunda-feira, 18, e aguardam um acordo entre o sindicato e a fabricante

 

Na planta que está parada a GM produz o SUV Equinox, terceiro carro mais vendido da empresa nos Estados Unidos.

Novo BMW Série 4 Cabrio Sport chega por R$ 294.950

O novo BMW Série 4 Cabrio Sport já está sendo vendido no Brasil por R$ 294 mil 950, em versão única. Algumas novidades são: rodas esportivas aro 19, acabamento interno com novos materiais, faróis de LED e kit multimídia com conectividade CarPlay.

 

Sob o capô, novo conversível tem motor 2.0 turbo de 252 cv de potência e torque de 35 kgfm que acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. O câmbio é automático de oito velocidades.

 

Uma tecnologia que a fabricante destacou é a função Eco Pro, capaz de reduzir o gasto de combustível em até 20%, assim como o start-stop e regeneração de frenagem, que também ajudam na economia.

 

A lista de itens de série tem sistema de segurança de capotamento, quatro airbags, controles de tração e estabilidade, bancos elétricos esportivos, kit multimídia com CarPlay e tela de 8,8 polegadas.

Caoa oferece salão de jogos, biblioteca e novo refeitório em Anápolis

A Caoa, montadora com fábrica em Anápolis, GO, está fazendo melhorias em suas instalações para atender melhor seus colaboradores. Na semana passada a empresa inaugurou o refeitório reformado, com 580 m².

 

O local tem capacidade para quase 280 pessoas e começar a servir às 5h 900 cafés da manhã. Entre almoço e jantar, 1.400 refeições são servidas diariamente, encerrando o trabalho à 1h da manhã, servindo a última ceia aos funcionários. O refeitório será administrado por uma empresa terceirizada, que fez algumas exigências para fechar o contrato, como uma máquina para lavar os pratos, talheres e bandejas, que gerará 20% de economia de água.

 

Recentemente, outras novidades também foram entregues aos funcionários, como a BiblieoteCAOA, inaugurada com 600 livros e dez computadores, e o Salão de Jogos climatizado, com mesas de pebolim, ping pong, sinuca e xadrez.