Porsche lança versão híbrida do Panarema Sport Turismo

A Porsche anunciou a chegada de mais um modelo híbrido ao seu portfólio, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, com tecnologia plug-in. O lançamento tem motor 4.0 V8 que trabalha junto com um motor elétrico, gerando juntos 680 cv de potência e 85 kgfm, sendo a versão mais rápida. Com esse motor o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 310 km/h.

 

A bateria usada é de íons de lítio, que gera 14,1 kWh e pode ser carregada em duas, quatro ou seis horas, dependendo do carregador e da conexão à rede elétrica. A autonomia usando apenas o motor elétrico é de 49 quilômetros e o consumo no modo híbrido é de 3 litros a cada 100 quilômetros.

Mercedes-Benz apresenta rascunho da nova Sprinter

A Mercedes-Benz apresentou na segunda-feira, 25, em Atlanta, nos Estados Unidos, o que poderá ser o novo modelo da van Sprinter, veículo produzido pela fabricante na Argentina para atender o mercado local e cujo lançamento é esperado para o próximo ano, na Europa.

 

O destaque notável do esboço, apresentado no evento North America Commercial Vehicle Show, é a similaridade do design da parte dianteira do veículo, que se parece com o aplicado na picape de luxo Classe X lançada em julho deste ano.

 

Segundo a fabricante, o modelo deverá introduzir a gama de comerciais leves no universo dos sistemas de telemática e assistência de condução.

 

Volker Mornhinweg, chefe da Mercedes-Benz Vans, disse no evento que o foco da empresa na próxima geração da Sprinter está direcionado em adaptar o veículo aos segmentos a que ele se destina:

 

“Queremos fazer mais do que apenas construir os melhores veículos. Queremos oferecer a solução de mobilidade mais adequada para cada setor e para cada tarefa de transporte. E esse é precisamente o nosso foco com a próxima geração do Sprinter como uma solução global do sistema”.

 

Foto: Divulgação

Cummins mostrará novidades na Fenatran

A Cummins terá algumas novidades na 21ª Fenatran, que acontece de 16 a 20 de outubro, no Expo São Paulo. A fabricante  mostrará o motor ISG 12.0 que pesa 860 quilos, 517 cv de potência e torque de 235 kgfm. O grande destaque do motor para o segmento dos pesados é o peso, sendo bem mais leve que os concorrentes, segundo a empresa, e já está em fase de homologação no Brasil.

 

Outro destaque da Cummins será o motor ISB 6.7 que passou por ajustes de potência, torque e rotação e entrará em produção em dezembro. A potência subiu para 310 cv e o toque para 112 kgfm, contra 290 cv e 96,8 kgfm do antigo. Esse motor é voltado para o segmento de caminhões médios.

 

Para os caminhões leves a Cummins mostrará o novo ISF 2.8 com tecnologia EGR e turbo de geometria variável. O motor ISF 3.8 com tecnologia SCR que atende o Euro V também estará no estande da empresa.

 

Na área de tecnologia, o destaque será o Over The Air, sistema que atualiza o software do motor via internet, em até dez minutos, como acontece hoje em smartphones. O motorista recebe o aviso e quando estiver parado é só acionar a atualização. Essa tecnologia já é Euro VI e deverá chegar ao Brasil em 2022.

 

Outra tecnologia interessante é o Temematics, sistema que permite monitorar as condições do motor via internet, sendo possível melhorar o intervalo de manutenção, reduzir o consumo e antecipar algumas manutenções.

 

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Produção da Cummins poderá crescer 28%

A Cummins sentirá os reflexos do melhor momento do mercado na sua produção em 2017: sua expectativa é a de crescer 28% na comparação com o ano passado. A empresa quer encerrar o ano com 34 mil 530 unidades produzidas, contra 27 mil em 2016.

 

Outro crescimento esperado pela Cummins é no faturamento, que deve encerrar o ano com US$ 18,5 bilhões — US$ 1 bilhão a mais do que no ano passado. O seu recorde de faturamento foi em 2014, US$ 19,2 bilhões.

 

Com o crescimento do faturamento a companhia seguirá investindo, disse o seu presidente, Luis Pasquotto: “Temos fôlego e capital para investir cada vez mais em novas tecnologias”.

 

Atualmente a empresa investe US$ 700 milhões em pesquisa e desenvolvimento por ano.

 

Pasquotto está otimista diante da evolução do mercado, “pois os sinais são de recuperação e mostram que estamos saindo da crise e nos aproximando de um novo período de crescimento”.

 

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Compra da FCA estaria na mira da Hyundai

Depois de o Grupo FCA receber proposta de compra de grupo automotivo chinês a Hyundai surge como suposta pretendente para entrar na negociação, segundo o site Guiamotor, da Venezuela.

 

Com a compra a Hyundai poderia expandir suas operações na Europa e na América do Norte em um prazo mais curto. No segmento de SUVs, que está em alta, a empresa usará a tecnologia e estrutura da Jeep para expandir sua participação de mercado, no qual a Hyundai tem planos de se tornar líder nos próximos anos.

 

A proposta de compra ainda não foi feita oficialmente, mas segundo alguns especialistas esta transação custará US$ 9 bilhões 84o milhões para a Hyundai. Ainda foi especulada a compra de apenas algumas marcas — Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Alfa Romeo e Fiat — por US$ 4 bilhões 950 milhões.

 

Foto: divulgação

Yaris compartilhará linha de produção com Etios

Parte do investimento de R$ 1 bilhão anunciado pela Toyota na segunda-feira, 25, alocado para a produção local do Yaris, já está sendo aplicado na configuração da linha de manufatura das versões hatch e sedã do Etios, em Sorocaba, SP, que será compartilhada para a montagem dos dois modelos.

 

Segundo Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, a empresa deu início ao processo de importação de equipamentos para a fábrica e para o desenvolvimento de fornecedores para a construção do novo modelo, que será lançado no segundo semestre do ano que vem: “Será a primeira fábrica onde produziremos dois modelos na mesma linha. O investimento será aplicado no compartilhamento da produção. Uma parte da linha será totalmente nova”.

 

É o terceiro investimento que chega à unidade de Sorocaba desde sua inauguração, em 2012. O primeiro, R$ 1 bilhão 920 milhões, foi a base das obras civis, que gerou 1,5 mil postos de trabalho. Em 2015 veio o segundo aporte, R$ 600 milhões, para expansão da capacidade instalada, de 60 mil unidades para 108 mil unidades por ano. O último proporcionará a contratação de quinhentos funcionários, 150 deles integrados até dezembro.

 

Com a chegada do Yaris a Toyota teve de desembolsar R$ 600 milhões na expansão da capacidade da fábrica de motores de Porto Feliz, SP. Ainda que não tenham sido divulgados pela empresa os pormenores da motorização do novo veículo, há indícios de que o motor seja um dos fabricados em Porto Feliz.

 

Édson Orikassa, gerente de regulamentação veicular, disse que a empresa desempenha uma estratégia de consolidação da gama atual, e produzir novos motores ainda levará tempo: “Temos uma tecnologia bastante competitiva em termos de consumo e emissões que será ainda muito explorada no País. Muito se fala em três cilindros, e um dia chegará a nossa vez, mas não agora”.

 

Sobre o motor do novo veículo Rafael Chang disse que sua escolha dependerá das demandas do mercado, e que ela não está atrelada à definição dos parâmetros de eficiência energética da nova política industrial para o setor automotivo, o Rota 2030: “Nossa definição de motorização é independente do que acontecerá com o Rota 2030. O mercado decidirá por nós, não o contrário”.

 

A expectativa da empresa é aumentar o índice de nacionalização de componentes do novo modelo no ano que vem: deverá sair de fábrica composto por 70% de peças produzidas no País, inclusive componentes do motor. Há margem para mais nacionalização, afirmou o presidente da empresa: “O sistema VVT, de comando de válvulas, e a transmissão podem demorar mais para serem feitos aqui. Mas vamos aguardar a evolução do mercado para exercer essa produção”.

Preço do Novo Polo vai de R$ 50 mil a R$ 70 mil

A Volkswagen revelou na noite da segunda-feira, 25, durante o lançamento do Novo Polo, em São Paulo, o preço das suas quatro versões que serão comercializadas no Brasil. A pré-venda já começou pelo hot site montado pela companhia e as vendas nas concessionárias terão início em novembro.

O Polo de entrada custará R$ 49 mil 990, a versão MSI R$ 54 mil 990, a Comfortline, R$ 65 mil 190, e a Highline, a top line, R$ 69 mil 190.

Foto: Leandro Alves

Mercedes-Benz leva US$ 1 bilhão para o Alabama

A Mercedes-Benz investirá US$ 1 bilhão em sua fábrica de Tuscaloosa, Alabama, para produzir SUVs da marca EQ, a sua divisão elétrica do futuro. A produção começará em 2020. O investimento criará seiscentos empregos diretos e faz parte do projeto da empresa de oferecer um modelo elétrico em cada segmento de veículos na próxima década.

 

A empresa também construirá uma planta para a produção de baterias próximo da fábrica, a partir de 2018, para oferecer tecnologias de ponta em futuras gerações dos modelos produzidos nos Estados Unidos.

 

O anúncio faz parte da disposição da Mercedes-Benz de se preparar para o futuro elétrico dos automóveis, com produção de carros eletrificados na Europa, China e Estados Unidos.

Gerenciamento de frota chega para motoristas autônomos

A novidade da  Omnilink para o monitoramento de veículos é o Saver Net, solução que acessa, por meio de computador, tablet e celular, a localização do veículo e a sua velocidade — um produto dirigido para pequenos transportadores com até cinco veículos que não tenham central de rastreamento e/ou para motoristas agregados que têm a possibilidade de acompanhar a situação do veículo diretamente, sem precisar da central para receber as informações.

 

De acordo com Gilberto Vasconcelos, diretor comercial da empresa, “estamos atentos ao crescimento de autônomos no mercado de transporte rodoviário e é importante oferecer um recurso completo para este público. O Saver Net oferece mais autonomia no dia a dia dos motoristas agregados que necessitam ter visibilidade do seu veículo, mas não conseguem por não serem os detentores da solução para gestão de risco.”

 

Calcula-se que o setor de transportes, atualmente, dispõe de 394 mil motoristas autônomos.

 

A Omnilink é a detentora, também, das marcas Omniturbo e Omnidual, de sistemas de monitoramento e rastreamento de veículos.

Peugeot Expert chega em outubro. Por R$ 80 mil.

O Furgão Expert, da Peugeot, foi apresentado na segunda-feira, 25, e começará a ser vendido em outubro, após seu lançamento comercial na Fenatran, em 15 de outubro, com preço promocional de R$ 79 mil 990 e expectativa de vender 2 mil unidades por ano a partir de 2018, com duas versões.

 

O modelo é mais um passo da Peuget para ganhar espaço no setor de comerciais leves, que representa 15% do mercado brasileiro, com 300 mil unidades vendidas por ano, marcando a volta da empresa ao segmento de furgões, no qual não atuava desde 2016, quando o Boxer parou de ser vendido aqui.

 

Produzido sobre a plataforma EMP2, uma das mais modernas da empresa e compartilhada com o SUV 3008, o furgão chega ao mercado com motor 1.6 diesel de 115 cv de potência, 30 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. A autonomia é de mais de 1 mil quilômetros e a suspensão passou por adaptações para o mercado brasileiro com relação à versão europeia, segundo a Peugeot.

 

Com capacidade de carga de 1,5 tonelada o Expert é voltado para todo o tipo de público que precisa de um veículo para transporte, desde empresa que distribui bebidas a feirante que transporta suas mercadorias diariamente.

 

O furgão tem 5 m 3o de comprimento, 1 m 94 de altura e traz tecnologias como o Moduwork, que permite o aumento de espaço para transportar cargas longas, passando por baixo do banco do passageiro, graças ao piso plano. Portas traseiras com abertura de 180º facilitam o carregamento, inclusive com empilhadeira, e sua porta lateral é deslizante.

 

Internamente o furgão herdou o bom acabamento e alguns itens de série de outros modelos Peugeot, como banco do motorista com regulagem de comprimento e altura, quadro de instrumentos parcialmente digital, 60 litros de porta-trecos, ar-condicionado, regulador e limitador de velocidade, indicador de troca de marcha, direção eletro hidráulica e volante com regulagens de altura e profundidade. Para segurança dos ocupantes o Expert tem assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, alerta de cansaço para o motorista que guiar mais de duas horas acima de 65 km/h e dois airbags.

 

Peugeot Professional Center
O Peugeot Professional Center é uma concessionária especializada no atendimento comercial e de pós-venda para empresas, com equipe capacitada e que foi aprovada pela Peugeot, pois atende aos pré-requisitos necessários: um profissional treinado em frota comercial e oficina preparada para atender a esse tipo de consumidor.

 

Total Care Pro

Lançado junto com o Expert o programa de atendimento e pós-venda para comerciais leves, Total Care Pro, traz treze compromissos exclusivos para garantir tranquilidade e produtividade dos consumidores, como garantia de reboque 24h por dia, durante oito anos, em caso de pane ou batidas.

 

 

Confira o preço e as versões da Expert:

 

Business – R$ 79 mil 990 (promocional)

 

Business Pack – R$ 87 mil 990

 

Foto: divulgação