PSA quer de volta parte do dinheiro aplicado na compra da Opel

O Grupo PSA, que engloba Peugeot, Citroën e DS, estaria pleiteando a devolução de metade do valor gasto na compra da Opel, negócio fechado com a General Motors em agosto por € 1,3 bilhão. Aparentemente a empresa quer o distrato após analisar, e confirmar, que os motores da Opel são ineficientes a ponto de tornarem inviável o alcance das metas de redução de emissões de CO2 estipuladas pela Comissão Europeia para entrar em vigência em 2021, de acordo com a Reuters.

 

Porta-voz da PSA disse, no início de novembro, que será necessário atualizar os modelos da Opel, com tecnologias mais eficientes em termos de consumo de energia, mais rápido do que o planejado para reduzir as emissões de CO2 antes que os novos limites sejam incorporados gradualmente de 2020 a 2021, respaldados por fortes penalidades.

 

Por causa disso o Grupo PSA acredita que a GM lhe deve mais de € 500 milhões e pretende dar início a uma reivindicação legal alegando que foi enganado sobre a estratégia de emissões da Opel. O grupo estaria buscando até € 800 milhões, de acordo com uma das fontes da Reuters, e as partes já estariam negociando um acordo.

 

Os fabricantes de automóveis estão se organizando para reduzir as emissões de carbono até 2021, quando os limites impostos pela cairão para uma média de 95 gramas por km. Hoje o limite é de 130 gramas por km. Investimentos estão sendo feitos em motores menores e novas tecnologias de powertrain, desde carros com bateria até híbridos recarregáveis, para que seja atendida a determinação.

 

As empresas que não atingirem as metas estabelecidas podem receber multa de € 95 por grama excedente de CO2 em cada unidade de veículos vendida.

 

Foto: Divulgação.

Dunlop acredita na retomada e quer ganhar mercado

A fabricante de pneus Dunlop, que faz parte do grupo Sumitomo, voltou ao mercado nacional em 2012 e já acredita na retomada da indústria automotiva a partir do ano que vem, com expectativa de que o mercado de pneus leves cresça de 1% a 2% no segmento de reposição — mas pretende crescer 4%, assim como no mercado original. No caso do segmento de pneus para caminhões e ônibus a expectativa é de crescimento de 4% e de 20% especificamente para a empresa. A participação de mercado da Dunlop, hoje, é de 13% na reposição e de 5% no fornecimento original.

 

Mesmo com essas boas perspectivas para o setor de pneus no ano que vem Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas e marketing, é cauteloso ao falar do País no seu figurino 2018: “O Brasil acreditou em um aumento do PIB nos últimos dois anos e isso não ocorreu. Optamos, então, por uma posição mais conservadora, pois é melhor que a empresa seja surpreendida do que frustrada por resultados não atingidos. Nossa expectativa para o PIB é de 1%”.

 

Outro fator que leva a empresa a ter posição cautelosa para o ano que vem é o processo eleitoral: “Ano de eleição, Ninguém sabe o que vai acontecer em ano de eleição: tanto pode trazer problemas que não esperamos como pode ser um período tranquilo”.

 

Em 2017, aqui, a Dunlop pretende vender 75% dos seus pneus no segmento de reposição, 20% no original e 5% devem ser exportados. O volume total chegará a 5,3 milhões de unidades, com 4 milhões destinadas ao mercado de reposição,1 milhão para o original e 300 mil unidades para caminhões e ônibus, também destinados a reposição. Vale ressaltar que 90% desse volume é produzido em Curitiba, PR, e 10% importados.

 

No mercado original, do qual a empresa começou a participar no ano passado fornecendo para Fiat, Toyota e Volkswagen, a expectativa é crescer no ano que vem: “Nossa ideia é entrar em outras fabricantes e fornecer pneus para modelos que surgirão no mercado. Também estamos olhando para o segmento de SUVs”.

 

Desde a sua volta ao Brasil a Dunlop fez dois grandes investimentos: o primeiro em 2012, de R$ 750 milhões, para a construção de sua fábrica, e o segundo, de R$ 487 milhões, no ano passado, para a expansão da unidade, que conseguirá entregar 18 mil pneus leves por dia, e para a construção de planta nova, na mesma área de Curitiba, que produzirá quinhentos pneus de carga por dia a partir de 2019.

 

Atualmente a fábrica de pneus leves tem capacidade para produzir 15 mil pneus por dia, com 1,8 mil funcionários. A nova unidade provocará a abertura de 240 novos postos de trabalho para começar a operar.

 

Revendas em crescimento

 

A Dunlop tem 186 pontos de vendas e espera encerrar o ano com 190. Para 2018 a expectativa é abrir mais 26 lojas e seguir nesse ritmo até 2022, inaugurando de 25 a trinta novos pontos por ano.

 

Foto: Divulgação.

Bandag, da Bridgestone, comemora 20 anos de operação

A Bandag, empresa da Bridgestone dedicada à pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem, comemora o vigésimo aniversário da sua unidade de Mafra, SC. Importante player do segmento de recapagem de pneus para caminhões e ônibus a empresa produziu, nesse período, 100 mil toneladas de bandas de rodagem e realizou mais de 80 milhões de recapagens de pneus.

 

De acordo com Fábio Fossen, presidente da Bridgestone do Brasil, há 20 anos em Mafra a Bandag produz bandas de rodagem que são comercializadas para todo o Brasil e Região Mercosul, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. 

 

A Bandag tem mais de 650 concessionários no mundo todo. Na América do Norte opera a maior rede de reparos e serviços, com mais de 240 reformadoras e 1,7 mil pontos de serviço. No Brasil são duas fábricas: em Campinas, SP, e a de Mafra. A empresa mantém rede com 147 centros de serviços voltados para o segmento de transporte, denominado BTS, Bandag Truck Service, além de 95 recapadoras.

Mercedes-Benz já tem o Vito elétrico na Europa

A Mercedes-Benz Vans lançou na terça-feira, 28, o Vito, da categoria de vans médias, em versão elétrica. As vendas do eVito já estão disponíveis na Europa, com entregas previstas para o segundo semestre de 2018. O lançamento faz parte de plano da empresa de oferecer ao mercado todas as suas linhas de veículos comerciais leves com propulsão elétrica.

 

A Mercedes-Benz Vans apresentou sua ideia de utilização de propulsão elétrica no seminário eDrive@VANs em Berlim, Alemanha. O foco não está centrado somente no veículo elétrico, “mas também na ampla solução tecnológica customizada especificamente para as necessidades comerciais do cliente. O eVito é o primeiro veículo de produção em série desenvolvido dentro dessa abordagem estratégica”.

 

Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans, considera que a propulsão elétrica é uma necessidade do mercado: “Estamos convencidos da necessidade da propulsão elétrica em nossos veículos comerciais leves, especialmente nas aplicações urbanas. Com a iniciativa eDrive@VANs, estamos mostrando que somente soluções completas de mobilidade, que vão além da propulsão, apresentam uma alternativa real para os clientes. O eVito é o ponto de partida e será seguido pela nova geração da Sprinter, bem como pelo Citan”.

 

De acordo com a empresa se a eletrificação de veículos quiser competir em igualdade de condições com o motor clássico, de combustão interna, precisará de mais do que simplesmente parâmetros econômicos, como o custo de aquisição e o custo operacional: “Nesse sentido tão importante quanto o TCO, Custo Operacional Total, é a implementação de uma infraestrutura robusta para recarga das baterias, bem como a oferta de serviços e conectividade”.

 

Volare desenvolve motorhome com tração 4×4

A Volare, em parceria com a Abreu & Abreu Engenharia, desenvolveu um motorhome com tração nas quatro rodas. O projeto tem como base o modelo V8L 4×4. Com powertrain diferente dos modelos convencionais, que possuem tração somente nas rodas traseiras, o Volare V8L 4×4 Motorhome tem sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2, somente tração nas rodas traseiras, 4X4, tração nas rodas dianteiras e traseiras, e 4X4 com reduzida.

 

O modelo é equipado com motor Cummins ISF 3.8, com potência de 152 cv e torque de 450 Nm, câmbio automático ZF de quatro marchas e caixa de transferência de dupla velocidade. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona mais facilidade e segurança em manobras e deslocamentos.

 

Toda a estrutura interna do Volare V8L Motorhome é construída em compensado naval, aço inox e policarbonato. O veículo possui dois quartos, sanitário com box independente, cozinha e sala. Tem fogão quatro bocas, geladeira biplex, máquina de lavar roupas 3kg, sistema de vídeo Full HD com duas antenas independentes e dois televisores LCD de 24 polegadas.

Com Venezuela St. Angelo amplia área de sua influência

A Toyota anunciou na terça-feira, 28, mudanças no quadro de executivos de sua operação global. Na América Latina Steve St. Angelo, CEO da companhia na região, será responsável pelas atividades na Venezuela como presidente da operação ali.  Antes ele era o presidente das operações no Brasil e na Argentina.

 

A Toyota Venezuela iniciou suas operações em novembro de 1981 com fábrica instalada em Cunamá, onde mantém a produção dos modelos Corolla, SW4 e Hilux, que abastece o mercado doméstico com um volume de 1,2 mil unidades por ano. Atualmente a companhia emprega mais de 1 mil funcionários.

 

Com a nova responsabilidade surgem novos desafios no horizonte de St. Angelo. A Venezuela vem sendo castigada pela alta do preço das commodities, que gerou crise interna e fez com que o governo impeça que as fabricantes importem peças para montar seus veículos localmente. As empresas também estão i mpedidas de repatriarem seus lucros. Um acordo para o restabelecimento da produção foi firmado, mas o país ainda não conseguiu estabelecer os níveis de produção de antes.

 

Foto: Divulgação.

ZF fornece itens de segurança para o novo VW Polo

A ZF é fornecedora de itens de segurança e de dirigibilidade para o Novo Polo, da Volkswagen, lançado em setembro e que chegou ao mercado em novembro. Dentre os componentes estão amortecedores, mecanismo de direção, sistema de direção com assistência elétrica, freios a disco traseiros e air bags laterais.

 

O freio a disco traseiro, o conjunto servo feio e cilindro mestre, assim como o mecanismo de direção e o sistema de direção com assistência elétrica, são produzidas na planta de Limeira, SP..

 

As demais peças são fabricadas em plantas do Grupo ZF localizadas no México, Polônia e Eslováquia.

Grupo PSA produzirá veículos utilitários na Rússia

O Grupo PSA iniciará, no primeiro trimestre do ano que vem, sua operação de produção de veículos utilitários leves, os Peugeot Expert e os Citroën Jumpy, na fábrica da PCMA Rus, em Kaluga, Rússia. A decisão, de acordo com o plano estratégico Push to Pass, e divulgada na segunda-feira, 27, demonstra a vontade do Grupo PSA de oferecer aos seus clientes da Rússia “veículos com preços atraentes baseados na alta eficiência dos processos de produção locais e em uma taxa elevada de conteúdo local”.

 

Essa decisão está alinhada à estratégia do grupo de triplicar volume de vendas de veículos utilitários leves fora da Europa e de dobrar os seus resultados mundiais até 2021.

 

Parceria ampliada com os fornecedores locais garantirá que a taxa de conteúdo local dos veículos utilitários deve chegar a 50%, sendo que a dos automóveis Citroën C4 e Peugeot 408 é de 35%.

 

Os dois utilitários passarão a integrar a lista de veículos produzidos especialmente para a Rússia pelo grupo na unidade de Kaluga. Eles reforçam gama já formada por C4 e 408, que estão incluídos na lista de modelos mais vendidos do país, cerca de 40% das vendas do Grupo PSA na Rússia.

Feira de automecânica leva ZEN à China

A ZEN, fabricante de autopeças de Santa Catarina, participa pela primeira vez da Automechanika Shanghai, na China, segunda maior feira automecânica do mundo – atrás apenas da de Frankfurt, Alemanha. A expectativa da empresa com o evento, que será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro, é divulgar sua entrada no mercado original de polias de roda livre e fortalecer sua posição como fornecedora de peças para os países asiáticos.

 

O evento deverá reunir cerca de 6 mil expositores de 42 países. A expectativa dos organizadores é a de que aproximadamente 130 mil visitantes percorram os corredores do parque de exposições para conhecer as principais novidades do setor.

 

No estande da ZEN, além das polias de roda livre, estarão expostas polias de roda livre com amortecimento, impulsores de partida e tensores de correia, contou o seu diretor comercial, David Catasiner:  “Já exportamos nossos produtos para aquela região, mas queremos fortalecer cada vez mais nossa presença. Com nossa recente nomeação como fornecedora de polias de roda livre de alternador para o mercado original, esperamos conquistar novas parcerias e negócios”.