Vendas da BMW crescem 10% em 2023 e somam 15 mil unidades

São Paulo – A BMW vendeu, no ano passado, 15 mil 113 veículos no Brasil, 9,8% a mais do que em 2022. Os mais vendidos foram dos modelos Série 3 e X1, produzidos em Araquari, SC.

Em 2023 o comércio de eletrificados da BMW aumentou 31% com relação ao ano anterior e o volume de híbridos e elétricos respondeu por 25% do total, um porcentual histórico.

A Mini, que celebrou no ano passado o marco de 25 mil unidades vendidas no Brasil, registrou 1 mil 573 vendas em 2023, avanço de 31% ante 2022. A participação de eletrificados também bateu recorde nas suas vendas, 63% do total.

Stellantis finaliza seu novo ciclo de investimentos no Brasil

Campinas, SP – Até o fim de fevereiro o novo COO da Stellantis, Emanuelle Cappellano, divulgará o novo ciclo de investimentos da companhia em suas operações brasileiras. Segundo adiantou seu antecessor, Antonio Filosa, atual CEO global da Jeep, será o maior investimento feito por uma montadora em toda a história do Brasil.

Em um rápido bate-papo, em seu primeiro contato com jornalistas no novo cargo durante o anúncio da aquisição da DPaschoal, em Campinas, SP, Cappellano disse que “boas novidades” serão anunciadas em fevereiro. A divulgação deverá ficar mais para o fim do mês, pois os executivos estão cumprindo período de silêncio, exigência a empresas listadas em bolsa de valores, até a divulgação dos resultados de 2023, agendado para 15 de fevereiro.

Ele confirmou que o primeiro híbrido flex do projeto Bio-Hybrid, produzido em Goiana, PE, será lançado ainda em 2024. E elogiou a renovação dos incentivos concedidos a montadoras instaladas no Nordeste até 2032, aprovado pelo Congresso no fim do ano passado: “É importante para o País, para desenvolver a região. Cria condições de equidade para quem produz ali”.

Sobre o Mover, Mobilidade Verde e Inovação, a segunda fase do Rota 2030, Cappellano disse que a sua aprovação, também no fim de dezembro, mostra que o Brasil aponta seu direcionamento para o desenvolvimento da indústria automotiva: “O governo mostrou que tem um projeto para desenvolver o País, a cadeia automotiva e novas tecnologias”.

Stellantis avança na reposição ao comprar 70% da DPaschoal

Campinas, SP – Após aprovação pelo CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a Stellantis assinou a aquisição de 70% do controle da Comercial Automotiva/DPaschoal, tradicional empresa de prestação de serviços automotivos com 120 lojas próprias em catorze estados, nove marcas e 28 centros de distribuição de pneus. O valor da operação não foi divulgado.

Com quase 3 mil funcionários e faturamento de R$ 2,6 bilhões no ano passado a DPaschoal proporcionará à Stellantis competir com mais força em um mercado de R$ 61 bilhões, o de reposição automotiva. Como disse Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis, a companhia agora atinge tanto o mercado original, formado por aquele consumidor com o carro na garantia e que busca, preferencialmente, as concessionárias, como o independente, composto pelos consumidores com carros mais antigos. Este segundo segmento, de acordo com o executivo, representa 80% da demanda nacional.

Marca DPaschoal será mantida. Foto: Divulgação.

“A média de idade dos veículos que entram na DPaschoal é de seis anos”, afirmou Solti, que assumiu a presidência da empresa – seu antigo presidente, Luís Norberto Pascoal, manteve 30% e um assento no conselho. “São carros que estão no segundo ou terceiro dono. A DPaschoal complementa nossa atuação e não concorre diretamente com a rede de concessionários, que soma mais de 1,2 mil oficinas.”

O movimento da Stellantis segue o planejamento global Dare Forward 2030, que tem como objetivo alcançar o primeiro lugar na satisfação dos clientes, reduzir em 30% as emissões de CO2, duplicar as receitas e ter 20% de vendas de elétricos no Brasil em 2030. É um plano global: no ano passado a companhia adquiriu a Norauto, na Argentina, com o mesmo tipo de operação.

Futuro

A aquisição foi concluída nos últimos dias, após mais de um ano de negociação com Pascoal. Solti disse ainda estar se familiarizando com a operação. Seu objetivo é, em alguns meses, dar pormenores no planejamento da Stellantis no aftermarket da região, onde já atuava por meio da Eurorepar, rede de oficinas que fazia parte da PSA – e que foi a empresa que adquiriu a DPaschoal –, a SustainERA, divisão de peças remanufaturadas, e a BPro, de peças de reposição.

Mas a tendência é a marca Eurorepar dar lugar à DPaschoal, mais conhecida nacionalmente: “Seria uma insanidade dispensar este nome no mercado brasileiro. A ideia é, inclusive, expandir para além das fronteiras”.

Com forte presença nas regiões Sul e Sudeste a intenção também é crescer a rede DPaschoal para todo o território nacional. Para isto a Stellantis espera contar com a parceria de sua atual rede de concessionários, que pode ter papel importante nesta expansão.

Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis, Luís Norberto Pascoal, da DPaschoal, e Emanuelle Cappellano, COO da Stellantis América do Sul. Foto: Divulgação.

Caoa anuncia segundo turno de produção em Anápolis

São Paulo – A Caoa Montadora deu início ao segundo turno de produção em sua fábrica de Anápolis, GO, com a contratação de 1 mil 307 trabalhadores. Em agosto do ano passado, quando foi anunciado ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões em cinco anos a fim de modernizar a unidade, ampliar a capacidade de produção e realizar lançamentos, foi também informado que haveria a contratação de 809 funcionários, dos quais cinquenta já teriam começado. E, agora, outros 548 foram integrados.

Segundo a Caoa a demanda extra por mão de obra, assim como o estabelecimento do segundo turno, foram motivadas pela alta demanda de veículos, principalmente por sua nova versão de entrada, o SUV Tiggo 5X Sport, cuja capacidade de produção foi ampliada em 150%.

O CEO da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, afirmou, em nota, que antes das contratações a fábrica de Anápolis produzia em torno de 3 mil veículos/mês, e que, agora, esta capacidade ultrapassou 4 mil/mês, podendo chegar a 6 mil.

Boa parte dos profissionais recém-contratados foi formada pelo Senai, por meio do projeto de aprendizagem industrial Caoa Capacita, que tem como objetivo qualificar operadores de produção, auxiliares de logística, montadores, soldadores e inspetores de qualidade. Ao todo a unidade goiana, com dezesseis anos de operação, emprega 3,2 mil trabalhadores.

Volvo Cars e McDonald’s oferecem recarga para veículos elétricos

São Paulo – Parceria da Volvo Cars com a Arcos Dourados, que opera a marca McDonald’s na América Latina e no Caribe, resultou na oferta de pontos de recarga a veículos elétricos nos restaurantes fast food. As três primeiras lojas a receberem os carregadores estão em São Paulo e Mairiporã, SP, e, até o fim do ano, o objetivo é ampliar para 35 unidades. A meta é chegar em dezembro de 2025 com cem pontos.

Em São Paulo a unidade da Av. Bernardino de Campos, 307, tida como a loja mais sustentável da marca na América Latina, recebeu três carregadores. A loja da Av. Juscelino Kubitscheck, 1 201, também na Capital, foi contemplada com um. E o restaurante da Av. Tabelião Passarela, 42, em Mairiporã, ganhou dois.

As potências dos equipamentos são de 7,4 kW e 22 kW.

Anfavea e ABDI unem forças para o avanço do 5G na indústria

São Paulo – Com o objetivo de impulsionar o uso de tecnologias 5G no chão de fábrica e, assim, dispor de ferramentas que melhorem a produtividade, reduzam o retrabalho e elevem as condições de segurança a Anfavea e a ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, uniram forças para desenvolvimento de projeto-piloto dedicado a fabricantes de máquinas e equipamentos com aplicação agrícola.

Foi assinado pelas duas partes um ACT, acordo de cooperação técnica, que começou a valer este mês e tem duração de dois anos, e que envolve CNH Industrial, Caterpillar, AGCO, Komatsu e Mercedes-Benz, empresas associadas à Anfavea, e as companhias de telecomunicação Nokia e Qualcomm.

“Estamos juntando duas grandes indústrias que não se falavam: automotiva e telecomunicações”, resumiu Bruno Jorge, gerente da unidade de difusão de tecnologias da ABDI. Nos últimos seis anos a agência desenvolveu mais de duzentos projetos-piloto envolvendo novas tecnologias, e sempre com a proposta de que, ao término da experiência, o material fique disponível para ser consultado e compartilhado.

Conforme disse o diretor executivo da Anfavea, Igor Calvet, este acordo tem a característica de promover a cooperação de empresas de um mesmo segmento a fim de desenvolver e testar soluções que conectem toda a fábrica e, a partir da tecnologia embarcada, promovam aumento da qualidade dos itens e da quantidade produzida.

Como a proposta enquadra-se no Rota 2030, agora Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, em que há recursos da ordem de R$ 270 milhões disponíveis para projetos, a ideia é pleitear uma fração deste valor para subsidiar, em partes, a iniciativa, uma vez que ela envolverá também verba das próprias empresas. A previsão orçamentária gira em torno de R$ 20 milhões a R$ 25 milhões, estimou Calvet.

Jorge disse ainda que o financiamento vindo de parceria público-privada poderá envolver também fontes de fundo perdido da Embrapii, e o BNDES. Mas isso caberá aos participantes buscar.

Melhorar a infraestrutura de dados das fábricas

Calvet assinalou que é preciso colocar em ação velocidade de internet no chão de fábrica e, ao mesmo tempo, haver baixa latência, a fim de que a transmissão de dados seja rápida e, o prazo de resposta, baixo: “A conectividade deve ser otimizada para que o comando seja executado imediatamente”.

Tecnologia amplamente utilizada na indústria 4.0 robôs terão maior eficácia com 5G, ao evitar pontos cegos. Foto: Freepik.

O diretor executivo da Anfavea citou como exemplo os robôs que circulam pelas fábricas transportando partes e peças, os AGVs, automated guided vehicle, ou veículos autoguiados. Como o wi-fi disponível atualmente possui pontos cegos dentro de uma fábrica o 5G propiciará mais eficácia na atuação desses equipamentos: “O 4G servia para conectar pessoas e o 5G máquinas”.

Outro exemplo é o uso de óculos de realidade aumentada pelos operários a partir do uso de inteligência artificial – recurso que já é utilizado pela unidade da AGCO em Canoas, RS. O trabalho torna-se mais assertivo pois há um campo de visão amplo e é possível testar a manobra de forma virtual antes de efetivá-la na prática, o que pode auxiliar até mesmo quantas voltas é preciso dar em um parafuso para que ele fixe a peça de forma mais segura.

Cecília Vergara, presidente da ABDI, e Igor Calvet, diretor executivo da Anfavea, assinaram acordo de cooperação técnica este mês. Foto: Lula Lopes/ABDI.

“Todas as linhas de produção serão beneficiadas juntas pelo edital de cooperação em vez de cada uma desenvolver solução individual dentro da empresa, o que faz sentido, uma vez que a busca pela melhoria é a mesma para todas. Além disso, os gastos seriam maiores e o tempo de desenvolvimento do projeto poderia levar três anos em vez de um ano.”

Benefício para toda a cadeia

Para o dirigente da Anfavea haverá um salto de competitividade e, o melhor, uma difusão por toda a cadeia uma vez que a documentação sobre como serão aplicadas essas tecnologias será aberta e pública: a partir da experiência do setor de máquinas dados sobre investimento, incluídos o retorno sobre esse aporte e o tempo que isso levará, estarão disponíveis: “Assim outras empresas do mesmo ramo poderão se programar e adotá-lo em suas linhas”.

E mais: embora este projeto seja desenvolvido com fabricantes de máquinas e equipamentos é possível que outras empresas da cadeia inspirem-se na iniciativa e adotem ações semelhantes ou mesmo proponham outros projetos. O setor automotivo é um dos mais avançados quando o assunto é automação e digitalização, pontuou Jorge, ao lembrar que as montadoras estão à frente desse processo: “Mas a cadeia ainda enfrenta problemas quanto a isso, pois não tem esse mesmo nível de avanço, e o projeto visa a compartilhar esse conhecimento”.

Bruno Jorge, gerente da unidade de difusão de tecnologias da ABDI, contou que o interesse do setor de máquinas se deu a partir da divulgação de relatório sobre o uso do 5G na WEG. Foto: Lula Lopes/ABDI.

Fábrica conectada na prática – e sua aplicação

Mesmo dentro da área de máquinas a ideia é transbordar os aprendizados para o campo. Por exemplo: uma colheitadeira poderá parar, de forma automatizada, assim que visualizar um animal em sua frente, sem um operador a bordo e evitando acidentes – aí está um exemplo da baixa latência citada por Calvet.

A máquina poderá ter ao seu lado um caminhão autônomo para identificar os obstáculos. É aí, inclusive, que entra a Mercedes-Benz, uma vez que ela dispõe dessa tecnologia e, pensando no efeito em cadeia, interessou-se pelo projeto.

O acordo de cooperação prevê a realização de workshops sobre conectividade 5G nas linhas de produção, qualificação dos profissionais em redes de hiperconectividade, uso de IoT, internet das coisas, na segurança do trabalho, troca de conhecimento sobre cibersegurança e compartilhamento de dados. A primeira fase, que deverá durar dois meses, será de estruturação do projeto.

Jorge contou que o interesse por parte das fabricantes de máquinas com aplicação agrícola se deu a partir da divulgação de relatório sobre o uso do 5G na WEG, em 2023: “Há três anos a ideia da empresa é inspirar e ampliar cada vez mais a iniciativas. Só que a WEG é uma companhia muito verticalizada, resolve praticamente tudo dentro de casa. Enquanto que o setor automotivo possui muitos fornecedores. É necessário, então, expandir esse conhecimento”.

Segundo o gerente da ABDI a agência não vai esperar o fim do período de 24 meses para divulgar os resultados. Ao passo que se obtenha avanços serão compartilhados.

Volkswagen lidera vendas na União Europeia

São Paulo – Com mais de 1,1 milhão de veículos comercializados em 2023 a Volkswagen ficou no topo do pódio do ranking de marcas mais vendidas nos países da União Europeia, segundo dados da Acea, associação local das fabricantes. Com boa vantagem sobre a vice-líder Toyota, que registrou 686,7 mil unidades.

As vendas da VW cresceram 11,8%, abaixo da média da região que fechou 2023 em alta de 13,9%, com 10,5 milhões de veículos de passeio comercializados. As da Toyota subiram 8% no período.

Completou o pódio a Renault, que registrou 629,1 mil veículos vendidos e cresceu 16,1%.

Veja o ranking:

Fábrica da Volkswagen Audi no Paraná completa 25 anos

São Paulo – Inaugurada com modelos Audi A3 saindo das linhas de montagem a fábrica do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais, PR, completou 25 anos na quinta-feira, 18. Mais de 3 milhões de veículos, Audi e Volkswagen, foram produzidos desde 1999, informou a empresa em comunicado.

Nos últimos 25 anos também saíram das linhas os modelos Fox, CrossFox e duas gerações do Golf. Na fábrica hoje são montados os SUVs VW T-Cross e os Audi Q3 e Q3 Sportback. 

Vendas na União Europeia crescem 14% em 2023

São Paulo – As vendas de veículos de passeio nos países da União Europeia avançaram 13,9% no ano passado, comparadas com as de 2022, e somaram 10,5 milhões de unidades. Segundo dados divulgados pela Acea, que representa as fabricantes da região, apenas a Hungria, com recuo de 3,4%, não apresentou crescimento em 2023.

Em dezembro as vendas caíram 3,3%, para 867,1 mil veículos, justificada, segundo a entidade, pelo desempenho fora da curva registrado em 2022. Foi a primeira queda, na comparação ano a ano, em dezesseis meses.

A maior parte dos mercados registrou duplo dígito de crescimento, com destaque, dentre os relevantes, para Itália e a alta de 18,9%, para 1,5 milhão de unidades, Espanha, avanço de 16,7% somando 949,4 mil, e França, com 1,7 milhão e 16,2% de crescimento. A Alemanha, maior mercado da região, registrou 2,8 milhões, incremento de 7,3%.

Elétricos

Os carros elétricos representaram 14,6% das vendas na região no ano passado, ficando como a terceira opção para os europeus, superando os modelos a diesel. Em dezembro este porcentual já ficou em 18,9%, de acordo com a Acea.

Os modelos a gasolina seguem sendo a preferência, com 35,3% do total, seguido pelos híbridos HEV, 25,8%.

Chevrolet divulga primeiras imagens do Novo Spin

São Paulo – Previsto para chegar à rede concessionária ainda no primeiro trimestre o Chevrolet Spin teve suas primeiras imagens oficiais divulgadas na quinta-feira, 18. Chamam a atenção os novos faróis, em full LED, e o capô mais elevado, que dão uma nova identidade visual dianteira ao crossover, que manterá opções de cinco e sete lugares..

Segundo a General Motors o Spin ficou mais alto após ajustes na suspensão. Houve alterações também na parte estrutural e na calibração do motor.

Como adiantado o Spin estreará a nova geração da central multimídia MyLink, integrada ao quadro de instrumentos digital. Terá OnStar com wi-fi nativo e possibilidade de atualização remota dos sistemas eletrônicos.

O Spin é o primeiro de seis lançamentos prometidos pela Chevrolet para este ano e será apresentado no Big Brother Brasil, programa da Rede Globo da qual a General Motors é a patrocinadora oficial.