Ford já vende novo Ecosport na Europa

A Ford já iniciou a venda do Novo EcoSport na Europa com as mesmas novidades que oferece aqui: frente redesenhada, novo interior, central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 8 polegadas, piloto automático adaptativo, câmera de ré e organizador inteligente do porta-malas. E aquelas desenvolvidas especialmente para o mercado europeu, incluindo o motor turbodiesel 1.5 EcoBlue de 125 cv, tração integral inteligente e a versão esportiva ST-Line.

 

Como opções de motores a linha conta também com o EcoBoost 1.0 a gasolina em versões de 125 cv e de 140 cv.

 

De acordo com Steven Armstrong, presidente da Ford na Europa, Oriente Médio e África,  desde o seu lançamento, em 2014, o EcoSport já vendeu mais de 166 mil unidades na Europa e registou crescimento de 40% no ano passado.

 

O Novo EcoSport europeu é produzido em Craiova, Romênia, que recebeu um investimento de 200 milhões de euro em modernização. Ao lado do Edge e do Kuga forma a linha de SUVs Ford na Europa.

 

Foto: Divulgação.

Toyota-Mazda irá para o Alabama ou para uma das Carolina

Depois de anunciar parceria com a Mazda para a construção de fábrica nos Estados Unidos a Toyota definirá, logo no primeiro trimestre do ano que vem, o local onde a unidade será construída. As opções são os estados do Alabama, Carolina do Sul e Carolina do Norte, de acordo com as informações da imprensa internacional.

 

Enquanto não definem o local os governos locais dos possíveis candidatos trabalham em incentivos fiscais generosos, pois o investimento na fábrica será de US$ 1,6 bilhão e abrirá aproximadamente 4 mil postos de trabalho.

 

O início da produção está previsto para 2021 e a capacidade anual será de 300 mil veículos, sendo que a Toyota pretende produzir Corolla e a Mazda SUVs.

 

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Audi capacita ONGs no Paraná

A Audi do Brasil capacitou dez ONGs, organizações não governamentais, atuantes nas comunidades próximas à fábrica em São José dos Pinhais, PR, para torná-las aptas a treinar microempreendedores em situação de vulnerabilidade social. A ação é parte do projeto social Empreendedorismo na Comunidade, que a empresa desenvolve em parceria com o governo do Estado e com a Aliança Empreendedora.  Duzentos microempreendedores pessoa física serão beneficiados com o trabalho.

 

As organizações receberam o treinamento na metodologia própria da Aliança Empreendedora, associação que desenvolve modelos de negócios inclusivos, discutindo temas e técnicas ligados ao universo do empreendedorismo. Além disso, houve capacitações online voltadas para estratégia corporativa e gestão.

 

Quatro das dez ONGs capacitadas foram escolhidas, ainda, para receber aportes financeiros, feitos pela Audi, para tornar viáveis projetos com os microempreendedores atendidos por elas.

 

Para aumentar o alcance do projeto a Aliança Empreendedora tem capacitado diretamente oitenta microempreendedores que residem na região da fábrica. Voluntários da Audi participam da iniciativa, ministrando palestras e oficinas aos alunos.

 

Doação de livros – A ação social também inclui a doação 9 mil livros para dez bibliotecas no Paraná. Como parte desta frente a partir de 2018 voluntários farão leituras mensais e outras atividades para os frequentadores das bibliotecas, totalizando de 112 horas de oficinas.

 

 

 

Iveco vende 41 caminhões para Rio Verde

A Iveco fechou negócio com a Prefeitura de Rio Verde, GO, e entregará 41 unidades do Tector 260E30 6X4, e com isso ampliará sua participação em frotas públicas. Neste ano fabricante a empresa entregou ainda 104 unidades para o governo do Pará.

 

Com caçambas de 10 m³ os veículos são habilitados para serviços de infraestrutura. O Tector 260E30 tem motor NEF 6, da FPT Industrial, com 330 cv de potência e suspensão dianteira dotadas de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos.

 

Recentemente a Iveco lançou o Tector Auto-Shift, com câmbio automatizado, e anunciou a expansão da gama Tector com modelos de 8 e 11 toneladas, que serão lançados em 2018. Osmar Hirashiki, diretor comercial da Iveco, disse que o incremento da linha de semipesados reforça sua presença em nichos vocacionais: “O objetivo é continuar o trabalho contínuo de aprimoramento do nosso portfólio. Prova disso é o investimento de US$ 120 milhões que a Iveco está fazendo no desenvolvimento de produtos”.

 

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Mais um passo VW nos elétricos

A Volkswagen está contando os dias para começar a produzir o elétrico ID: faltam cem semanas para o modelo entrar em linha de produção. Trata-se da utilização da MEB, nova plataforma elétrica modular, que gerará diversos outros modelos que fazem parte da estratégia da VW para veículos eletrificados. O ID foi apresentado pela primeira vez, como conceito, no Salão de Paris de 2016, e será produzido em Zwickau, Saxônia, Alemanha, em 2019.

 

O anúncio foi feito durante o MEB Supplier Summit, evento realizado pela companhia com os principais fornecedores para estabelecer um novo padrão de qualidade e de cooperação. O CEO Herbert Diess disse que “nossos preparativos para a entrada na nova era da mobilidade eletrônica acessível estão bem encaminhados”.

 

Nos próximos cinco anos as marcas do Grupo Volkswagen pretendem lançar 32 modelos com base na nova plataforma elétrica: “Estamos determinados a assumir a liderança. A marca Volkswagen, por si só oferecerá, mais de vinte modelos totalmente elétricos até 2022 e investirá cerca de € 6 bilhões, cerca de R$ 23 bilhões, em mobilidade eletrônica nos próximos cinco anos”.

 

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Groupe PSA foca motores elétricos

O Groupe PSA se uniu à Nidec Leroy-Somer, da Nidec, do Japão, para produzir motores elétricos com investimento de € 220 milhões, cerca de R$ 845 milhões, meio a meio. A expectativa da união é a de que o mercado de motores elétricos para automóveis dobre até 2030, chegando a € 45 bilhões, cerca de R$ 173 bilhões.

 

A joint-venture será responsável pela criação e produção dos principais componentes de motores elétricos, que serão usados por modelos do Groupe PSA e, possivelmente, de outras empresas.

 

A joint-venture começará a operar no primeiro trimestre de 2018, com sede em Carrières-sous-Poissy, França, onde manterá seu centro de pesquisa e de desenvolvimento. O centro de produção será em Trémery, França.

 

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MDIC: Rota 2030 será aprovado este mês.

O MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, afirmou que a aprovação do Rota 2030, a nova política para o setor automotivo que deve substituir o Inovar-Auto, segue normalmente o cronograma estipulado para sua aprovação este mês, contradizendo informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda de que o programa estaria paralisado. O MDIC também garantiu, em comunicado distribuído na segunda-feira, 4, que a aprovação do documento não está atrelada ao acordo bilateral Mercosul-União Europeia e que a última fronteira para que saia do papel segue sendo a mesma: a alíquota do IPI.

 

Em evento realizado na semana passada, em São Paulo, João Manoel Pinho de Mello, chefe da assessoria especial de reformas microeconômicas do Ministério da Fazenda, fez declarações contundentes sobre o Rota 2030, dizendo que a política setorial não traria benefícios à sociedade e que a indústria não precisa de incentivos para se desenvolver. O MDIC rebateu informando, também por meio de comunicado, que “manifestações isoladas sobre o cronograma de conclusão do programa não refletem o posicionamento oficial e o compromisso do governo federal com a elaboração de uma nova política para o setor”.

 

Interlocutores do Ministério ouvidos em off por AutoData reafirmaram que, apesar do aparente antagonismo, ambos os ministérios trabalham em regime de parceria e que está mantida para dezembro a promessa de que o Rota 2030 será uma realidade em 2018. O MDIC informou que “segue trabalhando para concluir as discussões técnicas sobre o Rota 2030 ainda este mês, de modo que a nova política para o setor automotivo entre em vigor em janeiro de 2018”.

 

Procurado pela reportagem o pessoal do Ministério da Fazenda disse que não possui porta-voz para o tema e que a fonte oficial é o MDI que, por sua vez e ao longo de uma semana, deu continuidade ao empurra-empurra e tratou de buscar porta-vozes que pudessem esclarecer a situação em que se encontra o Rota 2030.

 

Ainda segundo o MDIC a aprovação da nova política não está condicionada à abertura do mercado ao bloco europeu, o que parecia ser a intenção do presidente da República. Ambos os processos – assinatura de acordo com a UE e a aprovação do Rota 2030 – correm caminhos paralelos e não dependem de uma interconexão: “As negociações ocorrem nas duas frentes ao mesmo tempo, em processos distintos. A expectativa é a de que a indústria brasileira esteja pronta para a abertura comercial completa prevista pelo acordo. O acordo Mercosul–União Europeia prevê um prazo de desgravação tarifária em quin ze anos, que coincide com o fim dos três ciclos do Rota 2030”.

 

Técnicos de ambos os ministérios estariam debruçados sobre a formatação da alíquota do IPI que incidirá sobre as fabricantes de veículos que descumprirem metas de eficiência energética, por exemplo. Eles buscam, segundo o MDIC, a “forma mais adequada de equilibrar compromissos e incentivos ao setor, com relação às metas de eficiência energética, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, segurança e etiquetagem veicular”, previstas no programa.

 

Pelo Inovar-Auto, que vigora até 31 de dezembro, os fabricantes precisam atingir metas específicas para ter o benefício de abater 30 pontos de IPI. Com a proposta do Rota 2030 esse benefício cairia para 10 ou 15 pontos porcentuais. As fabricantes continuam recolhendo normalmente o IPI por cilindrada, que é de 7% para veículos até 1.0, de 11% de 1.0 até 2.0 bicombustíveis, de 13% para 1.0 até 2.0 a gasolina, de 18% acima de 2.0 bicombustível e de 25% acima de 2.0 movido a gasolina.

 

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FCA quer parceria com Hyundai

A FCA e a Hyundai negociam parceria tecnológica, informou o executivo chefe da Fiat, Sergio Marchionne, segundo notícia divulgada pela Reuters, na segunda-feira, 4. As declarações de Marchionne foram feitas no sábado, 2, quando ele afirmou que a Fiat já compra componentes da Hyundai e que considera muito seriamente a execução de um acordo mais abrangente, incluindo o desenvolvimento conjunto de transmissões e de tecnologias para motores movidos a célula de hidrogênio.

 

Ele não acredita que isso leve à fusão das duas empresas mas alguns sites internacionais tratam o futuro acordo como uma aproximação da FCA para, depois, negociar a posição de união. A imprensa internacional divulgou um possível interesse da Fiat em se unir com uma empresa da China mas que isso seria apenas para tirar o foco do seu real interesse, que á fusão com a Hyundai.

 

A Hyundai divulgou comunicado afirmando que não existem discussões concretas com a Fiat mas reconhece que gostou do interesse demonstrado pela empresa com relação às suas tecnologias de mobilidade.

 

Foto: Divulgação.

Crédito teve R$ 81,4 bilhões até outubro

O valor do crédito para o financiamento de veículos liberado de janeiro a outubro chegou a R$ 81,4 bilhões, quase o mesmo de todo o ano passado, quando foram concedidos R$ 82,2 bilhões. Considerando doze meses, de novembro do ano passado até outubro deste ano, houve aumento de 22,6%, segundo o balanço divulgado pela Anef, Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras.

 

Outro indicador que sinaliza a recuperação do mercado é a taxa de inadimplência, 3,8%, a mais baixa do ano. Luiz Montenegro, presidente da Anef, disse, em comun icado, que “uma das principais razões para o aumento na procura pelo crédito se deve à queda das taxas de juros. Com isso o consumidor tem se sentido mais confiante em investir num bem de maior valor”:

 

“Se for mantida a previsão atual para o cenário econômico a tendência para os próximos meses deverá ser de juros mais baixos, aumento da confiança do consumidor, crescimento na procura pelo financiamento e redução no número de não pagadores”.

 

Dos R$ 81,4 bilhões concedidos R$ 79,9 bilhões foram para contratos de CDC, crédito direto ao consumidor, e R$ 1,5 bilhão para operações de leasing. Na comparação com o mesmo período do ano passado houve aumento de 23,5% no CDC e o leasing registrou queda de 12,1%.

 

Saldo das carteiras – O saldo das carteiras em outubro foi de R$ 165,9 bilhões, alta de 0,9% na comparação com setembro e de 1,5% com relação a outubro do ano passado. As operações feitas via CDC respondem por R$ 162,2 bilhões, aumento de 1% com relação a setembro e de 2,1% em doze meses. Para o leasing foram usados R$ 3,7 bilhões, queda de 2,6% na comparação com setembro e 19,6% com o mesmo período do ano passado.

 

Inadimplência – O nível de inadimplentes em outubro foi o menor do ano e chegou a 3,8%, queda de 0,1% com relação a setembro e de 0,9% ponto porcentual na comparação com o mesmo mês do ano passado. Considerando apenas as pessoas jurídicas a taxa foi de 3%, queda de 0,1% contra setembro e de 2,2 pontos porcentuais em doze meses.

 

Taxas de juros – As taxas de juros praticadas em outubro pelos bancos de montadoras foram de 19,7% ao ano e de 1,5% ao mês, enquanto as financeiras independentes trabalharam com índices de 22,5% e 1,7%, respectivamente. O prazo médio das concessões ficou em 42,2 meses e o prazo máximo oferecido pelos bancos é de sessenta meses.

 

Foto: Fotos Públicas/Marcos Santos.

FCA premia profissionais de sua rede

A FCA exerceu, de maio a outubro, o Game of Talents, programa de qualificação que englobou várias categorias profissionais envolvidas na operação da sua rede de concessionárias. Cerca de 9 mil profissionais da rede Fiat e Jeep participaram do programa, que buscou identificar e reconhecer os melhores colaboradores. 

 

A iniciativa  está inserida no programa WCD, World Class Dealer ou Concessionário de Classe Mundial, da FCA, que tem como objetivo aprimorar os serviços de venda e pós-venda, e desenvolver e reconhecer talentos.

 

Dos 9 mil profissionais inscritos 7 mil são da rede Fiat e 2 mil da rede Jeep. Na fase inicial foram selecionados os trinta melhores por marca, nas modalidades gestor de vendas, consultor de vendas, atendimento ao cliente, gestor da qualidade, entregador técnico, gestor de serviços, consultor de serviços, gestor de peças, técnico master e gestor de recursos humanos. Na última fase do programa foi construída uma concessionária modelo e uma companhia de teatro foi contratada para criar as mais diversas situações, algumas delas extremas. Os participantes do programa, avaliados por especialistas da FCA, tiveram de interagir com os atores e demonstrar suas habilidades no processo de vendas, gestão de pessoas, negócios, peças e solução de problemas.

 

Com base nos resultados foram escolhidos os vencedores:

 

Fiat

Atendimento ao cliente: Jandir Salvador, Fipal, de Cascavel, PR; gestor de qualidade: Cristiano Basílio da Silva, Domani, de Várzea Grande, SP; gestor de RH: Gérson Bottura de Souza, Fipal, de Cascavel, PR; consultor de serviços: Bruna Cicerelli Salemme, Savol, de Santo André, SP; gestor de peças: Micheline Maria de Oliveira Rosa, Revemax, de Itauna, MG; gestor de pós-venda: Augusto de Arruda Graeff, Marina, de Carazinho, RS; entregador: Mateus Oliveira Souza Gonçalves, Cevema, de Juazeiro, BA; técnico master: Márcio de Souza Bassano, Ideal, de São Lourenço, MG; consultor de vendas:Gioivanni Alvarega Gajo, Laveli, de Lavras, MG; e gestor de vendas: Leandro da Silva, Fipal, de Cascavel, PR.

Jeep

Atendimento ao cliente: Tatiana Crescencio Kachuba, Fipal, de Maringá, PR; gestor de qualidade: Tamires de Cássia Duarte Marin, Dahruj, de São Paulo; gestor de RH: Thayane Serrano, Colorado, de Santos, SP; consultor de serviços: Juliano César Silva Pereira, Stecar, de Ribeirão Preto, SP; gestor de peças: Marcelo Capra, Divesa, de Tarumã, SP; gstor de pós-vendas: Acilino Alves de Souza Filho, Divesa, de Curitiba, PR; técnico master: Francisco Cordeiro de Lima, Europa, de São Paulo, SP; consultor de vendas: Rafael Ribeiro Rocha Freitas, Strada, de Belo Horizonte, MG, e gestor de vendas: Igor Guimarães Geraldi, Europa, de São Paulo, SP.