Vendas chegam a 104 mil na primeira quinzena

As vendas de veículos na primeira quinzena de dezembro chegaram a 104 mil 85 unidades, segundo dados do Renavam. O volume vendido nos nove dias úteis do período manteve a média acima das 9 mil unidades/dia apesar dos dois feriados. O desempenho está alinhado com a expectativa da Anfavea para o mês, próxima das 200 mil unidades.

 

A General Motors vendeu 19 mil 284 veículos e teve participação de 18,5% na quinzena, e a FCA ficou com fatia de 12,7%. Volkswagen, com 11,9%, Hyundai e Toyota fecham o grupo das cinco empresas que mais venderam carros na primeira quinzena de dezembro.

 

A Anfavea projetou, no início do segundo semestre, que o volume de emplacamentos do ano chegaria a um crescimento de 7,3% na comparação com o total de 2016, coisa de 2,2 milhões de unidades. No entanto o presidente Antonio Megale admitiu, no início do mês, que o resultado das vendas em dezembro deverá superar o volume anterior.

 

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Maior ICEI em 49 meses

O ICEI, Índice de Confiança do Empresário Industrial, aumentou 1,8 ponto de novembro para dezembro e alcançou 58,3 pontos, na sua quinta alta consecutiva, que está 4,2 pontos acima da média histórica e é o maior desde novembro de 2012, quando marcou 58,4 pontos, conforme pesquisa divulgada pela CNI na segunda-feira, 18. Os indicadores da pesquisa variam de zero a 100 pontos e, quando estão acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão confiantes.

 

 

Para Marcelo Azevedo, economista da CNI, a alta é resultado da melhora da percepção dos industriais sobre as condições atuais dos negócios e as perspectivas sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses: “Empresários confiantes tendem a contratar e a fazer investimentos, o que é importante para a recuperação da economia e do emprego”.

 

 

O indicador de condições atuais alcançou 52,9 pontos em dezembro, o maior nível desde fevereiro de 2011, quando ficou em 54,2 pontos. Com relação a dezembro de 2016 o indicador cresceu 12,2 pontos, o que mostra que os empresários percebem uma melhora cada vez mais significativa nas condições atuais das empresas. O índice de expectativas também cresceu e alcançou 61 pontos, o maior patamar desde março de 2013, indicando que os empresários estão mais otimistas.

 

 

A pesquisa para este ICEI foi feita de 1º a 13 de dezembro com 2 mil 852 empresas em todo o País. Dessas 1 mil 118 são pequenas, 1 mil 80 são médias e 654 são de grande porte.

 

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Mercedes-Benz lançará comercial leve elétrico

A Mercedes-Benz lançará a van comercial elétrica Vision Van, informou na segunda-feira, 18, o portal Flash Motor, de Caracas, Venezuela. A companhia considera que, nos próximos anos, os veículos comerciais leves serão movidos, principalmente, por propulsão elétrica — pelo menos aqueles que operam em centros urbanos.

 

O futurista Vision Van será alimentado por motor elétrico de 75 quilowatts com até 270 quilômetros de autonomia. A Vision baseia seu trabalho na informática para ser totalmente interligada durante todos os processos de transporte e distribuição: planejará suas rotas, calculará a rota ideal dependendo do tempo e do tráfego do momento e coordenará drones que transportarão embalagens de até 2 kg para entregá-las num raio máximo de 10 quilômetros.

 

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Camex zera imposto de importação para mais de 1 mil máquinas

A Camex, Câmara de Comércio Exterior, zerou o imposto de importação para 1 mil 116 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil. Na quinta-feira, 14, as resoluções 90 e 91 foram publicadas no DOU, Diário Oficial da União, reduzindo as alíquotas de 16% e 14% para zero para bens de capital, bens de informática e de telecomunicações, segundo informações divulgadas pelo MDIC.

 

As empresas que solicitaram o benefício à Camex argumentaram que os equipamentos serão usados em projetos que trarão novos investimentos, no valor de US$ 2,4 bilhões, sendo que os principais setores beneficiados serão o automotivo, com 19,8% do total, eletrônico, com 10,9%, e de bens de capital, 10,7%.

 

Está prevista a melhoria de qualidade e de produtividade no processo de uma fábrica de automóveis, a produção local de smartphones e a expansão de fábricas de painéis fotovoltaicos.

 

As reduções tarifárias seguirão o regime de ex-tarifário, sendo temporárias, e as importações sem tarifas podem ser feitas até 30 de junho de 2019, de acordo com o que foi estabelecido pelas duas resoluções. Com prazo até 2019 o MDIC não confirmou em qual período o investimento de US$ 2,4 bilhões deve ser feito e também não revelou qual fábrica do setor automotivo será modernizada.

 

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JCB atinge a produção de 500 mil motores no mundo

A JCB produziu, até dezembro, 500 mil motores a diesel de quatro cilindros que, postos lado a lado, cobrem a distância entre Londres e Paris. O anúncio foi feito na segunda-feira, 18, pela empresa por comunicado. Segundo Lord Bamford, presidente da JCB, “termos o total controle sobre a tecnologia e produção de nossos motores nos garante liberdade para inovar e oferecer aos nossos clientes motores que sejam limpos, de baixo consumo, fácil manutenção e econômicos”.

 

A empresa vende máquinas retroescavadeiras e é fabricante de equipamentos para construção civil. Tem 23 fábricas em quatro continentes que produzem mais de 300 modelos de máquinas diferentes. A fábrica no Brasil fica em Sorocaba, SP, atende a toda a América Latina e produz retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, escavadeiras hidráulicas de esteira JS 210, JS 220LC e JS 235LC, Loadall 540-170 e 535-125 e pás carregadeiras 422ZX.

 

No Brasil, todas as máquinas produzidas pela empresa levam o motor JCB, conforme explica Marcus Marchesin, diretor de operações no Brasil: “Nossa posição de liderança vai além da produção e comercialização de máquinas. Os acessórios e componentes JCB são desenvolvidos de acordo com padrões de qualidade global, ou seja, garantimos a disponibilidade de peças e equipamentos em todos os locais onde a empresa está presente com o mesmo selo de alta qualidade e excelência operacional”. 

 

Os motores a diesel de quatro cilindros começaram a ser produzidos pela linha da JCB Power Systems, localizada em Derbyshire, Inglaterra, em novembro de 2004. Nesta época, a produção destes equipamentos dependia inteiramente de fornecedores externos. Hoje, os motores JCB alimentam mais de 70% das máquinas que a empresa fabrica e são vendidos para outros fabricantes e para as mais diversas aplicações.

 

No início do ano, a empresa investiu 10 milhões de libras em sua unidade de Foston, Inglaterra, para a construção de novos centros de usinagem e em processos de automação. Esse investimento abriu trinta postos de trabalho e permitiu à JCB Power Systems produzir, pela primeira vez, cabeças de cilindros, blocos de motores e cabeçotes aumentando assim a eficiência do produto e garantindo o alcance de metas de qualidade extremamente exigentes.

 

Em 2017 também foi iniciada a produção de um novo motor JCB de três litros, com baixo consumo de combustível, resultado de um programa de investimento de 31 milhões de libras, incluindo o apoio de 4,5 milhões do Fundo de Crescimento Regional Governamental. Essa é a terceira linha de motores lançada pela JCB desde o início da produção.

 

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Organização comum de compras aprimora desempenho do Groupe PSA

A partir de janeiro o Groupe PSA terá uma organização comum para gerir as suas compras. O objetivo, de acordo com comunicado divulgado na segunda-feira, 18, é o de aumentar a eficiência e a capacidade de compra do Groupe PSA graças à obtenção de economias de escala e à criação de valor em prol da melhoria da competitividade:

 

“A longo prazo as compras representarão 30% das sinergias esperadas da integração da Opel/Vauxhall ao Groupe PSA”.

 

Os relacionamentos com os fornecedores serão simplificados, com o estabelecimento de pontos de contato únicos para fornecedores com um volume significativo de atividades. A nova entidade representará um volume anual de compras de € 38,8 bilhões na Europa.

VW Caminhões e Ônibus estreia no site mundial do grupo

Seguindo sua rota de internacionalização, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreou no novo site corporativo do grupo VW Truck & Bus, que reúne as empresas com foco na união de forças nos mercados regionais mundo afora, com intuito de expandir as empresas globalmente por meio de inovações, segundo o grupo VW.

 

O site é www.vwtb.com/en, já está online e oferece informações como relatórios, gráficos e endereço de todas as redes sociais das marcas do grupo. A longo prazo, a empresa pretende tornar o site um plataforma de informação e diálogo para questões em torno da indústria.

André Beer recebe homenagem da AutoData

André Beer, ex-presidente da Anfavea e ex-vice-presidente da General Motors, recebeu na sexta-feira, 15, o Tributo Especial Personalidade do Ano 2017 homenagem especial pela passagem dos 25 anos da AutoData Editora.

 

O prêmio é um reconhecimento em razão de ele ter sido um dos primeiros apoiadores da revista e ter contribuído para viabilizar a AutoData, como um dos principais veículos de comunicação do setor automotivo do País.

 

O troféu foi entregue na sexta-feira por Vicente Alessi Filho, um dos fundadores da AutoData, porque na ocasião da entrega da premiação em 22 de novembro o homenageado não pode comparecer à solenidade por motivos de saúde. 

 

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Ford mostra tendência para 2018

A Ford publicou o seu Relatório de Tendências 2018, destacando como as mudanças globais da sociedade vão afetar os comportamentos e atitudes dos consumidores no ano que vem e nos demais anos. A sexta edição do estudo anual da Ford mostra que dois terços dos adultos estão surpresos com as mudanças ao seu redor, três quartos acreditam poder influenciar mudanças positivas e cerca da metade espera que as empresas assumam uma posição em questões sociais.

 

Os consumidores estão focados no sofrimento mundial, no hiato crescente entre ricos e pobres e no bem-estar emocional. Muitos estão céticos quanto à inteligência artificial, mas acreditam no futuro dos veículos autônomos.

 

Para Sheryl Connelly, gerente de tendências globais de consumo e futuro da Ford, vivemos tempos interessantes: “Mudanças nas prioridades globais, a agitação política desenfreada e o foco na desigualdade social deixaram muitos desorientados. Mas do caos e do conflito surge uma nova energia e criatividade que estão motivando as pessoas como nunca. A maioria dos adultos acredita que suas ações podem influenciar mudanças positivas”.

 

 

Raízen fornece combustível na fábrica da Mercedes-Benz

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, e a Mercedes-Benz inauguraram na semana passada um posto Shell dentro das instalações da companhia em São Bernardo do Campo, SP. 

 

O combustível também passa a ser recomendado oficialmente pela fabricante aos seus clientes. A Raízen já indica a compra de veículos Mercedes-Benz aos seus fornecedores na área de logística e transporte.

 

Para Antonio Cardoso, diretor de B2B da Raízen, a parceria é um motivo de orgulho. “Podemos aproveitar as sinergias das empresas tanto de clientes Raízen que não trabalham com a Mercedes e vice-versa. Vamos consolidar esta colaboração para maximizar seus potenciais. São muitas oportunidades de uma parceria que renderá muitos frutos”.

 

Especificamente para o projeto do posto, a Raízen forneceu consultoria em saúde, segurança e meio ambiente e também está colaborando com o desenvolvimento do serviço de automação em controle de consumo.

 

De acordo com Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, “essa parceria ganha relevância, uma vez que estamos falando de duas marcas que têm forte atuação no transporte do País, buscando sempre sua eficiência para melhor atender os clientes”.

 

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