Mercedes-Benz liderou vendas premium em 2017

A Mercedes-Benz terminou 2017 na liderança do mercado de carros premium no Brasil, com 12 mil 474 unidades emplacadas, alta de 10% com relação ao ano anterior – o maior crescimento no segmento premium segundo dados divulgados pela empresa na quarta-feira, 10. Com esse desempenho a empresa conquistou 38,3% de participação nesse mercado.

 

Segundo a empresa a produção local do Classe C e do GLA contribuíram bastante para esses resultados, pois representaram 61,2% do volume vendido, com 4 mil 61 unidades do sedã e 3 mil 570 do SUV. A AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, comercializou 621 unidades, alta de 14% na comparação com 2016 e participação de mercado de 45,2% no seu segmento.

 

A Mercedes-Benz também credita parte do crescimento à rede de concessionários, que aumentou de 38 para 55 no ano passado, sendo relevante para o volume vendido.

 

Foto: Divulgação.

Qualcomm e Ford têm parceria tecnológica para carros do futuro

A Qualcomm e a Ford divulgaram parceria para o desenvolvimento da tecnologia C-V2X, que será utilizada por futuros carros autônomos da Ford e que permitirá a comunicação com os demais veículos e com a infraestrutura das ruas, como sinais de trânsito, placas e dispositivos de pedestres, por meio do celular, incluindo comunicação em nuvem. O anuncio foi feito por Jim Hackett, CEO e presidente mundial da Ford, em Las Vegas, Nevada, na terça-feira, 9.

 

As duas empresas já trabalham em regime de testes em San Diego, Califórnia, e também em Detroit, Michigan, utilizando a tecnologia C-V2X. A expectativa é de que a tecnologia esteja disponível comercialmente no segundo semestre de 2018, mas depende do resultado dos testes e de mudanças no regulamento de trânsito dos Estados Unidos.

 

O vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, Nakul Duggal, acredita que essa parceria acelerará o desenvolvimento de veículos autônomos e “que a conectividade é fundamental na inovação nos veículos. Estamos ansiosos para trabalhar em colaboração com a Ford para atingir o objetivo de instalar a tecnologia C-V2X na maioria de seus carros”.

 

Foto: Divulgação.

Peugeot convoca recall para o 3008

A Peugeot anunciou na segunda-feira, 8, o segundo recall no Brasil para o modelo SUV 3008. Após problemas elétricos em 211 unidades em outubro agora o modelo importado demanda reparos nas tubulações de combustível para que sejam evitados incêndios em função de vazamentos.

 

De acordo com a Peugeot no reparo será adicionada proteção extra às tubulações ou a sua total substituição se for comprovado seu completo desgaste. As unidades envolvidas têm chassis de HS003128 até JS007599 e foram fabricadas de novembro de 2016 a julho de 2017.

 

Foto: Divulgação

Grupo Continental estaria preparando spin-off

Segundo a agência de notícias Bloomberg, o Grupo Continental estaria se preparando para uma revisão estrutural nas suas unidades de negócio. O conselho de administração da companhia e acionistas estariam analisando a possibilidade de manter apenas as divisões lucrativas, como a de chassis e a de pneus. Aquelas que não trazem lucros, ou que os geram de maneira mais discreta, poderiam ser organizadas sob a gestão de uma nova holding, que teria participação de outras empresas ou, medida mais drástica, poderiam ser extintas.

 

Apesar das informações que circulam na imprensa internacional, a Continental, por meio de nota, informou que não existe nenhum plano ou ações aprovadas referentes a mudanças organizacionais no mundo ou no Brasil. No entanto, continua a companhia, “a empresa está nos primeiros estágios de análise para tornar a companhia ainda mais flexível em meio a um ambiente de constante mudança na indústria automotiva”.

 

Essa reorganização ocorreria num momento em que a indústria enfrenta mudanças importantes com vistas à produção de veículos elétricos e autônomos. Daimler e Delphi são exemplos de empresas que passaram por processo semelhante na forma como estão organizadas. Qualquer movimento da Continental precisará da bênção da fabricante de rolamentos Schaeffler, sua maior acionista, com aproximadamente 45% de participação.

 

Segundo dados da Bloomberg em 2017 a divisão de pneus da empresa representou 25,7% das receitas e a de chassis 22,1%. Componentes internos, como instrumentos para painel de veículos, 20,8%, componentes de powertrain 17,5%. E a ContiTech, braço de produção de componentes de borracha para outros setores afora o automotivo, 13,9%.

 

No Brasil o grupo mantém instaladas 19 unidades, sendo 11 produtivas. Em Camaçari, BA, mantém uma fábrica de pneus. Em Gravataí, RS, e Resende, RJ, produz peças.

 

* reportagem atualizada em 11/01

 

Foto: Divulgação

Volkswagen e Nvidia anunciam parceria no CES 2018

A Volkswagen e a Nvidia divulgaram na terça-feira, 9, nova parceria durante o CES, Consumer Electronics Show 2018, que é realizado em Las Vegas, Nevada, até a sexta-feira, 12: a Nvidia desenvolverá a tecnologia artificial que equipará os futuros carros da VW, como a versão de produção do conceito ID Buzz.

 

O sistema de inteligência artificial que será utilizada nos carros incluirá diversos recursos de auxílio ao motorista, como copiloto inteligente com dados internos e externos para avaliar as situações e analisar o comportamento dos outros carros na rua ou na estrada para tomar as melhores decisões.

 

O sistema também destravará o veículo pelo reconhecimento facial e reconhecerá gestos do motorista para algumas funções e poderá responder a controle de voz.

 

Foto: Divulgação

Banco Mercedes-Benz anuncia seguro para ônibus rodoviários

O Banco Mercedes-Benz inicia este mês as operações de seguro para ônibus, por meio da Mercedes-Benz Corretora de Seguros e em parceria com a Essor Seguros, de acordo com informação divulgada na terça-feira, 9.

 

O seguro cobre veículos da Mercedes-Benz e de outras marcas, zero quilômetro ou usados, e a seguradora atenderá, inicialmente, o segmento rodoviário. Marcello Larussa, gerente de seguros do Banco Mercedes-Benz, disse que “estamos trabalhando para, no futuro próximo, ampliar a oferta para os ônibus urbanos. Dessa forma seguimos nosso plano de ampliar ainda mais nosso portfólio de seguros, que até então cobria apenas caminhões e vans”.

 

A corretora fechou o primeiro contrato com o Grupo Comporte, de São Bernardo do Campo, SP, antes mesmo do lançamento oficial do produto, para assegurar aproximadamente 1,2 mil ônibus no pacote de responsabilidade civil, destinado ao segmento de transportes interestadual, intermunicipal e urbano, com cobertura de danos corporais e materiais causados a passageiros e também a terceiros não transportados.

 

Outras opções também estarão disponíveis, como seguro de casco e de responsabilidade civil facultativa, que se somarão a outros vinte tipos de coberturas adicionais.

 

Foto: Divulgação

Toyota é a marca líder mundial de vendas em 2017

Na disputa pelo primeiro lugar do ranking mundial de vendas por marca, sem considerar os grupos automotivos, a Toyota encerrou 2017 na liderança, com 8 milhões 713 mil 629 veículos, alta de 2,4% na comparação com 2016. O segundo lugar ficou com a Volkswagen, com 6 milhões 832 mil 840 unidades, com crescimento de 4,7%, segundo informações divulgadas pelo site automotivo Focus2Move, especializado em informações de mercado.

 

A Ford foi a terceira marca com mais vendas, 6 milhões 165 mil 704 unidades, queda de 1,2% na comparação com 2016, e o quarto lugar ficou com a Honda, 5 milhões 162 mil 598 e alta de 8,2% na comparação com o ano anterior.

 

Em quinto lugar ficou a Nissan, com 5 milhões 142 mil 398 veículos comercializados e crescimento de 4,4%. A sexta colocada foi Hyundai, com 4 milhões 400 mil 42 unidades vendidas, queda de 9% ante 2016 — a maior retração das dez marcas que mais venderam no ano passado.

 

A marca Chevrolet ficou com o sétimo lugar, 4 milhões 136 mil 61 veículos vendidos, volume estável na comparação com 2016, queda de 0,1%. A Kia foi a oitava, com 2 milhões 816 mil 802 unidades e queda de 8,4%, a segunda maior do ranking.

 

A Renault foi a nona marca mais vendida no mundo, com 2 milhões 681 mil 392 unidades e alta de 10,5% na comparação com 2016 — o maior crescimento das dez marcas mais vendidas do ano. A Mercedes-Benz fecha o ranking, com 2 milhões 551 mil 453 unidades vendidas e crescimento de 10,1% na mesma base de comparação.

 

Foto: Divulgação.

México 2017: crescem produção e exportação, caem as vendas.

O mercado mexicano encerrou 2017 com crescimento de 8,9% na produção: saíram das linhas de montagem 3 milhões 773 mil 569 unidades — recorde do país, ante as 3 milhões 465 mil 615 veículos de 2016, segundo os dados divulgados pela AMIA, Associação Mexicana da Indústria Automotiva.

 

As exportações também seguiram pelo mesmo caminho da produção, crescendo 12,1% e quebrando recorde no volume, com 3 milhões 102 mil 604 veículos, ante 2 milhões 768 mil 268 unidades em 2016.

 

Os Estados Unidos foram o principal destino dos veículos mexicanos ao longo do ano, com 2 milhões 335 mil 245 unidades, o Canadá ficou na segundo posição, com 267 mil 219 unidades, e a Alemanha na terceira, com 96 mil 753. O Brasil foi o quinto maior importador do México com 49 mil 43 veículos.

 

Se produção e exportação quebraram recordes a venda de veículos não acompanhou o ritmo e registrou queda de 4,6% no ano, com 1 milhão 530 mil 317 veículos emplacados contra 1 milhão 603 mil 672 unidades em 2016. Do volume vendido 41% foram produzidos no México e 59% eram de origem estrangeira.

 

Expectativa para 2018

 

Eduardo Solis, presidente da AMIA, acredita que seja possível produzir 4 milhões de unidades este ano e exportar mais de 3,2 milhões, devido às boas perspectivas de alguns mercados que importam do México, como os Estados Unidos, que são o seu principal parceiro comercial.

 

Foto: Divulgação.

Argentina supera projeção de vendas de 800 mil unidades em 2017

Foi concretizada, na Argentina, o maior parceiro comercial do Brasil, a projeção de terminar 2017 com vendas internas próximas das 800 mil unidades de automóveis. Seus concessionários de veículos venderam, no acumulado do ano, 883 mil 802 carros, nacionais e importados. O marco representa crescimento de 22,5% sobre o volume de vendas registrado em 2016. Foi o melhor desempenho comercial desde 2013, ano em que o país alcançou a marca recorde de 963 mil 917 unidades vendidas.

 

A indústria local creditou o aumento das vendas às medidas econômicas adotadas pelo governo – na sua visão criou-se um cenário favorável aos financiamentos com a queda dos juros bancários e a manutenção da taxa de emprego, fato que teria aumentado a confiança do consumidor a firmar compromissos de longo prazo.

 

As vendas ao longo do ano foram superiores a 50 mil unidades/mês e os volumes foram maiores do que os de 2016 em todos os meses. Em dezembro, o melhor em termos comerciais, foram vendidos 90 mil 307 automóveis, 25,4% a mais do que em dezembro de 2016, segundo dados da Adefa, a associação dos fabricantes argentinos. Do total vendido no ano passado 259 mil 8 unidades foram de veículos produzidos no país.

 

O cenário de maior venda de veículos importados ante os nacionais faz parte dos planos argentinos para os próximos anos e deverá ser mantido. Por meio do Plano 1 Milhão, que projeta a produção desse volume de carros até 2023, a indústria argentina quer se consolidar como plataforma exportadora na região nos moldes do plano de empresas brasileiras no período seguinte à crise que se agravou em 2012. Será um salto importante de patamar: em 2017 o país produziu 472 mil 158 veículos, menos da metade do volume que almeja.

 

Para alcançar a meta serão fundamentais os veículos produzidos no Exterior para atender a todas as demandas sem precisar, grosso modo, fazer grandes alterações em sua capacidade instalada, ano a ano. Pelo menos este parece ser o plano dos novos gestores da Adefa, eleitos em novembro: Luiz Fernando Peláez Gamboa, o novo presidente, disse à época que as fábricas argentinas precisam ser mais competitivas de forma a buscar novos mercados e não depender tanto do Brasil, ainda que seja seu principal parceiro regional.

 

Em 2017 os embarques ao Brasil foram menores e houve crescimento nas exportações para países da América Central, uma demonstração clara de que a Argentina intensificou sua busca por novos mercados. Exportou 209 mil 587 veículos, 10,3% a mais do que em 2016. Ao Brasil embarcaram 135,9 mil, volume que representou 64,8% das suas exportações de veículos. Para a América Central, segundo principal destino de seus carros, foram exportadas 17 mil 868 unidades. Peru, Chile e México fecham o grupo dos cinco principais destinos dos veículos argentinos.

Mercedes-Benz é a líder de vendas de veículos comerciais em 2017

A Mercedes-Benz encerrou 2017 como a líder de vendas de veículos comerciais no País, com mais de 20 mil unidades emplacadas, considerando caminhões e ônibus. Philipp Schiemer, presidente da empresa no Brasil e CEO para a América Latina, considera o resultado o melhor presente de fim de ano que a empresa poderia receber:

 

“Esse resultado é um prêmio para todos os nossos colaboradores e parceiros, que se empenharam para oferecer o melhor produto aos clientes. Os números provam que somos uma marca desejada e cada vez mais reconhecida nos mercados interno e externo”.

 

Por segmentos os resultados implicam 14 mil 670 caminhões, com 28,2% de participação de mercado, e 6 mil 7 ônibus, com 51,1% de participação.

 

Em comunicado distribuído na segunda-feira, 8 a Mercedes-Benz destacou que grandes vendas foram contratadas em dezembro, com 1 mil ônibus vendidos para diversas empresas e 905 micro-ônibus comercializados para a Secretária da Saúde de Minas Gerais. No segmento de caminhões a empresa vendeu 150 unidades à Raízen, cem para a Risa e 150 para Transoeste.