GWM adia a inauguração da fábrica de Iracemápolis

São Paulo – O início da produção de veículos GWM em Iracemápolis, SP, foi postergado. Em entrevista exclusiva ao programa Papo de Garagem, que será transmitido na quinta-feira, 8, no YouTube, Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da companhia, adiantou que não será mais em maio, como previsto:

“Ainda não temos a previsão da nova data para a inauguração, mas certamente será ainda este ano”.

Conforme o executivo adiantou no fim do ano passado à Agência AutoData o primeiro modelo a sair das linhas também mudou: não será mais a picape Poer, mas um SUV.

“Tivemos que fazer uma atualização em função das recentes decisões do governo, principalmente aquelas relacionadas ao aumento do imposto de importação [para eletrificados]. Precisávamos ter um produto com maior segurança quanto à aceitação do consumidor e ao volume de vendas e, por isto, o primeiro modelo será um SUV. A picape ainda está no plano, mas será o segundo modelo a entrar em produção.”

Coube ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em abril do ano passado, anunciar a intenção inicial da GWM de produzir em primeiro de maio de 2024 a primeira picape híbrida feita no País, um modelo inédito da marca Poer. Dentro das instalações adquiridas pela GWM da Mercedes-Benz, Alckmin destacou o fascínio do brasileiro pelos veículos e também a iniciativa da marca chinesa, que revitalizava aquela operação fabril e trazia de volta muitos empregos.

Ricardo Bastos, que também é presidente da ABVE, mostrou-se otimista durante a entrevista com relação ao mercado de veículos eletrificados e elétricos no País, e afirmou acreditar que deverá superar as 150 mil unidades em 2024: “Os subcompactos deverão ganhar força este ano, o que deverá aumentar significativamente a presença de eletrificados urbanos no mercado”.

Com relação ao futuro Bastos acredita que a recente divulgação do novo plano do governo, o Mover, Mobilidade Verde e Inovação, trará benefícios concretos para o desenvolvimento futuro da indústria: “A política está mais clara, mais transparente, com a eficiência energética em primeiro plano e impulsionando o processo. Não há dúvidas de que trará grandes benefícios futuros para o Brasil”.

A entrevista completa está no programa Papo de Garagem, que irá ao ar às 18h00 neste link.

Volkswagen corta em 30% mensalidade da assinatura do ID.4

São Paulo – A Volkswagen reduziu para R$ 7 mil o preço cobrado mensalmente para clientes que querem ter o veículo elétrico ID.4 por meio do sistema de assinatura. O valor cobrado era R$ 10 mil, desde o ano passado, quando o modelo começou a ser ofertado pelo programa Sign&Drive – os clientes anteriores à redução do preço terão as mensalidades reduzidas e serão reembolsados pelos meses anteriores. 

De acordo com a Volkswagen a redução foi promovida após a avaliação de alguns fatores como o comportamento do produto junto aos usuários, histórico dos usuários, tipo de uso do veículo e fatores demográficos. Os benefícios oferecidos aos clientes do programa de assinatura seguem sem alterações e incluem assistência 24 horas, todas as documentações, proteção completa, gestão de multas e manutenção preventiva inclusa.

Allblin terá nova unidade de blindagem a partir de março

São Paulo – A blindadora Allblin está de olho no crescimento da demanda por veículos blindados no Brasil. A partir de março sua segunda unidade produtiva, na região de Alphaville, em Barueri, SP, começará a operar, segundo o CEO Luiz Apolinário, que espera crescimento médio do mercado em torno de 30% para 2024, mesmo ritmo dos últimos quatro anos.

Assim a empresa passará a ter opção de blindagem em Barueri e na Capital, onde mantém uma unidade na Zona Sul. O crescimento do mercado e a expansão de sua carteira de clientes motivaram a expansão: no ano passado a empresa registrou faturamento 60% maior do que em 2022 . Para 2024 a expectativa é de crescimento de 76% sobre 2023.

O CEO revelou alguns fatores que estão puxando o crescimento do mercado de blindagem do Brasil: “A insegurança que a população passa nas principais capitais do País faz com que mais pessoas busquem a blindagem veicular, que antes era muito focada em carros de luxo. Hoje nós temos muitos clientes que são donos de veículos mais baratos mas querem rodar de forma mais segura”.

O avanço da tecnologia no processo de blindagem e dos materiais utilizados fez com que o custo diminuísse com o passar dos anos, o que ajudou na chegada de novos clientes. Os avanços também permitiram reduzir o peso da blindagem e, por isso, os veículos quase já não perdem desempenho. O desgaste dos componentes, outra queixa recorrente, fica bem próximo ao de um modelo que não foi blindado, de acordo com o CEO. 

Concessionárias e montadoras também ajudam no crescimento deste mercado, fechando parcerias com blindadoras e conectando as empresas com o cliente final, que em muitos casos já retira o carro blindado na concessionária. Também já é possível encontrar no mercado algumas linhas de financiamento que incluem o valor do veículo e o da blindagem.

A operação da Allblin inclui uma unidade de assistência técnica para seus clientes e para o público em geral, que se tiver algum problema com uma blindagem pode procurá-la. A empresa também pretende criar um aplicativo que permitirá entregar serviços conectados aos clientes, como monitoramento dos componentes do veículo após a blindagem e o desgaste de cada um deles.

Renault reduz o preço do Kwid E-Tech para R$ 99 mil 990

São Paulo – Diante dos rumores de que a BYD planeja lançar no mercado uma versão de entrada de seu Dolphin, o Mini Dolphin, com preço inferior a R$ 100 mil a Renault se antecipou e reduziu o preço do Kwid E-Tech, a versão 100% elétrica do subcompacto: passa a ser R$ 99 mil 990.

É um corte de R$ 23,5 mil no preço sugerido do modelo, que tem 185 quilômetros de autonomia. Lançado em 2022, por R$ 142 mil 990, o Kwid E-Tech abre a gama 100% elétrica da Renault, que conta ainda com o Megane E-Tech e o utilitário Kangoo E-Tech.

Rodrigo Alonso assume área de vendas de equipamentos originais da Sumitomo Rubber

São Paulo – O diretor de vendas, reposição e marketing da Sumitomo Rubber do Brasil Rodrigo Alonso terá suas atribuições ampliadas ao assumir também a área de vendas de equipamentos originais. De acordo com a companhia a liderança do executivo, que integra a equipe há oito anos, deverá introduzir inovações a fim de promover maior competitividade aos produtos das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo.

É a primeira vez que um profissional brasileiro assume o posto. A Sumitomo Rubber inaugurou fábrica da Dunlop no Brasil em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, PR, em 2013. Lá também são fabricados pneus Falken e Sumitomo.

Novo gerente sênior de vendas e marketing Fábio Torres. Foto: Divulgação.

Para prover apoio a Alonso o então gerente de vendas da companhia, Fábio Torres, foi promovido a gerente sênior de vendas e marketing. Há sete anos na empresa o profissional expandirá seu leque de atuação ao assumir a execução dos planos de mercado e a busca pela excelência no serviço ao cliente.

Reboques e semirreboques têm o melhor janeiro da história

São Paulo – Em janeiro a indústria nacional de implementos rodoviários registrou queda de 3,3% nas vendas na comparação com igual mês do ano passado, somando 11,3 mil unidades, de acordo com a Anfir,  entidade que representa o setor. Mas o resultado foi puxado para baixo pelo segmento leve, pois os pesados, de reboques e semirreboques, registraram o melhor resultado da história para o primeiro mês do ano, com 7,1 mil unidades, volume 8,1% maior do que em janeiro de 2023. 

O segmento leve comercializou 4,2 mil implementos, queda de 18% na comparação com igual período do ano passado.

O presidente José Carlos Sprícigo festejou o bom desempenho do segmento pesado: “É um começo de ano bastante promissor para os negócios”.O resultado foi impulsionado pelas empresas que realizam a logística do agronegócio, que estão se preparando para as colheitas do primeiro semestre. 

Para o ano a Anfir mantém expectativa positiva, com R$ 54 bilhões destinados ao PAC, que deverão trazer reflexos positivos para o segmento, assim como a recomposição de renda da população, que podem aquecer o varejo: “Temos um cenário interessante diante de nós que poderá beneficiar também o segmento leve”.

Cummins lança novo motor para operações fora-de-estrada

São Paulo – A Cummins começará a produzir em abril, na sua fábrica de Guarulhos, SP, o motor QSF 4.5 de 210 cv para o segmento fora-de-estrada. Derivado do motor F4.5 oferecido para operações automotivas, foi desenvolvido por brasileiros pensando no mercado nacional. 

Tem como alvo aplicações do mercado industrial, como agronegócio, construção e geração de energia. Por esta razão foi exposto no estande da companhia no Show Rural Coopavel, em Cascavel, PR, no qual equipa um pulverizador da Stara.

O QSF 4.5 é certificado com MAR-1 e compatível com biodiesel até B20, segundo o gerente de engenharia Cristiano Zia: “Foram utilizados componentes e materiais que propiciam maior robustez contra os efeitos deste combustível de origem vegetal, além de um filtro separador de água de alto desempenho”.

GM abre inscrições para programa de trainee dedicado a mulheres negras 

São Paulo — A General Motors anunciou a abertura de programa de trainee que busca recrutar apenas mulheres negras. São quinze vagas disponíveis para trabalhar na sede, em São Caetano do Sul, SP. As inscrições para o programa Track, que possui duração de três anos, estão abertas até a quarta-feira, 28, no site https://ciadetalentos.com.br/trackgm2024/.

Podem se inscrever profissionais que tenham concluído graduação de bacharelado, presencial ou EAD, de qualquer curso, de dezembro de 2020 a dezembro de 2023. As oportunidades são para as áreas de finanças, manufatura, compras, logística e cadeia de suprimentos, vendas, pós-vendas, marketing, engenharia e recursos humanos.

A iniciativa foi motivada pelo objetivo de ampliar a representatividade feminina e negra no efetivo da GM, que possui “meta global de tornar-se a empresa mais diversa e inclusiva do mundo”. Anteriormente promoveu edição do seu trainee só para talentos negros, em 2021, e apenas para mulheres, em 2023.

Jeep patrocina o Galo da Madrugada e fornece Renegade para o bloco

São Paulo – Pelo quarto ano consecutivo a Jeep patrocina o Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco de Recife, PE. Com o objetivo de fortalecer a cultura regional a empresa forneceu um Jeep Renegade como carro de destaque do evento, que este ano será realizado no sábado, 10.

O veículo foi caracterizado pela designer e ilustradora pernambucana Bel Andrade Lima, que também criou o visual do espaço exclusivo no camarote do Galo da Madrugada.

O Renegade marcou o retorno da produção da Jeep no Brasil e foi o primeiro modelo a ser fabricado no Polo Automotivo Stellantis em Goiana, PE, em 2015. De lá para cá já saíram da linha de montagem 550 mil unidades que atenderam tanto o mercado local quanto ao de países da América Latina.

Indústria automotiva investirá R$ 100 bilhões nos próximos anos, diz Alckmin

São Paulo – O setor automotivo deverá investir em torno de R$ 100 bilhões nos próximos anos com a transição tecnológica necessária para a eletrificação e os estímulos existentes no Mover, Mobilidade Verde e Inovação. Esta é a expectativa de Geraldo Alckmin, ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente da República, que deu entrevista ao programa Bom Dia Ministro, veiculado pela EBC.

O ministro se reuniu com representantes da Anfavea na terça-feira, 6, quando foram apresentados os planos de investimento de toda a indústria. O valor supera os R$ 41 bilhões anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira, 2, em visita à fábrica da Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP.

“Na reunião que tive com representantes da Anfavea foi anunciada a expectativa de um total de R$ 100 bilhões nos próximos anos, provavelmente até 2028 ou 2029”, afirmou o ministro, segundo a Agência Brasil. “Tanto em veículos leves como pesados, como ônibus e caminhões. Tanto em motores a combustão como etanol, flex, híbridos e elétricos.”

Alckmin estará na entrevista coletiva que a Anfavea concederá à imprensa na manhã de quinta-feira, 8, quando comentará os números, e pontos do Mover, a política industrial anunciada pelo governo no apagar das luzes de 2023

Segundo a entidade, que foi consultada pela reportagem da Agência AutoData, o valor não chega a R$ 100 bilhões, mas ainda existem planos de investimento não divulgados. De toda forma será um “investimento recorde”, como destacou o ministro, lembrando que estimula uma longa cadeia, que envolve indústrias de aço, vidros, pneus e autopeças, “gerando muito emprego e agregando muito valor”.

“Já temos fábrica de ônibus elétrico. Teremos também duas fábricas de carros elétricos. São duas montadoras: a BYD em Camaçari [BA] e a GWM, em Iracemápolis [SP]. E outras virão.”