Caoa inaugura centro de distribuição com investimento de R$ 50 milhões

Franco da Rocha, SP – Na segunda-feira, 26, a Caoa inaugurou um centro de distribuição em Franco da Rocha, SP, que consumiu investimento de R$ 50 milhões. O local tem 26,8 mil m² de área, o dobro de tamanho do CD anterior, localizado em Barueri, SP, cuja capacidade, segundo a empresa, estava próxima do limite e não suportaria o crescimento projetado para os próximos anos.

Franco da Rocha foi escolhida pela proximidade com o Porto de Santos e com o Aeroporto de Viracopos, o que facilita o recebimento das peças que são distribuídas para todo o Brasil em até 24 horas após o pedido. Para São Paulo ocorrem duas entregas por dia e, em casos de emergência, um componente é enviado em até quatro horas.

A distribuição dos componentes é realizada pela RGLog, parceira logística da Caoa. A mudança do antigo centro de distribuição para o novo começou em fevereiro de 2023 e termina um ano depois, com 120 mil códigos armazenados e 180 mil peças.

Melhor localização e infraestrutura, que resultam em processos mais eficientes e monitorados de forma 100% digital, redução de custos com transporte e armazenagem, somado à operação mais eficiente, são pontos fortes do novo local, segundo a Caoa. A empresa acredita que o maior estoque e o acesso mais rápido às peças também são pontos positivos que resultam em um atendimento melhor ao cliente.

Honda CR-V ganha versão híbrida por R$ 353 mil

São Paulo – A Honda anunciou a chegada do CR-V Advanced Hybrid ao mercado brasileiro. Em sua sexta geração o SUV, o mais vendido pela marca no mundo, recebeu o powertrain híbrido e:HEV, que traz dois motores elétricos dispostos em paralelo, um para tração e outro para geração de energia, e o motor a combustão de quatro cilindros 2.0 litros DOHC, com injeção direta de gasolina.

Com design inédito, de aparência esportiva e requintada, o modelo tem teto solar panorâmico, multimídia com tela de 9 polegadas, dez airbags e sistema de condução assistida Honda Sensing. Chega às concessionárias por R$ 352,9 mil.

O SUV híbrido possui três anos de garantia sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico de baterias e motores, por sua vez, tem garantia de oito anos ou 160 mil km.

Caoa Chery Tiggo 7 Sport chega para ser o SUV médio mais barato do Brasil

São Paulo – A Caoa Chery apresentou a nova versão de entrada do Tiggo 7, a Sport, que chega ao mercado como a mais barata do segmento dos SUVs médios, por R$ 135 mil. Na comparação com seus principais concorrentes — Jeep Compass, Ford Territory, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross — é, pelo menos, R$ 35 mil mais barato.

É a segunda versão Sport do portfólio da Caoa, que no ano passado lançou o Tiggo 5X Sport em meio às medidas do governo de desconto para veículos com preço abaixo de R$ 150 mil. Menos de um ano depois registrou aumento de 300% nas vendas do modelo. Com o sucesso do SUV menor com um versão de entrada a montadora adotou receita parecida com o Tiggo 7.

É com este plano agressivo de preço, junto com tecnologia embarcada e uma lista de itens de série recheada, que a Caoa Chery pretende avançar no mercado e conquistar 2 mil clientes por mês, de acordo com o seu CEO, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho: “A nossa expectativa é de que o Tiggo 7 Sport se torne o modelo mais vendido da Caoa Chery no Brasil, superando o Tiggo 5x Sport”.

O SUV chega ao mercado com motor 1.5 turbo flex de 150 cv de potência e câmbio automático CVT que simula nove marchas. Este conjunto já era usado pela em outras versões, mas seus engenheiros realizaram mudanças na integração do motor com o câmbio para gerar melhor desempenho e conforto para quem dirige.

Outra mudança importante está no porta-malas, que teve seu piso rebaixado, abandonando porta objetos presente nas outras versões, somando 525 litros, o maior espaço da categoria de SUVs médios no Brasil, segundo a Caoa Chery.

No visual a versão Sport ganhou nova grade frontal Diamond, que simula o desenho de vários diamantes pequenos na frente do veículo.

A lista de itens de série oferece quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, kit multimídia com tela de 10,2 polegadas e espelhamento para smartphones, ar-condicionado digital e automático, rodas aro 18, bancos dianteiros elétricos e revestimento de couro, volante multifuncional, carregador de celular por indução no console central.

A garantia é de cinco anos e o pós-vendas ficará mais barato: vale para todos os modelos da Caoa Chery, cujas revisões ficarão 10% mais baratas a partir de março porque a cesta básica de peças teve redução de 15% e a manutenção básica também terá recuo de 10%.

BYD Dolphin Mini pode ser reservado pelo Mercado Livre

São Paulo – Com lançamento programado para a quinta-feira, 28, o compacto BYD Dolphin Mini já pode ser reservado pelo Mercado Livre. E, embora não tenha seu preço oficialmente divulgado – a expectativa é que fique na faixa dos R$ 100 mil – os primeiros compradores terão um bônus de R$ 10 mil. 

Segundo o portal InsideEVs o primeiro lote terá este desconto no preço pelo fato de o modelo ainda não ter sido homologado para cinco lugares. Assim, estes primeiros Dolphin Mini importados só poderão transportar quatro pessoas, o que explica o desconto.

A companhia não informou quantas unidades estão disponíveis nesta condição.

Ayvens assina acordo para comprar 500 mil veículos Stellantis até 2026

São Paulo – A Ayvens, empresa de leasing de longo prazo e gestão de frotas com sede na França, assinou acordo multibilionário com a Stellantis pelo qual incentiva suas afiliadas na Europa a adquirirem veículos das marcas do grupo pelos próximos três anos. O plano é comprar mais de 500 mil unidades até 2026.

Segundo a Stellantis os primeiros volumes significativos de entregas são esperados para o primeiro semestre e continuarão ao longo de 2024. Estão previstos desde carros urbanos até SUVs e vans, de marcas renomadas e eletrificadas como Alfa Romeo, Citroën, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Opel, Peugeot e Vauxhall.

O acordo com a Ayvens, criada em maio de 2023, quando a ALD Automotive adquiriu a LeasePlan, prevê que quantidades específicas de pedidos, composições e datas de entrega, além dos volumes já planejados para 2024, podem ser alinhados de forma flexível pelas empresas, levando em consideração os requisitos e a demanda da frota.

Luca de Meo sugere a criação de uma Airbus para setor automotivo europeu

São Paulo – Ameaçado pelos fabricantes chineses, que estão entrando com modelos elétricos a preços acessíveis na Europa, as empresas europeias fabricantes de veículos deveriam unir forças para desenvolver e construir elétricos de custos mais baixos, em uma espécie de Airbus do setor automotivo. A sugestão foi de Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, segundo informou o portal Automotive News, que acompanha o Salão de Genebra.

O consórcio europeu Airbus foi criado para rivalizar com a Boeing como maior fabricante de aviões comerciais do mundo. Uniu empresas da França, Alemanha e Inglaterra no começo da década de 1970 e tem ainda estes governos dentre seus maiores acionistas.

“Os parceiros podem partilhar o investimento e reduzir os custos”, afirmou de Meo, que já mantém conversas com o Grupo Volkswagen para compartilhar a plataforma do Twingo EV, que promete chegar ao mercado por menos de € 20 mil. 

Ele, que também é presidente da Acea, entidade que reúne as principais montadoras da Europa, acredita que ao criar uma cadeia de valor na Europa que inclua baterias, motores elétricos e eletrônica poderá combater melhor a concorrência de empresas chinesas, que fez o mesmo com o apoio de seu governo, na sua avaliação: “O objetivo é obter tudo na Europa a um preço competitivo”.

De Meo lembrou que no passado uma série de projetos foi resultado da cooperação de fabricantes na Europa, como um minicarro compartilhado por Toyota, Peugeot e Citroën. Sugeriu também flexibilização das regras para carros pequenos para permitir algo parecido com os pequenos carros japoneses, os kei, circularem em áreas urbanas.

Em Genebra a Renault apresentou o pequeno 5 E-Tech, que ficará abaixo dos € 25 mil. O Dacia Spring, produzido na China pelo grupo, é vendido por este preço, embora tenha perdido importante subsídio na França.

Renault 5 E-Tech

Caoa trabalha em nova marca, própria, para o mercado brasileiro

Franco da Rocha, SP – A Caoa trabalha na criação de sua marca própria de veículos para o mercado brasileiro, com desenvolvimento local de produtos e de rede de fornecedores. Segundo o CEO, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, há um aporte programado para esta nova divisão, embora não tenha revelado o valor. Existe a possibilidade, até, de abrir o capital no futuro.

A companhia anunciou no ano passado investimento de R$ 3 bilhões em Anápolis, GO, onde produz modelos Caoa Chery e Hyundai. Inclui modernização da linha de montagem e expansão da capacidade produtiva. Segundo Andrade Filho a unidade pode produzir até 150 mil veículos por ano. No ano passado saíram das linhas 35 mil unidades e em 2024 a expectativa é crescer para 65 mil.

A introdução de uma nova marca nas linhas goianas não significaria o fim da parceria com a Chery, da China, e com a Hyundai, da Coreia do Sul: “Será uma nova marca nossa, com produção nacional. O trabalho de desenvolvimento já está em andamento. Mas não abandonaremos os negócios atuais: será um novo braço de atuação no mercado de veículos”.

A parceria da Caoa com a Hyundai chegou a ser questionada na Justiça, pois a empresa sul-coreana, que produz em Piracicaba, SP, pretendia assumir toda a operação no mercado brasileiro. Hoje a gama importada, e alguns modelos nacionalizados em Goiás, são controlados pela Caoa, que em 2021 ganhou o processo e segue representante por mais dez anos.

Com a Chery o relacionamento anda abalado: no fim do ano passado a companhia lançou duas novas marcas, a Omoda e a Jaecoo, independentes da operação que divide com a Caoa. Existe, inclusive, plano de produzir os modelos em Jacareí, SP, fábrica da joint-venture que está parada desde 2022. Segundo Andrade Filho a unidade não está à venda e o tema sequer entrou em discussão.

O CEO não revelou pormenores do portfólio da nova marca, mas deixou transparecer que o primeiro modelo deverá ser um SUV, crossover ou picape:

“Usaremos o nosso aprendizado de anos de mercado para avançar com a nova marca. Temos uma equipe no Brasil de mais de cem engenheiros capacitada para realizar parte do desenvolvimento, que leva de dois a três anos. Podemos, também, buscar empresas parceiras no País para nos ajudar no processo”.

A compra de novas ferramentas para a fábrica de Anápolis, assim como a de novas tecnologias, já está em andamento como parte do desenvolvimento. A intenção é ter uma área de prensa na unidade.

Fiat terá nova família global de modelos baseada no novo Panda

São Paulo – Em vídeo publicado no YouTube o CEO global da Fiat e CMO da Stellantis, Olivier François, divulgou uma nova família de veículos montada sobre plataforma global, multienergia, do Grupo Stellantis. O primeiro modelo, lá na Europa chamado de Panda mas aqui ainda incerto, será apresentado em julho, na comemoração dos 125 anos da Fiat.

Compacto Panda será apresentado em julho

A companhia fez uma graça: François apresentou as novidades de um restaurante em Ginevra, Itália, uma alusão a Genebra, Suíça, onde durante a semana está sendo realizado o Salão do Automóvel suíço. A família terá um modelo compacto, uma picape, um SUV Fastback e um SUV maior, com possibilidade de motorização BEV, híbrida ou a combustão. A ideia é lançar os modelos na Europa, América Latina, Oriente Médio e África.

Conceito da picape

“A Fiat é uma marca global com 1,3 milhão de carros vendidos no ano passado e líder em vendas na Itália, com o Panda, no Brasil, com a Strada, e na Turquia, com o Tipo. Estamos em um jogo global e o nosso próximo passo será a transição de produtos locais para uma oferta global que possa beneficiar nossos clientes em todo o mundo.”

Todos os modelos mostrados no vídeo são conceito: as versões de produção serão ligeiramente diferentes. Segundo a companhia os carros serão mais sustentáveis e acessíveis, com a abordagem menos é mais, com remoção de peças redundantes e redução de materiais poluentes como cromos, ligas, couro e espumas nos assentos. A plataforma usada, a STLA Small, permite o compartilhamento de até 80% das peças dos modelos.

Conceito Fastback

O primeiro lançamento ocorrerá em pouco mais de quatro meses, quando a companhia comemorará seus 125 anos. Depois, ano a ano, outro modelo da família será lançado, até 2027, segundo François.

Conceito SUV

Ainda um quinto conceito, um Camper, foi apresentado. Ele homenageia a funcionalidade do Panda dos anos 1980, relembrando a versatilidade de um carro feito para cidade já com características de um SUV.

Conceito Camper

Veja o vídeo:

VW Caminhões e Ônibus bate recorde de treinamentos para concessionárias em 2023

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus registrou recorde de treinamentos em concessionárias em 2023, com cerca de 250 mil horas dedicadas. Dez mil profissionais passaram por algum tipo de qualificação no ano passado, com foco no novo portfólio da VWCO, tanto na área de vendas quanto no pós-vendas.

No ano passado a companhia lançou mais de trinta modelos e modernizou os formatos dos seus treinamentos, realizando até uma maratona com os profissionais de vendas. Os treinamentos também avançaram para outros mercados, passando por África do Sul, Gana, Togo e por países da América Latina como Suriname e República Dominicana

Subsidiária da Gulf Oil começa a operar no Brasil

São Paulo – A Gulf Oil International iniciou a operação da sua subsidiária no Brasil como parte da expansão de seus negócios na América Latina. Focada no setor de energia e lubrificantes a empresa adquiriu uma fábrica em Iperó, SP, para produzir localmente até 3 milhões de litros de lubrificantes por mês, volume que será expandido para 4,5 milhões em breve.

O portfólio de lubrificantes seguirá o mesmo que já era ofertado no Brasil, mas antes por distribuidores oficiais, com a possibilidade de novos lançamentos alinhados ao planejamento global da empresa.

A Gulf Oil também opera no segmento de postos de combustíveis, com mais de 1,4 mil pontos em 26 países. No Brasil, em parceria com a Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta é inaugurar duzentas unidades até dezembro com a bandeira Gulf. Vinte postos já foram abertos em São Paulo e no Rio de Janeiro, RJ.