Produção de motocicletas cresce 15% no primeiro bimestre

São Paulo – A produção de motocicletas somou 281 mil unidades no primeiro bimestre, crescimento de 14,9% na comparação com igual período de 2023, de acordo com dados divulgados pela Abraciclo, entidade que representa o setor de duas rodas no País. O resultado foi o melhor para o período desde 2014.

Em fevereiro a produção também atingiu o maior volume dos últimos dez anos, com 139,8 mil unidades, avanço de 14,8% sobre igual mês do ano passado e leve recuo de 1% comparado com janeiro, que teve mais dias úteis. Marcos Bento, presidente da Abraciclo, disse que estes números refletem o bom momento da indústria:

“Apesar de fevereiro ter menos dias úteis a produção de motocicletas apresentou um resultado bastante positivo. Isso comprova o esforço das fabricantes em aumentar a produtividade para atender a crescente demanda do mercado”.

No varejo o resultado foi ainda melhor, registrando o maior volume para o período desde 2008, com 279,7 mil unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano. Na comparação com o primeiro bimestre de 2023 houve aumento 32,4%. 

Considerando apenas fevereiro foram vendidas 136,3 mil unidades, alta de 35,5% sobre fevereiro de 2023 e queda de 4,9% com relação a janeiro. 

As exportações das associadas da Abraciclo seguem como ponto negativo em 2024, com 5,3 mil unidades embarcadas, queda de 29,2% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado. Em fevereiro os embarques somaram 2,8 mil unidades, queda de 12,8% com relação ao mesmo mês de 2023 e avanço de 11,8% sobre janeiro.

Máquinas agrícolas e rodoviárias têm potencial para aumentar vendas no País, diz Anfavea

São Paulo – O segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias tem boas perspectivas para avançar nos próximos anos no Brasil, segundo dados levantados pela Anfavea com o IBGE. Foram mapeados 5,1 milhões de estabelecimentos agropecuários no País, dos quais 14,5% possuíam tratores e 2,4% possuíam colheitadeiras, o que mostra o grande potencial de crescimento, caso os agricultores tenham linhas de financiamentos públicas e privadas disponíveis para realizar aquisições.

De acordo com Ana Helena Andrade, vice-presidente da Anfavea, o País tem um potencial enorme de mecanização, considerando que com a aquisição de máquinas os agricultores aumentarão a sua produtividade: “E não precisamos chegar em todos diretamente com uma venda, pois eles podem alugar um trator ou ter um por meio de cooperativas”.

No segmento de tratores foram vendidos 1,7 milhão de unidades de 1960 a 2016, sendo que 73% deles estavam em operação em 2016. Mais da metade da frota de 1,2 milhão de tratores trabalhando no País, cerca de 51%, tem mais de quinze anos de uso e 49% até quinze anos,

Outro segmento com potencial para ser explorado é o da agricultura familiar, com 3,9 milhões de propriedades no Brasil, das quais 18% têm algum tipo de mecanização. A meta é elevar para 70% o nível de mecanização dessas áreas até 2033, usando como base o ano de 2017 e avançando 52 pontos porcentuais.

Máquinas Rodoviárias

Este segmento também tem boas perspectivas para os próximos anos, que deverão ser puxadas por obras de saneamento básico, pois em 2022 o porcentual de domicílios com acesso à coleta de esgoto era de 62,5% no País, que precisa avançar e atender outras 27,1 milhões de residências.

O PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, com valor de R$ 1,3 trilhão anunciado pelo governo federal, será a grande alavanca para o avanço do saneamento básico e de outras obras de infraestrutura, com R$ 349 bilhões disponíveis para o transporte eficiente e sustentável, que já conta com 665 projetos para construção de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

Outros projetos como o Água Para Todos, com recursos de R$ 30 bilhões, também demandarão por máquinas para que as obras sejam realizadas. 

A pavimentação de estradas já abertas no País também puxará o segmento de máquinas, com potencial de asfaltar até 1,4 milhão de quilômetros de rodovias. Atualmente o Brasil tem apenas 12% de rodovias pavimentadas, chegando a 1,6 milhão de quilômetros, número abaixo de outros mercados como China e Estados Unidos, que já pavimentaram 84% e 73% das suas rodovias.

Agenda prioritária

Para tornar realidade o avanço das vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias, o segmento tem oito pontos que são tratados como prioridade: andamento do PAC, garantir que as licitações públicas sigam as normas técnicas, dando assistência para isto, renovação de frota e aumento da mecanização no Brasil, competitividade das exportações enfrentando o custo Brasil, manter acordos bilaterais e dar condições de financiamento via Plano Safra.

Outros três pontos também são tratados com atenção, caso da atratividade das taxas de juros para financiamentos, os programas Nova Indústria Brasil e o Mover que puxarão a reindustrialização e neoindustrialização do País e a chegada da conectividade em áreas remotas.

Volkswagen volta a produzir na Argentina após três meses parada

São Paulo – Sem produzir desde o fim de dezembro a unidade da Volkswagen em General Pacheco, Província de Buenos Aires, Argentina, de onde saem o SUV Taos e a picape Amarok, reabriu as portas na segunda-feira, 11. De acordo com informações do site Motor 1 Argentina o fechamento da fábrica ocorreu por causa de dívida contraída por fabricantes de autopeças, suas fornecedoras, com a compra de insumos no Exterior.

O mesmo motivo deixou fechada, também por três meses, a unidade da General Motors em Alvear, Província de Santa Fé, onde é produzido o SUV Tracker – o sedã Cruze deixou de ser manufaturado ali no ano passado. A fábrica foi reaberta uma semana atrás.

O passivo de US$ 8 bilhões adquirido pela cadeia de suprimentos foi motivado, segundo a publicação, porque as empresas tomaram empréstimos em dólares, ao longo do segundo semestre do ano passado, acreditando em promessa do então ministro da Economia e candidato à presidência Sergio Massa. Ele havia se comprometido a ressarci-los ao valor do dólar oficial do Banco Central, o que nunca aconteceu.

Diante da situação Javier Milei lançou um título do governo especial para casos como esses, chamado de Título para a Reconstrução de uma Argentina Livre, ou Bopreal, o que permitiu que as fabricantes começassem a regularizar a situação de dívida.

O cenário contribuiu para a queda na produção de veículos de 19% em fevereiro, para 37,5 mil unidades, e de 18,2% no bimestre, para 60,1 mil unidades, na comparação com os períodos equivalentes em 2023, conforme a Adefa.

A situação deixou os funcionários da Volkswagen em casa por todo esse período. E o retorno ao trabalho será gradual: por ora voltaram profissionais de um dos turnos. É esperado que o segundo turno seja retomado em quinze dias.

A unidade de Córdoba, onde são fabricadas caixas de câmbio e montados caminhões e motocicletas Ducati, não teve os mesmos problemas de fornecimento de peças que Pacheco e teve seu processo de produção mantido.

Nissan desenvolve sistema de geração de hidrogênio estacionário com bioetanol

São Paulo – A Nissan desenvolveu um sistema de geração de energia de alta eficiência, estacionário, movido a bioetanol. É semelhante ao SOFC, célula de combustível de óxido sólido, que foi testado no Brasil em um veículo movido a hidrogênio – o sistema gera eletricidade a partir do hidrogênio obtido por meio de um reformador.

O sistema está sendo testado na fábrica de Tochigi, Japão, como instrumento para aumentar a capacidade de geração de energia para cobrir todas as operações a partir de 2030. O bioetanol que alimenta o sistema estacionário é produzido a partir de sorgo, desenvolvido em conjunto com a Binex, que fornecerá o combustível a partir de 2025. 

Assim como o etanol de cana-de-açúcar brasileiro o de sorgo emite CO2 durante a energia, mas é absorvido durante o seu processo de cultivo, garantindo um ciclo de carbono neutro na medição do poço à roda. 

Amadeu Crodelino é o novo CEO da divisão Forged Technologies da Thyssenkrupp

São Paulo – A Thyssenkrupp anunciou seu novo CEO para a divisão Forged Technologies na América do Sul. Trata-se de Amadeu Crodelino, que desde 2016 exercia a função de COO na empresa. Ele sucederá a Carlos Capuccelli, que está se aposentando após quatro décadas na companhia.

Formado em engenharia mecânica pela Universidade São Francisco, pós-graduado em administração de empresas pela Faculdade Anchieta e com MBA em gestão e engenharia do produto pela USP, Crodelino está na Thyssenkrupp desde 1986.

A Thyssenkrupp Forged Technologies conta com duas operações na América do Sul, a Berco, em Minas Gerais, e Metalúrgica Campo Limpo, no interior de São Paulo, considerada a maior fábrica de virabrequins para veículos pesados do mundo, que exporta, inclusive, para Estados Unidos e Europa – a unidade foi a primeira da companhia fora da Europa.

Vendas da BYD superam as de Peugeot e Citroën somadas

São Paulo – Com 8 mil 726 automóveis e comerciais leves emplacados no primeiro bimestre a BYD superou, no período, as vendas de Peugeot e Citroën somadas e manteve a décima posição no ranking, com quase 2 mil unidades à frente da Caoa Chery, a décima-primeira. Segundo a Fenabrave foram licenciados 8 mil 486 veículos das duas marcas da Stellantis, dos quais 4 mil 306 Peugeot e 4 mil 180 Citroën, respectivamente décima-quarta e décima-quinta do ranking.

O feito da BYD chama mais a atenção pelo fato de existir produção local das duas marcas da Stellantis e a chinesa operar, ao menos por enquanto, apenas por meio de importação. As duas marcas no ano passado chegaram a ocupar a décima posição do ranking por alguns meses mas, mesmo com aumento nas vendas, não conseguiram se aproximar do Top 10. Até a Ram, outra marca Stellantis, tem desempenho melhor: 4 mil 847 emplacamentos, na décima-terceira posição.

O Dolphin, 100% elétrico, registra mais vendas do que os Citroën C3 e Peugeot 208, hatches de entrada das marcas. 

A Fiat liderou as vendas do primeiro bimestre com 21,2% de participação, seguida por Volkswagen, 15%, e Chevrolet, 11,5% — com queda de 14% nas vendas no período. O mercado, no geral, avançou 20%.

Veja o ranking:

Mercedes-Benz Cars e Vans reconhece as melhores práticas ESG da rede

São Paulo – A Mercedes-Benz Cars e Vans promoveu, em 2023, a primeira edição do Prêmio ESG para os seus concessionários no Brasil, com a intenção de estimular e homenagear o desenvolvimento do ESG em sua rede. A iniciativa reconhece as revendas que adotaram as melhores práticas de sustentabilidade, social e governança ao longo do ano anterior.

No ano passado, dentre todos os concessionários que inscreveram algum projeto no prêmio, foram reconhecidas Europamotors Campinas, SP, Itatiaia Barueri, SP, e McLarty Maia Pacaembu São Paulo.

No segmento de vans os ganhadores foram Rio Diesel Nova Iguaçu, RJ, Comveima Vitória da Conquista, BA, e Pirasa Campinas, SP.

Volkswagen Gol foi o modelo mais vendido na OLX em 2023

São Paulo – O Volkswagen Gol foi o modelo mais vendido na plataforma OLX em 2023, mantendo a posição de 2022 e representando 5,5% do total de veículos negociados pelo site no ano passado. Em segundo e terceiro lugar ficaram o Fiat Palio e o Fiat Uno, com participação de 4,3% e 3,1%, respectivamente.

No ranking das marcas mais vendidas houve uma mudança na liderança, que em 2022 era da Volkswagen e que em 2023 ficou com a Chevrolet, com participação de 17,8% no total vendido através da plataforma. A marca alemã ficou com a segunda posição no ano passado e 17,6% de market share, seguida pela Fiat com 17% de participação.

Juros para financiamentos de veículos sobem em janeiro

São Paulo – Mesmo com o recuo da inadimplência de dezembro para janeiro, segundo medições do Banco Central do Brasil, a taxa média de juros para financiamentos de veículos 0 KM apresentou considerável elevação no período, passando de 25,5% para 26,1%. Ficou acima, inclusive, da praticada em novembro, 0,1 ponto porcentual menor.

A oscilação de 0,6 ponto porcentual para cima foi a maior dos últimos meses, cuja tendência é exatamente a oposta, de redução nos juros para financiamentos de veículos 0 KM. 

Comparado com um ano antes os juros médios para o setor caíram 3 pontos porcentuais.

A inadimplência, medida pelos atrasos superiores a noventa dias, recuou 0,1 ponto porcentual no primeiro mês do ano, para 5,1%. Vem oscilando nessa faixa dos 5% nos últimos dezoito meses, sem grandes subidas ou descidas.

Este patamar, de 5,1%, é o menor registrado desde agosto de 2022.

Alcoa Wheels lança roda ultraleve com maior capacidade de carga para pesados

São Paulo – A Alcoa Wheels lançou roda forjada de alumínio ultraleve dedicada ao transporte comercial, que pode ser usada por caminhões e ônibus e por implementos rodoviários, tanto em operações urbanas como fora-de-estrada. A capacidade de carga do produto chega a 3 mil 750 quilos.

Segundo a fabricante a nova integrante da família Ultra One detém a maior capacidade disponível no mercado na categoria de rodas ultraleves para veículos comerciais. A Alcoa Wheels garantiu, ainda, que a resistência do produto é 17% superior às atuais ligas oferecidas por seus concorrentes.