Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS amplia portfólio da picape

São Paulo – A Mitsubishi anunciou a chegada ao mercado da L200 Triton Sport Outdoor GLS, ampliando o portfólio de versões da picape no Brasil. Seu visual tem pegada aventureira, inspirado na primeira versão apresentada em 2007, com pormenores externos e acabamento em grafite fosco.

Para-lamas, para-choques, grade dianteira, maçanetas das portas, retrovisores e rodas aro 18 são pintados em preto fosco, assim como o rack de teto e os estribos laterais.

A lista de itens de série da versão oferece sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas no teto para melhorar seu desempenho, tração 4×4, ventilação dos bancos com ajuste de velocidade.

A L200 Triton Sport Outdoor GLS já está disponível por R$ 245,5 mil. Seu motor é o 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência acoplado a câmbio automático de seis marchas.

Grupo Sada anuncia Alessandro Lacerda como seu novo vice-presidente

São Paulo – O Grupo Sada anunciou Alessandro Lacerda como seu novo vice-presidente de transportes e logística. Será responsável por toda a estrutura comercial e operacional no Brasil e na América Latina, segundo comunicado divulgado pela empresa.

Lacerda sucederá a Luis Santamaria, que ocupava a diretoria executiva e deixou a empresa.

O novo vice-presidente é formado em contabilidade e administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, com especializações pelo IBMEC e Fundação Dom Cabral. O Grupo Sada é especializado em transporte e logística de automóveis, em operações portuárias e de armazenagem.

Projeto de lei do combustível do futuro é aprovado na Câmara

São Paulo – A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira, 13, o PL 528/2020, mais conhecido como Combustível do Futuro. O projeto traz questões relacionadas à política de baixo carbono nos combustíveis e eleva a quantidade de etanol misturada na gasolina e do biodiesel misturado no diesel e cria programas para o diesel verde, biometano e combustível sustentável para a aviação.

O texto, que segue agora para o Senado, eleva a porcentagem mínima de mistura do etanol na gasolina de 18% para 22% e o máximo a 35%. Hoje a mistura está em 27,5%. Estabelece também o acréscimo da mistura do biodiesel no diesel em 1 ponto porcentual por ano, dos atuais 14%, até alcançar 20% em março de 2030. Caberá ao CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, avaliar a viabilidade destas metas de aumento.

Quanto ao biometano o texto cria um programa nacional para, segundo o relator, deputado Arnaldo Jardim, que o combustível siga o caminho do etanol, aumente a produção e, com o ganho de escala, passe a ter preço competitivo. O biometano é obtido a partir do biogás, que pode ser fabricado de subprodutos da cana e de lixões. A ideia é misturar biometano ao gás natural a partir de 2026, começando em 1%.

Outro ponto é o PNDV, Programa Nacional do Diesel Verde, para incentivar pesquisa, produção, venda e utilização do combustível, também com mistura no diesel fóssil. O diesel verde é diferente do biodiesel: é definido pela ANP como biocombustível de hidrocarbonetos parafínicos, produzido a partir de rotas tecnológicas como hidrotratamento de óleo vegetal e animal ou pela fermentação do caldo da cana-de-açúcar. O biodiesel, por sua vez, é derivado da biomassa, obtido a partir da reação de óleos e gorduras com o álcool.

A Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, celebrou a aprovação do texto pelos deputados, de acordo com o presidente Evandro Gussi: “O programa reforça o lugar do Brasil na vanguarda da transição para baixo carbono”.

De acordo com Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial, “o programa incorpora a avaliação de ciclo de vida para mensurar a redução de emissões de gases de efeito estufa por quilômetro rodado, estabelecendo uma diretriz tecnicamente fundamentada para as inovações em curso, com garantia de neutralidade tecnológica”.

Rodrigues será um dos participantes do Seminário Megatendências 2024, organizado por AutoData em 19 e 20 de março no Centro de Convenções Universidade Senac, em São Paulo. As inscrições seguem abertas clicando aqui.

Com informações da Agência Câmara

Foton vende 45 caminhões para a Transportes Maroso

São Paulo – A Foton vendeu 45 caminhões médios Aumark S 1217 para a Transportes Maroso, a maior venda já realizada pela empresa no Sul do País. A negociação foi realizada pelo concessionário Vetrasa, de Cascavel, PR.

Das 45 unidades catorze já foram entregues com baús frigoríficos e as demais serão entregues ao longo de 2024. O caminhão médio Aumark S 1217 é equipado com motor Cummins F3.8 de 170 cv de potência e transmissão manual ZF de seis marchas.

Receita da Randoncorp recua mas EBITDA é o maior da história

São Paulo – Em meio a cenário desafiador para o mercado de caminhões em 2023, quando a produção despencou, a Randoncorp optou por avançar em novas frentes de negócios, ampliou o portfólio e direcionou as vendas para o Exterior, para o aftermarket e para o agronegócio. Com isto, embora a receita líquida de R$ 10,9 bilhões tenha ficado 2,4% abaixo da de 2022, foi alcançado o maior EBITDA, lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, da história da companhia, de R$ 1,6 bilhão com margem de 14,4%, 0,9 ponto porcentual acima do ano anterior.

O resultado de 2023 foi ajudado pelo desempenho das verticais autopeças e controle de movimentos. No mercado externo, apesar do recuo da demanda na América Latina e do crítico cenário macroeconômico da Argentina, fatores que refletiram em todo o setor automotivo, foram registradas receitas de US$ 466,7 milhões, incremento de 6,9% com relação a 2022.

A crescente demanda do mercado de reposição favoreceu também a Frasle Mobility, que alcançou receita líquida recorde de R$ 3,4 bilhões no ano passado, o que foi atribuído ao plano de fortalecer as marcas aliada ao aumento da oferta de produtos.

Outra vertical, a montadora, que concentra as operações de fabricação de semirreboques, sobre chassis e vagões de carga, praticamente empatou seu resultado com o de 2022. A de serviços financeiros e digitais, por sua vez, avançou, e a Randon Consórcios ultrapassou a marca de R$ 2 bilhões em créditos vendidos, com novo recorde no volume de cotas negociadas, e com a aquisição da DB, que ampliou seu portfólio.

Expectativas para este ano são de retomada

A companhia divulgou que para 2024, ano em que celebra 75 anos de história iniciada em Caxias do Sul, RS, onde mantém sua sede, a perspectiva é positiva. E, para tanto, toma por base a expectativa de retomada do setor de pesados e aposta no fortalecendo autopeças e na continuidade do bom momento dos mercados de reposição e semirreboques.

A receita líquida deverá ficar de R$ 11,5 bilhões a R$ 12,5 bilhões e a margem EBITDA em 14% a 16%, enquanto que para o faturamento gerado por vendas externas é esperado algo de US$ 420 milhões a US$ 480 milhões. Os investimentos deverão somar de R$ 430 milhões a 490 milhões.

GM São José dos Campos chega aos 65 anos com mais de 6 milhões de veículos produzidos

São Paulo – Inaugurada em 10 de março de 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek a unidade da General Motors em São José dos Campos, SP, começou sua história ainda no início daquela década com a busca por terreno junto à Estrada de Ferro Central do Brasil, às margens da Rodovia Presidente Dutra, e no eixo São Paulo – Rio de Janeiro.

O objetivo inicial era produzir motores para caminhões, demanda que despontava no País na época. Da aquisição do terreno, em 1953, ao início da operação, foram mais seis anos. A meta, de acordo com a montadora, era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6.503, de médio porte, e 3.104, leve.

Dia da inauguração da fábrica, em 10 de marco de 1959, com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek. Foto: Divulgação

Posteriormente foi lançada a picape Chevrolet, conhecida como Marta Rocha, em referência à composição de saia e blusa em branco e azul, a cor dos olhos da primeira Miss Brasil, eleita em 1954, mesmas cores da pintura do veículo.

No espaço de 2,7 milhões de m² de área total e 500 mil m² de área construída no Vale do Paraíba foi montada também uma fundição de peças para a produção dos motores, processo pioneiro àquela altura. Hoje, aos 65 anos, o complexo industrial composto por seis fábricas comemora a marca de 30 milhões de motores e transmissões fabricados, além de 6 milhões de veículos.

São fabricados, ali, os modelos S10 e Trailblazer, componentes, transmissões e motores, e empregados em torno de 3,3 mil profissionais. O complexo conta com ações para reduzir o consumo de recursos naturais de seu processo produtivo, como água e energia, além de avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar.

Mercedes-Benz adota tecnologia de raio-X nos testes de colisão

São Paulo – A Mercedes-Benz, em parceria com o Instituto Fraunhover de Dinâmica de Alta Velocidade, realizou o primeiro crash test com a tecnologia de raio-X no mundo com um automóvel real. O raio-X de alta velocidade permite a visualização do processo de deformação interna da carroceria.

Com a novidade a Mercedes-Benz consegue avaliar deformações internas da carroceria em tempo real, o que até então não era possível. Diversas imagens em alta resolução são geradas e, após o teste, permitem uma análise precisa da situação do veículo após a batida.

Mercado chileno recua 12% no primeiro bimestre

São Paulo – As vendas de automóveis e comerciais leves somaram 47,6 mil unidades no primeiro bimestre no Chile, recuo de 11,6% na comparação com igual período de 2023, de acordo com dados divulgados pela Anac. A entidade que representa o setor automotivo local disse, em nota, que a demanda por veículos segue afetada pela dificuldade de acesso aos financiamentos, assim como pela baixa atividade econômica do País, que está começando a se recuperar, mas ainda está distante do ideal. 

Os números de fevereiro apontaram para 22,4 mil unidades comercializadas, queda de 14,4% com relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com janeiro, que teve mais dias úteis, houve recuo de 10,7%. 

O mercado de caminhões somou 1,9 mil vendas no bimestre, volume 10% menor do que o dos dois primeiros meses de 2023. Em fevereiro foram 870 unidades, recuo de 3,8% na comparação com fevereiro de 2023 e queda de 13% com relação a janeiro.

Os ônibus totalizaram 468 vendas no acumulado, queda de 41,6% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado. Em fevereiro foram 339 unidades, volume 28% menor do que o de mesmo período de 2023, mas alta de 162,8% sobre janeiro.

Perto de produzir no Brasil Bajaj torna-se associada da Abraciclo

São Paulo – A Bajaj, fabricante indiana de motocicletas, é a nova associada da Abraciclo, entidade que representa as fabricantes instaladas no PIM, Polo Industrial de Manaus, AM. A empresa está construindo fábrica na Zona Franca com capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano, com operação prevista para começar em maio. É a primeira unidade da Bajaj fora da Índia.

A Bajaj opera no Brasil com três modelos importados e, de acordo com Marcos Bento, presidente da Abraciclo, uma nova associada com produção nacional reflete o bom momento da indústria de duas rodas:

“É um importante reforço para a indústria de duas rodas, principalmente para a Zona Franca de Manaus. Estamos atraindo novos investimentos e gerando empregos na região”.

Adeus a Francisco Nélson Satkunas, pioneiro

É triste a notícia do falecimento de Francisco Nélson Satkunas, vice-presidente da Anfavea como representante da HPE e que por pouco mais de quarenta anos trabalhou na General Motors ao lado de André Beer: foram amigos desde o seu primeiro dia de companhia. André confiava plenamente no amigo Chico e só lhe dava missões complicadas, em áreas de circunstâncias confusas. Reclamava muito das pedreiras que enfrentou mas dizia que, de qualquer maneira, pedreiras faziam sentido e não praias no Hawai.

Tinha 78 anos e morreu no fim da noite da terça-feira, 12, em São Paulo.

É triste não apenas porque lá se vai um dos pioneiros do setor de veículos no País mas porque, principalmente, nos fica, agora, apenas a lembrança do bom amigo. Na verdade ele sempre foi um muito bom amigo de AutoData. Sat foi daqueles que consultei a respeito da ideia de uma newsletter de nome AutoData meses antes do lançamento – e ele nunca nos deixou sozinhos.

Conhecemo-nos nos primeiros anos dos 80 quando ele era o responsável pelo Consórcio Chevrolet e eu trabalhava na revista Quatro Rodas. Ficamos logo amigos por termos a mesma opinião sobre a culinária e a mesa cheia de copos e de garrafas dos lituanos e de seus descendentes. Falávamos pouco de política e muito a respeito de suas experiências na indústria de veículos, das pessoas, dos amigos e dos nem tão amigos. Ninguém, como ele, sabia apreciar o motorzinho de uma bicicleta motorizada.

Satkunas integrou o conselho de Plascar por quase dez anos, integrou comissões internas da Anfavea e foi um dos fundadores da SAE Brasil. Era engenheiro mecânico formado pela FEI e pós-graduado pela FGV.