FPT Industrial alcança a marca de 100 mil motores a gás produzidos no mundo

São Paulo – A FPT Industrial atingiu a marca de 100 mil motores movidos a gás natural produzidos. O marco foi registrado na fábrica de Bourbon-Lancy, França, que foi inaugurada em 1902 e passou a produzir motores a gás em 1997.

Atualmente a unidade mantém cerca de 1,2 mil colaboradores que trabalham na produção de motores de grande porte.

O motor de número de 100 mil é um XCursor 13 NG dedicado ao segmento de caminhões, que foi lançado em 2024 e que permite a redução de 8% nas emissões de CO2 na comparação com a versão anterior. Segundo a FPT este motor tem vida útil para 1,2 milhão de quilômetros.

Audi abre pré-venda do Q7 por R$ 692 mil

São Paulo – A Audi anunciou o início da pré-venda do novo Q7 no Brasil, disponível para reserva nas quarenta concessionárias com preço inicial de R$ 692 mil. O SUV de luxo traz novas tecnologias, como faróis HD Matrix Led com laser como farol alto adicional e luzes de condução diurna digitais e personalizáveis. 

O desenho do SUV também mudou para tornar a aparência ainda mais robusta, seguindo a nova linguagem da Audi, com nova grade frontal, entradas de ar e molduras. O motor é o 3.0 TFSI V6 de 340 cv de potência, acoplado ao câmbio automático Tiptronic de oito velocidades com sistema híbrido leve.

A lista de itens de série do Q7 foi ampliada com o kit S Line, que agrega o logotipo S nos bancos e no volante, pedaleira em inox e revestimento do teto na cor preta. O modelo também oferece rodas aro 22, ar-condicionado digital e automático de quatro zonas, trinta opções de luzes internas, assistente de estacionamento.

Arrow Mobility expande produção em Caxias do Sul e começa a exportar

São Paulo – A Arrow Mobility completou cem dias de operação da produção do seu comercial elétrico, o Arrow One, em Caxias do Sul, RS, onde ocupa um galpão alugado com 4 mil m² de área construída. Além de atender ao crescimento de vendas esperado a empresa inicia processo de exportação com foco, inicialmente, no mercado argentino.

Jocelei Salvador, um dos fundadores da startup brasileira, disse à Agência AutoData que a produção do Arrow One saltou de uma para oito unidades por mês e que “até o ano que vem queremos alcançar o volume de noventa veículos mensais”.

A fábrica foi projetada para suportar esta demanda, com treze trabalhadores na linha de produção na qual os componentes de fornecedores externos são agregados. 

Segundo Salvador existem conversas com grandes empresas como DHL e os Correios, que já rodam com os veículos em testes e poderão fechar negócio no ano que vem.

A partir das conversas com os clientes a startup tem trabalhado em novas soluções para o Arrow One, que atualmente oferece três opções de interior para o transporte de carga. Outro ponto é o aprimoramento do sistema de carregamento do veículo: hoje ele pode ser recarregado em estações lentas e rápidas, com autonomia total de 200 quilômetros.

Novos modelos integram o planejamento da empresa para os próximos anos, segundo Salvador: “Já estamos estudando outros produtos para aumentar o nosso portfólio. Entendemos que nem todos os clientes e cidades possuem demanda para justificar o investimento em um veículo do tamanho do Arrow One e, por isto, estamos preparando uma novidade que divulgaremos em 2025”.

Mercado externo

A primeira exportação foi realizada recentemente para a Argentina: uma unidade do Arrow One já está com a Fênix, representante local da startup, que negocia com uma grande empresa de e-commerce que testou o veículo e gostou dos resultados. O próximo passo será a aquisição de quatro unidades para serem incorporadas à operação da empresa e, no ano que vem, a expectativa da Arrow Mobility é fechar um grande contrato de fornecimento no mercado argentino.

Para 2025 a startup também planeja avançar para outros mercados da América Latina e alguns estudos já estão em andamento. Outros países, de outros continentes, também estão na mira da Arrow Mobility para os próximos anos, mas Salvador antecipou que regiões como Europa e Ásia não fazem parte do estudo, pois são regiões com alta competição.

Henry Joseph Jr assume recém-criada diretoria na Anfavea

São Paulo – Henry Joseph Júnior foi nomeado diretor da recém-criada área de sustentabilidade e de parcerias estratégicas e institucionais da Anfavea. O executivo, que fez carreira na Volkswagen, estava à frente da diretoria de assuntos regulatórios e tecnologia.

Segundo a entidade a criação da diretoria de sustentabilidade é “um passo importante para a Anfavea e para a indústria automobilística brasileira”. Joseph Jr, engenheiro químico e bacharel em química pela Universidade Mackenzie, contribuirá para o desenvolvimento de parcerias e ações de ESG para a entidade, visando a acelerar os caminhos da descarbonização.

Gilberto Martins sucederá a Joseph Jr na diretoria de assuntos regulatórios e tecnologia. Ele é mestre em engenharia automotiva pela USP e formado em engenharia mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP, com pós-graduação em gerenciamento de projetos pelo Senac e em meio ambiente e sustentabilidade pela FGV. Anteriormente, ocupava o cargo de gerente de assuntos técnicos da Anfavea. 

Gilberto Martins

Ambas as diretorias se reportarão diretamente ao diretor executivo Igor Calvet. 

Já o diretor Aurélio Santana assumirá, a seu pedido, novos desafios como consultor da Anfavea, proporcionando maior liberdade e flexibilidade para que continue a contribuir com os objetivos da entidade.

Grupo Iveco promove evento de premiação a seus fornecedores

São Paulo – O Grupo Iveco realizou evento na terça-feira, 10, em Belo Horizonte, MG, para reconhecer os fornecedores que mais se destacaram ao longo do ano passado na América Latina. As 215 empresas de suprimentos do Brasil e da Argentina que suportam a operação da companhia na região respondem por 80% das compras para as unidades fabris de Sete Lagoas, MG e Córdoba.

A empresa vencedora do prêmio Supplier of The Year, ou Fornecedora do Ano, foi a Purem Automotive, especializada em sistemas de pós-tratamento de gases dos motores, que visa a assegurar o cumprimento das normas do mercado latino-americano.

A montadora premiou também outros fornecedores, com base em 35 critérios de avaliação, que apresentaram melhor desempenho nas categorias de serviços ao cliente, qualidade, materiais indiretos, relacionamento comercial, tecnologia e inovação.

E, de acordo com o diretor de compras do Iveco Group para a América Latina, George Ferreira, o encontro anual também teve o propósito de traçar estratégias e compartilhar com os fornecedores a visão no curto, médio e longo prazos da montadora.

Ferreira ressaltou que houve recorde de projetos submetidos à avaliação da categoria Sustentabilidade, com 44 iniciativas de cinquenta empresas. “Aqui foram considerados quatro pilares: pegada de carbono, ciclo de vida do produto, utilizando soluções de economia circular, trabalho e engajamento para a robustez dos produtos, e DNI, que é a inclusão e o engajamento das pessoas para a participação e contribuição dentro das nossas organizações.”

Finalistas e vencedores:

  • Categoria: Serviços ao Cliente

Finalistas: UFI Filters, SKF do Brasil, Notria Indústria

Vencedor: Notria Indústria

  • Categoria: Materiais Indiretos

Finalistas: Estrela do Oriente, Export Pack, Mássima Alimentação

Vencedora: Estrela do Oriente

  • Categoria: Relacionamento Comercial

Finalistas: Metalúrgica Hassmann, Purem Automotive, Master Sistemas

Vencedora: Purem Automotive

  • Categoria: Tecnologia e Inovação

Finalistas: Grammer do Brasil, Maxion Montich, Berco Revest Car

Vencedora: Grammer do Brasil

  • Categoria: Qualidade

Finalistas: Resfri Ar, Purem Automotive, Cronnos

Vencedor: Resfri Ar

  • Categoria: Sustentabilidade

Projetos selecionados:

  • Segurança de Produto e no Local de Trabalho: Robert Bosch, com Kinderhaus
    • Pegada de Carbono: MAP S.A., com Carbon MAPs
    • Inclusão e Engajamento: Master Sistemas, com o Projeto Inclusão
    • Perspectiva de Ciclo de Vida: Acumuladores Moura, com o Projeto Logística Reversa

Vencedora: MAP S.A., com o Carbon MAP

  • Categoria: Supplier of the Year (Fornecedor do Ano)

Finalistas: Selecionados com base nas maiores pontuações em todos os quesitos anteriores

Vencedor: Purem Automotive

Iveco abre 145 vagas em Sete Lagoas para dobrar a produção de pesados

São Paulo – A superação do período de adaptação ao Proconve P8 no ano passado e a melhora do mercado de pesados — ajudada por indicadores de crescimento da economia e de redução dos juros –, tem aquecido as perspectivas do Grupo Iveco para sua unidade de Sete Lagoas, MG. O diretor de compras para a América Latina, George Ferreira, assinalou que a perspectiva para a unidade brasileira é mais do que dobrar a produção de pesados em comparação a 2023:

“No caso do extrapesado S-Way a produção diária deverá atingir vinte unidades por dia”, afirmou, completando que saíram das linhas, no ano passado, mais de 16 mil caminhões e ônibus e 50 mil motores.

Para reforçar a produção na fábrica de Sete Lagoas, onde trabalham 3,5 mil profissionais, serão contratados, de setembro a novembro, mais 145, contou Ferreira: “Potencializaremos a produção de veículos e motores para incrementar o ritmo e, em alguns casos, até aumentando um turno, uma vez que algumas linhas operam em um turno e, algumas, em dois. Mas, neste momento, ainda não trabalhamos com a perspectiva de três turnos”.

Além disto parte do volume fabricado em Córdoba, Argentina, será suplementado por Sete Lagoas, particularmente a produção do Daily: “Estamos atentos ao mercado para que, a qualquer sinal de maior retomada, possamos reforçar a produção brasileira seja por meio de horas extras ou de trabalho aos sábados”.

A demanda proveniente do programa do governo federal Caminho da Escola, por meio do qual a empresa fornecerá 7,1 mil ônibus escolares até o ano que vem, sua principal fornecedora, também contribui para a geração adicional de emprego.

Melhora no mercado argentino altera data de férias coletivas em Córdoba

Parte do otimismo do Grupo Iveco decorre, ainda, da reação do mercado argentino após a mudança de governo no início do ano e o recente anúncio da redução da alíquota do imposto PAIS, Para uma Argentina Solidária e Inclusiva, sobre produtos importados, de 17,5% para 7,5%. O cenário traz a reboque melhores perspectivas tanto para a produção local como para a exportação de peças e componentes brasileiros.

A “ligeira recuperação”, como definiu George Ferreira, aliada à diminuição de dez pontos porcentuais do PAIS, já refletiram mudanças. As férias coletivas da fábrica de Córdoba, que emprega 1 mil funcionários, então previstas para dezembro, foram postergadas para período do fim de janeiro e o início de fevereiro.

“Reforçaremos a produção para poder atender a esta demanda após ajustes macroeconômicos e de contas públicas feitos no primeiro semestre, em que o cliente está voltando a adquirir, nestes últimos quatro meses que faltam para terminar o ano.”

A melhora da competitividade e maior integração da Argentina com os países do Mercosul e também de fora da região auxiliam no intercâmbio de componentes para a unidade de Córdoba e geram maior demanda para o Brasil:  “Dados de estudo do ano passado da Receita estadual de Minas Gerais apontam que o Estado é o segundo maior exportador de componentes automotivos para a Argentina, atrás de São Paulo, o que ajuda a sustentar o negócio”.

No ano passado, lembrou Ferreira, oportunidades geradas pela maior demanda da mineração, com uma das maiores reservas de lítio da América do Sul, e de Vaca Muerta, estimulou a compra de caminhões extrapesados da marca e o market share no segmento chegou a 50%: “Este ajuste teve redução natural, mas ainda seguimos crescendo no país”.

Iveco investe R$ 6 bilhões na compra de peças e componentes em 2024

São Paulo – O Grupo Iveco investirá R$ 6 bilhões na compra de peças e componentes para suas operações na América Latina ao longo deste ano, 5% mais do que em 2023. Do valor 70% serão destinados a fornecedores brasileiros, ou seja, em torno de R$ 4,2 bilhões, e o restante caberá a empresas argentinas, em maior parte, além de europeias e asiáticas. Para 2025 a perspectiva é ampliar o valor de 10% a 15%.

De acordo com o diretor de compras da Iveco para a América Latina, George Ferreira, um quarto do volume de peças consumido em Sete Lagoas, MG, é adquirido de fornecedores do Estado de Minas Gerais:

“Neste último ciclo de nacionalização de componentes nós fizemos uma atividade específica de desenvolver fornecedores dedicados ao acabamento externo e interno dos caminhões e a componentes de motores. Ressalto empresas como Tupy, DPA, Formtap, dentre outros, e fabricantes de chicotes elétricos, como Yazaki e PK Cables”.

O crescimento esperado para a compra de peças e componentes justifica-se pelo maior volume da produção de motores, não só para as marcas do grupo mas, também, para empresas como a Case, a New Holland e a XCMG. Ferreira apontou que o otimismo também se apoia na maior participação de mercado: detentora de fatia de 9,7% no mercado de caminhões a Iveco almeja chegar a 10%.

O executivo justificou o maior orçamento para a compra de suprimentos para acompanhar a expansão tanto do PIB quanto do mercado brasileiro, passada a transição para o Proconve P8, como também devido a mudanças trazidas pelo novo governo na Argentina. A companhia possui forte aposta no extrapesado S-Way, segundo ele o “melhor caminhão da marca produzido na América Latina”.

George Ferreira ratificou a intenção de continuar ampliando a produção local e, para o ano que vem, o objetivo é ampliar em pelo menos 5% os atuais 70%. A empresa está até fazendo estudos para a produção de itens estampados metálicos que servem às cabines na região.

A Iveco dispõe de malha de 215 fornecedores, 80% dos quais, ou 172 empresas, estão no Brasil, 25% delas em Minas Gerais.

Marcello Braga é o novo diretor de marketing da GAC Motor

São Paulo – A chinesa GAC Motor contratou Marcello Braga para a sua diretoria de marketing. Dentre as suas funções estão o lançamento da marca, a quinta maior da China, com 2,5 milhões de veículos vendidos no ano passado. Recentemente a empresa anunciou ao vice-presidente e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, investimento de US$ 1 bilhão no Brasil.

Formado em administração de empresas pela Universidade de Boston, Estados Unidos, e com especializações na Espanha e França, Braga, que recentemente ocupou o cargo de CMO da Jac Motors, passou pelo Grupo Caoa por duas ocasiões: de 2001 a 2006, como gerente de marketing da Hyundai, e como diretor de marketing da Caoa Chery de 2017 a 2023. Acumulou experiência também na Mars, Fox e Endemol.

Segundo o executivo os planos da GAC para o Brasil, sua prioridade fora da China, incluem a instalação de uma fábrica e depósitos para peças de reposição. A intenção é fazer do Brasil a maior operação fora da matriz.

Vendas financiadas em agosto são as maiores para o mês desde 2012

São Paulo – As vendas financiadas de veículos, em agosto, atingiram o melhor resultado para o mês desde 2012, com 631 mil unidades, considerando veículos leves, pesados e motocicletas. Os dados divulgados pela B3 apontaram para crescimento de 14,8% na comparação com igual mês do ano passado e alta de 0,9% com relação a julho.

Por segmento os veículos leves apresentaram incremento de 14,8% sobre agosto de 2023 e queda de 3,1% quando comparado com julho. O financiamento de pesados cresceu 14,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado e com relação a julho houve alta de 3,2%, e as vendas a prazo de motocicletas avançaram 15,1% sobre agosto do ano passado e 3,1% sobre julho.

“Encerramos o mês com o maior número de veículos financiados desde agosto de 2012″, disse Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado na B3. “E isto reforça o ritmo forte apresentado no início deste segundo semestre.”

No acumulado do ano as vendas financiadas somaram 4,6 milhões de unidades, volume 22,9% maior do que o de em iguais meses do ano passado.

Nova versão da Ford Ranger será o retorno da Black

São Paulo – A Ford confirmou que a nova versão da Ranger, que teve suas primeiras imagens divulgadas em julho, é a Black, que deverá chegar ao mercado brasileiro em breve. Agora a picape teve o seu visual revelado por completo e a aposta da Ford é em uma versão focada no cliente urbano.

Como o próprio nome já diz a Ranger Black terá diversos pormenores em grafite, como grade frontal, santantônio, rodas e retrovisores e a pintura da carroceria. A nova versão chega para ajudar a picape a aumentar ainda mais as suas vendas, que vive um bom momento com recorde histórico conquistado em junho, com mais de 3 mil unidades emplacadas, e mais de 18,2 mil unidades no acumulado do ano.