São Paulo – A Hitech Electric, montadora de utilitários elétricos com fábrica desde 2023 em Campo Largo, PR, inaugurou sua primeira concessionária exclusiva, instalada em São Paulo, no bairro do Morumbi, administrada pelo Grupo Carueme. A unidade faz parte de conjunto de oito lojas que a empresa pretende abrir até dezembro, mais duas no Estado de São Paulo sob responsabilidade Carueme.
O plano para este primeiro ano com produção nacional é avançar para outros estados com alta demanda por veículos elétricos para operações de last mile como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e também sobre a Região Nordeste, segundo o CEO Rodrigo Contin. O executivo disse que a fábrica já está em fase de expansão:
“Começamos a produção com capacidade para fabricar 50 unidades/mês, mas a nossa unidade está sendo expandida e, até o fim do ano dobraremos a capacidade para 100 veículos/mês. Produziremos conforme o mercado demandar”.
A criação de rede responde a projeto de ampliação de suas vendas. A Hitech Electric está no País desde 2017 mas antes apenas importava os veículos utilitários e os revendia em lojas com outras marcas presentes. Para o primeiro ano de operação nacional a projeção é vender de quinhentas a seiscentas unidades, volume superior às 350 vendidas nos últimos anos, ainda como importadora.
Após ver e sentir os impactos da pandemia, que elevou os custos dos fretes marítimos e criou diversos gargalos na logística global, a Hitech decidiu investir na nacionalização da sua operação, buscando parceiros locais para produzir os veículos elétricos. A WEG fornece motor, inversor e baterias, estas em três tamanhos que determinam a autonomia do veículo.
Três veículos
Os veículos produzidos em Campo Largo são para operações de last mile, com foco nas entregas urbanas de diversos segmentos como farmácias, e-commerce, mercados. O portfólio é composto por três modelos: e.co delivery, e.co cargo e e.co truck, que não passam de 70 km/h porque o seu motor elétrico é pequeno e desenvolvido para rodar apenas dentro das cidades, em velocidade média de 50 km/h.
O e.co delivery possui duas versões, uma com baú e outra com caçamba, com capacidade de carga de 400 e 500 quilos, respectivamente. Sua autonomia é de até 160 quilômetros e a sua recarga pode ser realizada em tomada de 110 ou 220 v, o freio é regenerativo e como item de série o veículo tem ar-condicionado, rádio e partida por botão.
O e.co cargo também possui duas versões, uma com baú e outra com caçamba, com capacidade de carga de 780 e 650 quilos, com autonomia para rodar até 240 quilômetros e o carregamento também pode ser feito em uma rede 110 ou 220 v. Sua lista de itens de série inclui direção elétrica e os itens já citados do modelo delivery.
No modelo e.co truck o grande diferencial é a tração 4×4, que permite as entregas em perímetros com estrada de terra — pode atender demandas do segmento de mineração e a Hitech já tem algumas negociações em andamento. Este é o primeiro utilitário elétrico 4×4 produzido no País e está equipado com o mesmo motor, bateria e itens de série do modelo cargo.
O mercado de locação interessa à Hitech Electric, que desenvolve projeto, ainda em fase embrionária. A Carueme, representante da montadora no Estado de São Paulo, também criou sua locadora de utilitários elétricos, fechou o primeiro contrato com empresa que presta serviços para a Amazon e locou vinte veículos.