Nova Spin tem pneus de linha ecológica da Bridgestone

São Paulo – A Bridgestone foi escolhida para equipar a nova Chevrolet Spin com o pneu Ecopia EP 150, de sua a linha ecológica, que promete menor resistência ao rolamento e maior eficiência energética para o veículo, contribuindo desta forma para a redução de emissões.

Na prática o veículo equipado com este modelo de pneu necessita de menos energia para se movimentar, o que contribui para a redução do consumo de combustível e minimiza as emissões de CO2.

O produto também gera menos ruído devido à utilização da tecnologia Rail Road Bars, que são ranhuras que acompanham o fundo do sulco.

Anfir e ApexBrasil levarão fabricantes de implementos rodoviários à Bolívia

São Paulo – A Anfir e a ApexBrasil promoverão mais uma rodada internacional de negócios para impulsionar as exportações das fabricantes de implementos rodoviários. Desta vez o encontro será em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, em 10 e 11 de abril, parte do programa Move Brazil, que busca incrementar o crescimento das exportações de implementos.

Segundo a organização houve um recorde de adesões para participar da rodada de negócios na Bolívia, com 22 empresas confirmadas: Binotto, Catarina, ComLink, Facchini, Forbal, Frigo King, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hubner, Ibiporã, Marrucci, Olivo, Pradolux, Randon, Rodovale, Silpa, Tecnnic, TKA Cranes e VBC.

Caminhões da VW Caminhões e Ônibus desembarcam no Suriname

São Paulo – O processo de internacionalização da Volkswagen Caminhões e Ônibus alcança um novo destino: sete caminhões desembarcaram no Suriname, adquiridos pelo importador Fernandes Autohandel, novo representante da companhia. São modelos VW Delivery 11.170, VW Constellation 17.250 e 19.320.

O Suriname tem sua economia impulsionada pela produção de ouro, alumínio, petróleo e agricultura, além do turismo. Segundo Leonardo Soloaga, diretor de vendas internacionais da VW Caminhões e Ônibus, existe potencial de crescimento e desenvolvimento dos produtos:

“Desembarcamos em um novo destino na América do Sul, alinhados fortemente com a estratégia de internacionalização da marca”.

MDIC confirma primeiras 23 habilitações ao Programa Mover

São Paulo – As 23 primeiras habilitações ao programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação, foram confirmadas pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços na terça-feira, 9. Cada empresa recebeu sua habilitação em portaria publicada no Diário Oficial da União.

São elas as montadoras General Motors, Honda, Iveco, Marcopolo, Mercedes-Benz, Nissan, Renault, Stellantis – duas habilitações, uma como FCA e uma como PSA –, Toyota, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus, os fornecedores Bosch, Eaton, Faurecia, FMM, FPT, Horse, Schulz, Sodecia e WEG – duas habilitações, unidade Drive & Controls e Equipamentos Elétricos –, e Ford, como centro de pesquisa.

Outros dezoito pedidos seguem em análise, informou o MDIC. São onze projetos de desenvolvimento, incluindo novas fábricas, novos modelos e realocação de fábricas, e três serviços de pesquisa de empresas que não produzem veículos ou peças, mas mantêm centros de P&D e laboratórios no País. As outras quatro são empresas com fábricas em operação.

Agora habilitadas as empresas podem apresentar projetos e requisitar créditos financeiros proporcionais aos investimentos, que variam de R$ 0,50 a R$ 3,20 por real investido. Serão R$ 19,3 bilhões até 2028.

GM moderniza a fábrica de São José dos Campos para produzir a nova Chevrolet S10

Londrina, PR – Um dos seis lançamentos da Chevrolet programados para o ano, a Nova S10, foi apresentada ao público pela primeira vez no Expo Londrina, feira dedicada ao setor do agronegócio em Londrina, PR. A picape chegará às concessionárias apenas em maio, mas os visitantes de feiras de agronegócio que ocorrem nas próximas semanas, como a Tecnoshow em Rio Verde, GO, e a Agrishow em Ribeirão Preto, SP, poderão conferir a picape de perto.

O plano da General Motors é se aproximar do público do agronegócio, que corresponde pela maior fatia de compradores de picapes no País. A expectativa é de vender cerca de 28 mil unidades da S10 por ano, volume deixaria o modelo Chevrolet atrás apenas da Toyota Hilux no segmento. No primeiro trimestre a S10 vendeu 5,4 mil unidades e a Hilux registrou 10,2 mil.

Produzida na fábrica de São José dos Campos, SP, junto com a Trailblazer, outro modelo que também será atualizado em breve, a S10 ainda não mudou de geração, mas sua entrada em linha demandou alterações na unidade, como novos robôs, mais automação, nova cabine de pintura, atualizações na linha de produção, como na área de prensa, novas estações de trabalho.

Alterações também foram promovidas na linha de produção do motor Duramax 2.8 turbodiesel, recalibrado para 207 cv de potência, 7 cv a mais do que a versão anterior, e 52 quilos de torque, 1 a mais do que o antigo. Software e hardware do motor também foram atualizados com a ajuda da inteligência artificial para acelerar o processo e gerar resultados mais precisos. O câmbio é outra novidade da picape, que abandona o automático de seis marchas para utilizar um automático de oito que sintetiza um melhor casamento com o motor, melhorando o consumo, as emissões e a dirigibilidade:

“Esta transmissão já é usada pela GM na Chevrolet Colorado vendida nos Estados Unidos, mas foi recalibrada, também com ajuda da inteligência artificial”, disse Paula Saiani, diretora de marketing de produto para a América do Sul. Como está acoplada a um motor diesel, com trocas em baixas rotações, a recalibração foi necessária – nos Estados Unidos ela trabalha junto com um motor a gasolina e está programada para trocas em rotações bem mais altas.

Com novo motor e câmbio a picape ficou 13% mais econômica do que a anterior, segundo a montadora. Na cidade o seu consumo é de 9,5 quilômetros por litro, contra 8,4 km/l da anterior, e na estrada o consumo saiu de 10,4 km/l para 11,4 km/l.

A estrutura da picape também mudou para ficar mais silenciosa, ganhando novas mantas de isolamento acústico nas laterais e na divisão do compartimento do motor com a cabine. Estas mudanças, junto com os novos pneus, que passaram por alteração no composto e o novo motor deixaram a picape 13% mais silenciosa, de acordo com a montadora.

Posicionamento da nova S10

Até o momento a Chevrolet divulgou apenas três versões da S10: Z71, LTZ e High Country. As duas últimas costumam representar cerca de 50% das vendas, sendo que neste período de pré-venda a expectativa é de que a topo de linha seja a mais comercializada. Para essas três versões os preços vão de R$ 281,9 mil a R$ 302,9 mil, mas novas configurações serão reveladas em breve, incluindo chassi cabine, cabine simples e outras opções de cabine dupla.

Veja os preços:

Chevrolet S10 Z71 — R$ 281,9 mil: ajuste telescópico da direção, partida por botão, sensor crepuscular, câmara de ré, OnStar com treze meses de wi-fi e iluminação de LED.

Chevrolet LTZ — R$ 292,8 mil: adiciona ar-condicionado digital, ajuste elétrico dos bancos, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixa, carregador por indução e farol alto com ajuste automático.

Chevrolet High Country — R$ 302,9 mil: adiciona alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, rodas exclusivas, santantônio integral, para-choques personalizados e descansa-braço traseiro.

Hyundai Nexo, a hidrogênio, foi mostrado no Brasil pela primeira vez

São Paulo – A Hyundai mostrou pela primeira vez no Brasil o Nexo, veículo movido a hidrogênio com propulsão à célula de combustível e motor elétrico. Com este conjunto o veículo tem potência combinada de 183 cv e sua autonomia é de até 666 quilômetros, segundo o ciclo WLTP. O Nexo possui também novas tecnologias, como purificação de ar durante a rodagem.

O veículo foi apresentado durante o Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, realizado de 8 a 9 de abril, em Piracicaba, SP. 

Estão expostas outras soluções da Hyundai movidas a hidrogênio, incluindo ônibus, bondes, embarcações, geradores e veículos leves.

GWM é a nova patrocinadora do São Paulo Fashion Week

São Paulo – A GWM é a nova patrocinadora do SPFW, São Paulo Fashion Week, evento de moda considerado o mais importante do Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano será realizada de 9 a 14 de abril, em versão pocket e virtual.

Serão 27 desfiles, realizados em locais icônicos da cidade de São Paulo como os shoppings Iguatemi e JK Iguatemi. Quem quiser assistir deverá acessar o instagram oficial do SPFW, https://www.instagram.com/spfw/.

InstaCarro capta R$ 55 milhões em financiamento

São Paulo – A InstaCarro, plataforma de venda de carros usados, levantou R$ 55 milhões em dívida e em capital para expandir os seus negócios no Brasil e na América Latina. A empresa possui uma operação de vendas para pessoas físicas, outra direta para os revendedores e ainda oferece todo o sistema digital de operação para lojistas. 

Com o aporte, conquistado após o lançamento do seu produto de empréstimo garantido por ativos, a empresa está próxima do seu ponto de equilíbrio, e usará parte do valor para desenvolver seu braço financeiro.

Smart busca parceiros para produzir o sucessor do ForTwo

São Paulo – A Smart, joint venture 50% da Geely e 50% da Mercedes-Benz, está à procura de novos parceiros para desenvolver um sucessor para o ForTwo, veículo urbano que foi produzido durante muitos anos e teve sua produção encerrada em 28 de março, segundo a Automotive News. 

O nome do sucessor do ForTwo será #2, mas a data do seu lançamento ainda é incerta, de acordo com Dirk Adelman, CEO da Smart Europe: “Há dois meses começamos a trabalhar em uma plataforma nova e dedicada para sustentar um futuro carro urbano inteligente de dois lugares, mas precisamos de parceiros para tornar viável seu plano de negócios”.