Nissan inicia a produção do novo Kicks no México

São Paulo – A Nissan iniciou a produção da nova geração do Kicks na fábrica de Aguascalientes 1, México. O modelo, que também será produzido em Resende, RJ, será exportado para diversos mercados da América Latina, onde a companhia está presente em 39 países, conforme informou em comunicado.

A partir do México, segundo a Nissan, o Kicks partirá para Chile, Panamá, Colômbia e Estados Unidos. Resende abastecerá outros mercados, afora o Brasil, ainda não revelados.

O início da produção da nova geração no México simbolizou também o marco de 16 milhões de veículos produzidos no país da América do Norte, onde a Nissan lidera o mercado há dezesseis anos e o Kicks é o SUV mais vendido. A unidade recebeu US$ 700 milhões em investimentos para modernização, adoção de novos processos de automação e treinamento dos funcionários.

No Brasil a produção da nova geração integra o ciclo de R$ 2,8 bilhões em investimentos, que inclui também outro SUV e um motor 1.0 turbo.

Somados Brasil e México já foram produzidos 1,2 milhão de Kicks. A nova geração, ao menos em Resende, conviverá com a atual nas linhas de montagem.

Por falta de demanda Stellantis paralisa produção do Fiat 500e

São Paulo – A produção do Fiat 500e será suspensa na fábrica da Stellantis de Mirafiori, Turim, Itália, por quatro semanas a partir de sexta-feira, 13, de acordo com a agência Reuters. A razão é a menor demanda por veículos elétricos, que já vem obrigando diversas empresas a reverem seus planos.

Em comunicado a Fiat afirmou que “a medida é necessária devido à atual falta de pedidos, ligada às profundas dificuldades enfrentadas no mercado europeu de carros elétricos por todos os produtores, especialmente os europeus”.

Na fábrica do 500e, berço da Fiat, serão aplicados 100 milhões de euros para adotar uma bateria de alto desempenho no elétrico e introduzir uma versão híbrida do modelo clássico, prevista para 2025 e 2026.

Trabalhadores da GM aprovam aviso de greve em São José dos Campos

São Paulo – Após receber, e rejeitar, proposta de reajuste salarial de 1,85% da General Motors, metade do valor do INPC, 3,71%, dos últimos doze meses, os trabalhadores da fábrica de São José dos Campos, SP, aprovaram o aviso de greve proposto pelo sindicato dos metalúrgicos local. Assim, caso nenhuma proposta seja apresentada, a produção poderá ser paralisada a partir de segunda-feira, 16.

De acordo com o sindicato além da proposta de reajuste a GM apresentou plano para acabar com a estabilidade no emprego a vítimas de lesões e doenças do trabalho e o congelamento do piso salarial da fábrica, que produz os Chevrolet Trailblazer e S10.

Para a entidade as propostas são afrontas aos trabalhadores e vão no sentido oposto da pauta de reivindicações dos metalúrgicos, que almejam aumento real e manutenção de direitos.

“Ao apresentar esta proposta extremamente rebaixada a GM desrespeita os trabalhadores. Os metalúrgicos da fábrica têm histórico de luta e organização. Não engoliremos essa afronta”, disse Valmir Mariano, presidente em exercício do sindicato.

A unidade emprega em torno de 3 mil 250 trabalhadores.

Procurada pela reportagem a GM afirmou que não comentará o assunto.

WEG fornecerá soluções de recarga para o Kia EV5

São Paulo – Foi formalizada a homologação da WEG pela Kia Brasil como fornecedora de soluções de recarga do EV5, primeiro modelo Kia 100% elétrico para o mercado brasileiro. Os primeiros trezentos clientes do veículo receberão carregadores modelo Wemob Wall de 7,4kW, em corrente alternada. O acordo das empresas inclui, ainda, a oferta de estações de recarga rápida em corrente contínua de 30, 40, 60 e 80 kW, também homologadas pela importadora.

As concessionárias Kia terão instalados carregadores dos modelos Wall e também o Parking, que possibilita a recarga de 22kW. Ambos os modelos são projetados para atender à demanda de recarga semirrápida dos veículos elétricos e a ideia é garantir que os clientes disponham de serviço ágil e seguro durante visitas às oficinas.

Os equipamentos também são ideais para residências, condomínios e estabelecimentos comerciais e podem ser conectados à internet e a plataformas de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada cliente. O controle de acesso é permitido via cartões de proximidade ou aplicativos de celular, favorecendo o controle de demanda de energia por meio do Wemob Smart Charging System.

Mercedes-Benz vende 100 ônibus elétricos em São Paulo

São Paulo – A Mercedes-Benz comercializou mais cem unidades de seu ônibus elétrico eO500U na cidade de São Paulo. A maior parte, 95 deles, foi vendida para operação da Sambaíba Transportes Urbanos na Zona Norte, três foram adquiridas pela Viação Santa Brígida, para rodar na Zona Oeste, e duas pela Viação Gato Preto, para circular na Zona Noroeste. As entregas serão feitas até o início do ano que vem.

Até dezembro do ano passado foram produzidas em São Bernardo do Campo, SP, cinquenta unidades do modelo para operar na Capital. E, até o fim deste ano, deverão ser superadas duzentas unidades fabricadas.

A Mercedes-Benz planeja, agora, iniciar testes de seu ônibus elétrico em Curitiba, PR, no Rio de Janeiro, RJ, em Belo Horizonte, MG, e em Vitória, ES.

Volkswagen pode demitir em seis fábricas da Alemanha a partir de 2025

São Paulo – Diante do fato de a Volkswagen estar descartando série de acordos trabalhistas, incluindo a estabilidade no emprego até 2029, em seis fábricas da Alemanha, existe o temor de a montadora começar a demitir a partir de meados do ano que vem, quando as garantias expiram. A empresa não descarta o fechamento de unidades no país, onde, afirmou, no início de setembro, que as vendas fracas a deixaram com duas fábricas excedentes.

Em comunicado a Volkswagen afirmou que as medidas visam a “reduzir os custos na Alemanha a um nível competitivo”. De acordo com reportagem publicada no site Automotive News o principal alvo da companhia é sua marca homônima de carros de passeio de baixo desempenho, cujas margens de lucro têm sido diminuídas em meio a uma transição para a eletrificação que tem a forte concorrência de empresas como BYD e Tesla, ao mesmo tempo em que tem havido a desaceleração de gastos do consumidor.

A queda de braço da empresa com o sindicato será intensificada diante da distribuição dos assentos no conselho de supervisão da montadora, em que metade deles é ocupada por representantes trabalhistas. Além disso o Estado da Baixa Saxônia, que detém participação de 20%, geralmente tende a ficar ao lado dos empregados. Sendo assim demissões na Volkswagen são mais difíceis de serem aprovadas do que em outras empresas.

Segundo a entidade representante dos operários, a IG Metall, uma saída aos cortes seria alterar a jornada para semana de quatro dias, ao replicar iniciativa anterior de corte de custos da década de 1990. A fabricante emprega 300 mil pessoas na Alemanha.  

Em tentativa de neutralizar incertezas em torno dos acordos trabalhistas, a Volkswagen está se oferecendo para antecipar para este mês as negociações salariais que, tradicionalmente, começariam em meados de outubro, com a possibilidade de greves no fim de novembro.   

SAV Motors e Rhino Off-Road se unem para desenvolver veículo fora de estrada nacional

São Paulo – A SAV Motors se uniu à Rhino Off-Road para finalizar o seu novo veículo dedicado ao lazer fora de estrada e a operações de turismo. O projeto começou há três anos, já teve um protótipo criado e, agora, as empresas trabalham juntas na versão final, que será apresentada ao mercado até o começo de 2025, durante o verão, para testar a sua aceitação e uma possível demanda.

João Melo, designer de veículos e produtos da SAV Motors, falou com exclusividade à Agência AutoData, e revelou pormenores do projeto que está em desenvolvimento em Caxias do Sul, RS, como a motorização do veículo, que usará o motor Volkswagen EA211 MSI 1.6 de 120 cv de potência, que será central traseiro, uma vez que o Buggy terá tração traseira, com câmbio manual de cinco velocidades, também Volkswagen.

Outras peças também serão fornecidos pela Volkswagen, pois a intenção da SAV Motors é facilitar a vida dos proprietários na hora da manutenção. Com menor número de fornecedores será mais fácil de encontrar os componentes necessários e, por isto, a ideia é concentrar a parte mecânica toda com peças que já são regularmente usadas. O chassi está em desenvolvimento pela equipe de engenharia da Rhino e a carroceria será fornecida por uma empresa parceira que ainda não teve o nome divulgado.

A proposta é oferecer ao mercado uma evolução dos buggies que são comercializados atualmente no País, se posicionando acima deles mas ficando abaixo dos UTVs, que são veículos com uma capacidade off-road muito maior:

“Com o primeiro veículo finalizado vamos testar o mercado ao longo do próximo verão para analisar se teremos a escala necessária para produzir. Ainda que seja um volume pequeno a escala é necessária para tornar o projeto viável. Fizemos algumas pesquisas com o público A e B, que é o nosso foco, pois o veículo será um brinquedo de luxo, e as respostas agradaram”.

A rede hoteleira instalada no Brasil, principalmente no Nordeste, também está no radar da SAV Motors, uma vez que na região muitos buggies são usados para realizar passeios turísticos e também para o traslado de clientes até alguns hotéis mais isolados. Segundo Melo esta é uma fatia bem grande de mercado e sobre o qual a empresa tem interesse em avançar para alavancar as vendas. Os parceiros interessados poderão testar o veículo por um determinado período antes de fechar a compra.

Depois de testar o mercado a expectativa é fechar novos pedidos e produzir os veículos sob encomenda, com as primeiras entregas previstas para o fim de 2025 ou começo de 2026, mas tudo dependerá da aceitação do mercado, uma vez que sem um volume interessante de pedidos o projeto não terá condições de avançar. Com uma aceitação positiva o local de produção será definido, mas a empresa buscará um galpão na região de Santa Catarina.

A SAV Motors não pretende ter uma rede de concessionárias própria e buscará parceria com revendas de marcas de luxo, como Audi e BMW, para expor o veículo em uma parte do showroom: quando um cliente visitar a loja terá contato com o buggy exposto e, caso tenha interesse, poderá avançar com a encomenda. 

O valor final do veículo fora de estrada ainda não foi definido, mas Melo disse que a ideia é posicioná-lo em uma faixa de preço abaixo dos R$ 250 mil.

Volkswagen usa o Rock in Rio para começar a divulgar seu novo modelo de Taubaté

Rio de Janeiro, RJ — A Volkswagen aproveitou o Rock in Rio, festival de música do qual é uma das principais patrocinadoras, para revelar um de seus principais segredo: o SUV compacto que será produzido em Taubaté, SP.

Quem passar pelo seu estande no festival, que abre as portas na sexta-feira, 13, na Cidade do Rock, e comemora 40 anos, poderá conferir ativações, que incluem uma espécie de joguinho para acertar o nome do modelo, que tem até cinco letras. E espiar o carro por uma espécie de contêiner, que, com um pouco de paciência, permite ao visitante ver algumas das formas do SUV.

O modelo será lançado em 2025, 100% desenhado e desenvolvido no Brasil, segundo o presidente Ciro Possobom: “Inauguraremos um novo segmento no mercado brasileiro com este modelo”.

Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen

Deverá ser um SUV em faixa de preço inferior ao Nivus, ampliando a gama de utilitários esportivos oferecidos no portfólio nacional da Volkswagen, de acordo com Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing: “Somos líderes em vendas de SUVs e este será mais um modelo a colaborar com esta posição”.

O chefe de design, JC Pavone, disse se tratar do carro mais importante em que ele trabalhou em 23 anos de Volkswagen: “Na época o board estava focado em elétricos e tivemos a liberdade de desenhar algo diferente”.

Golf

Na celebração dos 50 anos do Golf a Volkswagen também aproveitou para apresentar aos brasileiros, durante o Rock in Rio, a oitava geração do hatch, ainda inédita no País. 

Por enquanto é uma exibição para os frequentadores do festival, sem lançamento comercial previsto. Mas não está descartado o Golf dentre os dezesseis lançamentos programados até 2028, parte daquele investimento de R$ 16 bilhões.

Stellantis investe US$ 406 milhões para executar planos de eletrificação em Michigan

São Paulo – A Stellantis investiu US$ 406 milhões em três instalações no Estado de Michigan, Estados Unidos, para avançar em seu plano de eletrificação. A fábrica de Sterling Heights será a primeira da companhia a montar um veículo 100% elétrico no país: o plano é lançar, até dezembro, a picape Ram 1500 REV, apresentada no Salão do Automóvel de Nova York em 2023.

A 1500 REV pode alcançar até 800 quilômetros de autonomia com o pacote de baterias opcional de 229 kWh e até 560 km com o pacote de baterias de 168 kWh. A nova Ram 1500 Ramcharger 2025, com maior autonomia, será fabricada junto com os modelos com motor a combustão interna na mesma unidade, de Sterling Heights – que, sozinha, consumirá fatia de US$ 235,5 milhões do investimento.

De acordo com a Stellantis aportes extras serão realizados para reestruturar a fábrica de picapes em Warren, que receberá parcela de U$S 97,6 milhões, a fim de prepará-la à produção de um futuro Jeep Wagoneer eletrificado, um dos quatro veículos elétricos que a empresa lançará globalmente antes do fim de 2025.

O mesmo se aplica à fábrica de motores Dundee, que consumirá U$S 73 milhões para a produção de bandejas de bateria e peças estruturais para as baterias das plataformas STLA Frame e STLA Large. A produção começará em 2024 e 2026, respectivamente.

VW Caminhões e Ônibus vende doze caminhões para a BRLogis

São Paulo – A VW Caminhões e Ônibus negociou doze caminhões para a BRLogis, transportadora especializada no segmento de guinchos e plataformas para curtas e médias distâncias, que opera no Brasil e em seis países do Mercosul. O lote negociado é formado por modelos Delivery 11.180.

Com a aquisição a transportadora chegou a 37 caminhões em sua frota, dos quais 36 Volkswagen como Constellation 19.360, Constellation 25.360 e Delivery 11.180.