São Paulo – Parece distante o 30 de dezembro de 2023. Você lembra onde estava, caro leitor? Vamos ajudar a refrescar a memória: foi quando a medida provisória 1 205, que criou o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, foi publicada. Pois não faz nem um ano e muita coisa aconteceu de lá para cá no setor automotivo.
Mesmo sem conhecer todas as regulamentações e regras do programa industrial destinado à indústria automotiva o setor depositou as suas fichas no Brasil: calcula a Anfavea que são mais de R$ 130 bilhões em investimentos, boa parte anunciado neste 2024, após a publicação das regras do Mover.
Quem abriu a porteira foi a General Motors, ainda em janeiro. Não demorou muito e Volkswagen, Hyundai, Toyota, Stellantis, HPE, Honda e BMW divulgaram seus planos, que se juntaram aos anunciados no ano passado de Renault, Nissan e Caoa, em leves, além das chinesas BYD e GWM e, mais recentemente, GAC. Em pesados também anunciaram seus novos ciclos Iveco e Scania.
Nas contas de AutoData o valor é um pouco menor do que o da Anfavea, em torno de R$ 114 bilhões. A última atualização de AutoData para os ciclos de investimento em curso no País está aqui, para leves e para pesados.
O mercado brasileiro desempenhou bem e chegará próximo das 2,7 milhões de unidades. Poderia bater os 3 milhões em 2025 caso a taxa Selic não crescesse tanto, na desculpa de combate a uma inflação que teima em estampar as páginas dos jornais. Para 2025 a expectativa é de mais crescimento.
De toda forma todos esses valores foram anunciados ainda sem o Mover estar inteiramente publicado. Componente importante da previsibilidade o IPI Verde ainda é desconhecido até a sexta-feira, 20 de dezembro. Será que ele chega no apagar das luzes do ano?
Se chegar você lerá tudo sobre ele aqui, assim como leu tudo o que de mais importante a indústria automotiva brasileira viveu neste 2024. A Agência AutoData produziu quase 2 mil notícias nestes doze meses, que geraram mais de 1,9 milhão de acessos ao nosso site, sem contar as mais de 1 mil páginas da revista AutoData.
Voltamos em 2025. Chegou a hora da tradicional pausa em nossas operações. Retornamos em 6 de janeiro.
Boas festas a todos!