PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022

PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 57 CAPÍTULO #4 Divergência nas prioridades São divergentes as prioridades de indústria e clientes na oferta de caminhões ao mercado. Do lado dos fabricantes, que têm visão de mais longo prazo, 54% disseram que o mais importante é oferecer alternativas limpas de propulsão, como eletrificação e gás. Em segundo lugar, para 42,3%, o foco está em embarcar mais tecnologias de direção assistida/autônoma e conectividade. Na visão de quem trabalha na indústria os fatores menos importantes a oferecer nos caminhões são os serviços de terceirização e gestão de frotas e programas de formação de motoristas e segurança no trânsito. Mas, certamente pensando mais nas dores de curto prazo da operação, estes são justamente os dois pontos que mais importam a frotistas transportadores, seus gestores e embarcadores, segundo 47% e 43,4% dos ouvidos, nesta ordem. Interessante destacar que no grupo dos frotistas as prioridades ficammuito próximas. Combustíveis limpos e tecnologia embarcada são os últimos itens da lista, mas as duas opções empatam exatamente em 43,4% com a segunda afirmativa mais assinalada pelos clientes, os programas de formação de motoristas. Ou seja, são três prioridades com igual peso para os transportadores. Combustíveis limpos (eletrificação, gás, híbrido) Tecnologia embarcada (direção autônoma, conectividade com o caminhão) Serviço de terceirização de gestão de frota, assim o cliente pode focar os esforços na minha operação Programas de formação de motoristas e segurança no trânsito Muito importante | Importante | Neutro | Pouco importante | Sem importância 100 % 54,2 42,4 27,4 27,1 35,8 40,9 50,7 43,8 8,0 12,7 17,6 21,9 7,2 Qual o nível de prioridade que a indústria deveria dar para as ofertas abaixo? (pergunta para a indústria, em %) 4,3 4,0 1,7 | 0,3

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=