PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022
PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 46 CAPÍTULO #4 RELACIONAMENTO COM CLIENTES A relação entre os clientes e a indústria de caminhões, seus principais argumentos e preocupações, são temas centrais deste capítulo do estudo, com 27 questões endereçadas a participantes das fabricantes de veículos, seus fornecedores e concessionários, bem como frotistas e seus gestores que atuam no setor de transporte de cargas e logística no País. Fatores além do preço do caminhão É unânime a visão de indústria e clientes que o investimento na compra de caminhões vai bastante além do preço de aquisição do produto em si. Outros fatores precisam ser avaliados e o principal é o custo total de operação, que ao lado do valor do veículo envolve também custos projetados de manutenção, treinamento de pessoal, seguro, ferramentas de gestão de frotas e, especialmente, consumo de combustível e pneus, itens que estão sempre no alto da planilha de custos de qualquer transportador. Há algumas diferenças de visão entre os dois lados do balcão, de quem vende e de quem compra caminhões, mas na opinião de ambos o custo da operação e o preço de aquisição são os fatores mais importantes para avaliar o investimento. Para quase 75% dos participantes da indústria que responderam a esta questão, o custo total de operação é o itemmais importante avaliado pelos clientes, e para 58,5% o preço de aquisição do veículo está à frente. Completam a lista de prioridades na visão da indústria, pela ordem, a robustez do produto e seu desempenho em campo, qualidade do atendimento nas concessionárias e a possibilidade de vender a solução completa para o cliente: financiamento, plano de manutenção, seguro, ferramentas de gestão. No lado dos clientes, custo de operação e preço do caminhão empatam em proporção exatamente igual na lista de prioridades. Aí começam as maiores diferenças. Os transportadores colocam o atendimento na concessionária e assistência técnica, seguida pelo valor de revenda, à frente da robustez do produto – terceiro itemmais importante para a indústria e apenas o quinto para os clientes. Interessante notar que neste grupo a “tradição da marca” é o último item da lista, comprovando que há pouca fidelidade em relação a fabricantes específicos – valemmais os resultados que eles de fato entregam. O recorte das respostas recebidas apenas de clientes autônomos e motoristas/ operadores mostra maior concordância com o que pensa a indústria, mas também é quase unânime e ainda maior a atenção ao custo total de operação, na opinião de 92,6% deste público, e preço de aquisição, para 89,7% deles, como fatores que mais importam na decisão de compra do caminhão. A robustez do produto e seu desempenho têm maior importância para 88,2% dos respondentes deste grupo. Também com índices elevados acima de 80%, vêm atendimento nas concessionárias e oferta de soluções da marca para otimizar os ganhos do negócio.
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