PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022
CAPÍTULO #3 PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 43 Reduzir emissões da frota existente Existe no Brasil frota circulante estimada de pouco mais de 2,1 milhões de caminhões com idade média de quase doze anos, segundo mais recente levantamento do Sindipeças, sendo que 52% têm de seis a quinze anos de uso e 28% têmmais de dezesseis anos. Essas proporções indicam que é necessário adotar políticas públicas para reduzir as emissões não só de caminhões novos, mas também da frota envelhecida que circula pelo País com pouco ou nenhum controle de poluentes. Esta pesquisa confirma que os participantes do setor de caminhões têm consciência do problema. Quase 60% das respostas recebidas de pessoas da indústria apontam que a melhor solução seria um programa de renovação para retirar de circulação veículos commais de quinze anos de idade. Este mesmo público coloca em segundo lugar, 23% dos ouvidos, a introdução de abastecimento em larga escala de diesel verde renovável, como HVO, enquanto 11,5% avaliam que o retrofit é a saída mais efetiva, com a transformação/conversão de caminhões antigos, retirando a motorização e colocando no lugar propulsão elétrica ou a biometano. Para os clientes dos caminhões (exceto autônomos e motoristas) essas proporções se dividem e ficammuito próximos aqueles que apontam o programa de renovação como melhor forma de reduzir emissões da frota antiga de caminhões (38%) com os que entendem que a introdução de diesel renovável é o caminho prioritário (36%). Para o público de transportadores e seus gestores o retrofit aparece como saída para 17% das respostas. Você acha que o mercado está disposto a investir em retrofit da frota? (pergunta para a indústria e cliente, em %) Sim, em toda frota, no longo prazo (acima 5 anos) | Sim, em toda frota, no médio prazo (até 5 anos) | Sim, para uma prova de conceito Não, é preferível investir em caminhões novos 22, 0 18, 0 8, 0 52, 0 100 %
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