PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022

CAPÍTULO #3 PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 41 Compensação para preço mais alto do caminhão Euro 6 É certo que serão mais caros os caminhões commotorização Euro 6 que atenderão à nova etapa da legislação brasileira de emissões, o Proconve P8, que entra em vigor a partir de janeiro de 2023. Mesmo sem saber ainda qual será a majoração de preços aplicada sobre os novos modelos, a avaliação é de que seria importante a adoção de medidas para compensar essa alta de custo. Para a maioria, quase 68%, o melhor seria a redução da carga tributária de caminhões novos que adotam a nova tecnologia. A segunda compensação mais assinalada, por 17%, também está ligada à diminuição de impostos, mas apenas a um deles, o IPVA. Ou seja, para 85% dos pesquisados, reduzir tributos é a compensação mais visível para diminuir em parte o aumento do preço do caminhão novo Euro 6 a partir de 2023. Interessante notar que a terceira resposta mais assinalada, para 9,5% do total de pesquisados, é “não vejo necessidade de medidas compensatórias” para os preços mais altos dos caminhões novos em 2023. A maioria das pessoas que respondeu assim está majoritariamente empregada na indústria, pela ordem emmontadoras, concessionárias e fornecedores sistemistas. A nova legislação de emissões P8 (Euro 6) reduz ainda mais NOx* e material particulado. Para atender estes limites os veículos utilizarão novas tecnologias que irão aumentar seu preço. Que medida compensatória seria prioritária? (pergunta para indústria e clientes, exceto autônomos e operadores/motoristas, em %) *NOx é um tipo de poluente que influencia na qualidade do ar Redução da carga tributária para aquisição de caminhões novos | Não vejo necessidade de medida compensatória Não conheço profundamente o assunto | Redução do valor da tarifa de pedágio | Redução do valor do IPVA | Isenção de rodízio 17, 0 67, 8 3, 3 1, 2 9, 5 1, 2 100 %

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