PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022
CAPÍTULO #3 PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 MATRIZ ENERGÉTICA 26 Alternativas mais favoráveis no Brasil Alternativas ao diesel como veículos elétricos, biometano ou hidrogênio são encaradas com baixa prioridade pela indústria e seus clientes. Na amostra pesquisada, 45,7% avaliam que o diesel verde, como biodiesel ou HVO – óleo vegetal hidrogenado –, é a primeira e mais favorável opção à realidade brasileira atual. De fato, substituir o combustível fóssil pelo HVO, mesmo que parcialmente como mistura, é a solução mais rápida e tecnicamente viável para descarbonizar a frota nacional de caminhões, tendo em vista que não necessita de investimentos onerosos no projeto dos motores ou nas refinarias. A Petrobras informa ter intenção e condições de aumentar a produção de diesel verde no País nos próximos anos. O refino é um processo dominado e o produto estaria disponível nos postos de abastecimento em curto prazo. Os maiores obstáculos são preço, ainda alto em comparação com diesel fóssil e biodiesel, e a necessidade de regulamentar as características desse tipo de biocombustível. A escolha pelo diesel verde é a primeira opção de 49,6% dos clientes e 44,4% dos representantes da indústria ouvidos nesta pesquisa. Interessante destacar que o biocombustível também é considerado a melhor alternativa ao combustível mineral para 61,7% dos clientes que disseram não ter intenção de comprar um caminhão com propulsão alternativa. Veículos elétricos figuram como primeira opção alternativa ao diesel mineral para 31,4% dos clientes e 27,7% dos profissionais da indústria, e a proporção de respostas para ser a segunda melhor opção é bastante parecida, indicando que a produção e oferta de caminhões elétricos no País começou a colocar esses modelos nas decisões de compra, especialmente para aplicações de entregas urbanas em curtas distâncias. Para transporte rodoviário de longo curso os elétricos não são considerados uma alternativa até o momento. Diante das alternativas de propulsão mais limpas que começam a chegar ao mercado brasileiro, os caminhões a gás que podem rodar com biometano ou hidrogênio – este podendo ser usado tanto emmotores a combustão como para gerar energia elétrica – ainda estão longe da viabilidade segundo os participantes desta pesquisa. O biogás/biometano é a segunda opção mais escolhida pela indústria e clientes na pesquisa, mas desce à última posição como sendo a primeira opção de descarbonização para apenas 10,2% dos entrevistados, ficando atrás até mesmo de veículos elétricos e hidrogênio, o que pode ser explicado pelo preço desvantajoso em relação ao diesel e pela ainda baixa disponibilidade de abastecimento no País. Como última opção para a maioria, o hidrogênio ainda parece muito distante da realidade nacional.
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