PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022

CAPÍTULO #3 PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 MATRIZ ENERGÉTICA 24 Diesel domina a cena Este estudo comprova que a motorização diesel continua e continuará dominando a cena no setor de transporte rodoviário de carga e logística no País. Dos clientes ouvidos que disseram estar propensos a comprar caminhões novos nos próximos quatro anos, 74,1% nem pensam em veículos dotados de propulsão alternativa e limpa. Esse comportamento sugere que há poucas opções viáveis oferecidas para além do diesel. As respostas dos clientes são proporcionais às alternativas que a indústria oferece. Os clientes mais propensos a comprar caminhões com propulsão alternativa e limpa estão entre embarcadores, gestores de frotas e operadores/motoristas. Mesmo assim, apenas metade deles tem essa intenção. As principais motivações apontadas para comprar um caminhão com propulsão alternativa no Brasil é a pragmática economia em relação ao preço do diesel, mas também se leva em conta o benef ício de uma operação menos poluente, talvez em consonância com a agenda ESG, de governança socioambiental das empresas. 74,1 25,9 81,2 50,0 78,8 50,0 50,0 18,8 50,0 21,2 50,0 50,0 100 % Autônomo Não Sim Operador (Motorista) Gestor Frotista Embarcador Este(s) caminhão (caminhões) será (serão) movido(s) a propulsão limpa alternativa, diferente do diesel? (pergunta para clientes, em %) Este(s) caminhão (caminhões) será (serão) movido(s) a propulsão limpa alternativa, diferente do diesel? (clientes que responderam sim na questão anterior, em %)

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=